sábado, 19 de setembro de 2009

Critica: Uma prova de amor

Lágrimas para que te quero!

Nick Cassavetes têm se especializado em fazer filmes que levam a audiência as lágrimas. Não há demérito nisso. Também não há virtude. Cassavetes, a exemplo de seu pai, é um contador de histórias habilidoso e prova isso mais uma vez com seu novo trabalho. Uma prova de amor ( My sister´s keeper EUA 2009) é um filme bonito, delicado, agregador e, ainda assim, extremamente doloroso.
Uma prova de amor captura uma família em sua mais amargurada batalha. A luta pela sobrevivência. Em todos os sentidos etimológicos que a palavra oferece. Kate, nasceu com um tipo raro de leucemia, seus pais desesperados e itinerantes em fazer de tudo para não perder sua filha, decidem ter outro filho, manipulando o feto geneticamente para que possa, sendo compatível, ajudar a salvar a vida de Kate. Anna ( Abigail Breslin) é o fruto dessa experiência. Durante onze anos ela serviu tecidos e sangue para que sua irmã pudesse continuar lutando pela vida. Contudo, Anna, sentido-se desprotegida, insegura e desamada entra com uma ação contra seus pais pelo direito de resguardar seu próprio corpo.
Cassavetes estrutura sua narrativa de uma forma muito interessante. Alternando pontos de vista e explorando, ou ao menos tentando, a perspectiva dos diferentes membros da família. Esse processo se dá em "offs" dos personagens. São momentos de reflexão intensa e esse recurso aproxima a platéia daquela família em deterioração.
Cameron Diaz que faz a mãe e Jason Patric que faz o pai estão muito bem, assim como todo o elenco. Mas é realmente Cameron quem impressiona. Em um papel incomum em sua carreira, mais ligada a ação ou a comédia, a atriz se segura em uma atuação contida e cheia de energia. Cameron brilha como dificilmente se imaginava possível.
Contudo, Uma prova de amor não é só acertos. Apesar do tema espinhoso e dá vontade incontrolável de fazer chorar, Cassavetes esmorece. Ao fim, cede às soluções fáceis. Evita expor seus personagens a um desgaste tão irreversível quanto o que se anunciava. Cede ao convencionalismo de maneira polida, mas ainda assim, contestável. Apesar de realizar um filme bonito, que não dá vontade de largar, Cassavetes opta por ajustá-lo ao discurso corrente e não levar adiante o doloroso debate que propunha.

3 comentários:

  1. Reinaldo, adorei teus dois textos sobre este filme. "Uma Prova de Amor" é um filme que é assim mesmo: emociona por ser verdadeiro, por não tentar julgar ninguém, mas por explorar uma situação que nenhuma família quer viver, mas que eles acabam vivendo de forma digna. O fim é difícil de se aceitar, ver alguém que você ama sofrendo também, a gente se sente impotente e sofre junto, mas precisamos também cuidar de nós mesmos - e isso o filme mostra de uma forma muito bonita!

    A obra me emocionou MUITO!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ka! Concordo completamente com vc!Bjs

    ResponderExcluir
  3. RONAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALDO

    ResponderExcluir