terça-feira, 15 de setembro de 2009

Critica: Up - altas aventuras

Filme com coração!

O primeiro filme da Pixar rodado inteiramente em 3D, têm na comentada tecnologia seu menor atrativo. Up - altas aventuras (UP EUA 2009) é um filme poético e cheio de humanidade. A fita co-dirigida por Pete Docter e Bob Peterson acompanha a história de Carl Fredricksen, um senhor bastante ranzinza que resiste as mudanças que uma construtora promove na vizinhança.
Up, no entanto, não se limita a esse mote já convidativo. Carl teve um grande amor que partiu antes que pudessem realizar o sonho de suas vidas - algo explicado em um belo interlúdio de 4 minutos sem diálogos. Só, desamparado e temendo a melancolia que lhe parece inescapável, Carl se lança na mais surpreendente e desafiadora aventura de sua vida. Com balões inflados, ergue sua casa rumo a América do Sul, rumo ao sonho que compartilhava com sua doce Ellen.
O lirismo da história é embriagante. Uma casa voadora, cachorros falantes e um paraíso perdido, como alegoria da busca pela felicidade, imprimem, a despeito do tom fabular, algo de melancólico no registro. Poucas vezes um filme para a família adotou um registro tão vaticinante. A casa de Carl flanando rumo ao paraíso sonhado é uma metáfora visual poderosa que o 3D ajuda a potencializar.
Existem momentos cômicos é verdade. Mas a comédia aqui, claramente não é a prioridade. Up - altas aventuras é mais um triunfo incontestável da cada vez mais robusta Pixar, que não cansa de encantar, sem precisar do 3D para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário