quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Editorial - O mês

Não tem jeito. Mês de Oscar é mês de Oscar. E a redundância passou longe dessa afirmação aparentemente banal. Leitor de Claquete sabe que o Oscar é uma espécie de satélite que orbita a vida cinéfila. Fevereiro é, nessa conjuntura, o mês mais inquietante de todos. O especial Oscar Watch, iniciado em dezembro de 2011, pega fogo de vez com matérias especiais e ainda mais caprichadas sobre os filmes, artistas, personalidades e curiosidades da 84ª edição dos prêmios da academia.
Quem já está acompanhando o especial não perde por esperar e quem não está acompanhando não sabe o que está perdendo.
Mas há vida além do Oscar e é preciso atentar a ela. O amor, bem sabemos, é peça fundamental em nossas vidas. A coluna Claquete repercute do mês, atendendo ao pedido da leitora Jéssica Oliveira, irá abordar dois filmes que, se não são exatamente ganhadores de Oscar, estão no coração de muitos cinéfilos do mundo afora. O duo Antes do amanhecer/Antes do pôr- do-sol caracteriza uma proposta de cinema ímpar que será devidamente analisada. Este mês também traz Brad Pitt em uma de suas performances mais elogiadas no filme O homem que mudou o jogo. O jogo em questão é o baseball que, bem sabemos, não é o jogo dos brasileiros. Mas não se preocupe. O filme não é exatamente sobre baseball. Assim como Rocky – um lutador não era sobre boxe e Duelo de titãs não era sobre futebol americano. O Top 10 do mês destacará filmes sobre esporte que não eram exatamente esportivos, sacou?
A coluna Questões cinematográficas abordará uma nova tendência no cinema nacional: preparação de elenco. Quem são esses profissionais? Eles são mesmos necessários? Fique por perto e descubra. O satélite já está em órbita.

2 comentários: