quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Notas

Um Oscar cada vez mais diferente
Mais uma mudança estrutural, e significativa, na eleição para melhor filme a partir do Oscar 2010. Agora, além de contar com 10 indicados, ao invés dos tradicionais 5, o voto será por ordem de preferência. Antes bastava indicar o favorito entre os cinco. Os membros da acadêmia listarão do décimo ao primeiro, respeitando sua predileção. O metódo de aferição portanto, evolui. Dessa forma, a escolha do vencedor tende a ser mais precisa. Pois se terá a exata dimensão daquele que é de fato o preferido entre os membros da acadêmia pelo denominador comum. Algo que escapava à metodologia antiga.

Bastardos inglórios reina...
E Quentin Tarantino deve estar rindo a toa. Muitos criticos massacraram seu novo filme na Inglaterra e nos EUA, dois dos principais mercados do mundo, contudo o ibope de seu filme só faz crescer. Após duas semanas em cartaz, Bastardos inglórios já se aproxima dos U$ 100 milhões nos EUA e lidera no mercado europeu. O filme já ultrapassou em rendimentos domésticos e mundiais o hypado duo Kill Bill e segue firme para superar Pulp Fiction e sagrar-se a maior bilheteria da carreira do diretor mais conhecido por sua aura cult do que por sua pegada popular. Cortesia de Brad Pitt.

Foi dada a largada!
Começou hoje o festival de Veneza. O mais antigo e tradicional festival de cinema do mundo. Na edição desse ano, o júri é presidido pelo cineasta Ang Lee, vencedor lá duas vezes. O festival se encerra no dia 12 de setembro. Claquete seguirá de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário