domingo, 28 de agosto de 2011

Tira-teima: Frat Pack X Turma de Apatow






Por que "Frat pack"?

Foi um termo cunhado pela crítica, em veículos como Rolling Stone e a Variety, que pegou. Black, Vaughn e Stiller adotaram o referencial que os compara com a turma encabeçada por Frank Sinatra e Dean Martin nos idos dos anos 50 e 60.


Por que a "turma de Apatow"?
É Judd Apatow o motor desse novo time de comediantes que colaboram em projetos diversos. É ele também o maior link entre todos os filmes produzidos por essa galera de 2005 para cá.


Os filmes
(Frat Pack)

Zoolander (2000)
Orange county (2002)
Dias incríveis (2003)
Starsky & Hutch - justiça em dobro (2004)
A inveja mata (2004)
Com a bola toda (2004)
O âncora: a lenda de Ron Burgundy (2004)
Penetras bons de bico (2005)
Escola de idiotas (2006)
Uma noite no museu (2006)
Trovão tropical (2008)
Encontro de casais (2009)


Os filmes
(turma de Apatow)

O âncora: a lenda de Ron Burgundy (2004)
Papai bate um bolão (2005)
O virgem de 40 anos (2005)
Rick Bobby – a toda velocidade (2006)
Ligeiramente grávidos (2007)
Superbad – é hoje (2007)
Walk hard: a vida é dura (2007)
Ressaca de amor (2008)
Role models (2008)
Meu nome é Taylor, Drillbit Taylor (2008)
Quase irmãos (2008)
Segurando as pontas (2008)
Ano um (2009)
Eu te amo, cara (2009)
Tá rindo do quê? (2009)
O pior trabalho do mundo (2010)
Um jantar para idiotas (2010)
Your Highness (2011)
Missão madrinha de casamento (2011)



O elemento de convergência


Além da participação especial de Ben Stiller em Freaks & Geeks, os dois grupos do humor compartilham outros pontos de sinergia. Will Ferrel tem participações suficientes em filmes dos dois grupos para ser considerado membro de ambos e O âncora: a lenda de Ron Burgundy contou com vasto elenco de ambas as partes e deflagrou a turma de Apatow. Por esse raciocínio, é possível dizer que O âncora é a costela de Adão da comédia americana atual.






Quem reina?


Enquanto o Frat Pack dá sinais de esgotamento, uma vez que os filmes do grupo são cada vez menos frequentes, a turma de Apatow segue firme. Os roteiristas e produtores apadrinhados por Apatow engatam projetos em estúdios como Sony e Universal anualmente e o próprio Apatow mantém a média de um filme a cada dois anos.


Quem lucrou mais?

Até por ter realizado mais filmes, a turma de Apatow conseguiu arrecadar mais dinheiro. Contudo, isoladamente, os filmes do Frat Pack causaram mais frisson nas bilheterias. Penetras bons de bico em 2005 e Trovão Tropical em 2008 são exemplos de fitas que entraram no ranking das dez maiores arrecadações em solo americano em seus respectivos anos, coisa que nenhum filme da turma de Apatow conseguiu.



A pompa com a crítica

O Frat Pack nunca gozou de muito prestígio com a crítica. Houve filmes que caíram no gosto da crítica, como Trovão tropical, mas no geral a relação foi bastante fria. Já a turma de Apatow conta com mais boa vontade. Tirando Tá rindo do quê?, as fitas dirigidas por Apatow foram bastante elogiadas e filmes que produziu como Superbad-é hoje e Missão madrinha de casamento também agradaram.



A estratégia da ação entre amigos

Os anos 2000, no que toca a comédia americana, foram definidos por essas duas linhagens do humor e as influências ainda podem ser sentidas no cinema. Desenvolver projetos em um mesmo grupo, além de facilitar o entrosamento e cativar uma audiência particular, permite que o trabalho seja observado dentro de uma linha evolutiva. Esse raciocínio favorece, e muito, o organograma desenvolvido por Apatow. O processo, inteiramente consciente, de estender seus tentáculos pela comédia americana pode ser percebida pelo crescente número de filmes e atores que circundam o núcleo principal da turma. O Frat Pack, por sua vez, ostenta a primazia e é a comprovação do sucesso do modelo consagrado no alvorecer do século XXI.

6 comentários:

  1. No modelo daquela outra coluna que você faz, essa foi a publicação mais divertida que eu já li em um blog de cinema. Adoro as dinâmicas que você faz com as indicações e gostaria de parabenizá-lo pelo árduo trabalho (não é preciso ser um gênio pra perceber isso) de pesquisa, ordenação e indicações aqui.

    Realmente muito bom. Parabéns, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esse "Tira-Teima" está fenomenal! Muito bacana e divertido. Difíil saber qual dos dois grupos são os melhores. Ambos fizeram filme que eu simpatizo... Mas acho que Apatow ainda fica na frente comigo! hehehe

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. hehe, ótimo tira-teima, mas eu não tenho dúvidas que fico com a "turma de Apatow".

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Perfeito e completo post, como sempre, Reinaldo!!!

    E, na comparação entre as duas turmas, sou mais a gangue do Apatow!!! Eles são bem menos irritantes que o Brat Pack! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Luiz Santiago: Poxa, obrigado pelo feedback positivo Luiz.Pois é, essa seção Tira-teima é publicada desde janeiro de 2010 -sempre no último domingo do mês. Já tivemos Avatar x Titanic, George Clooney x Jeff bridges, Veneza x Toronto e Hitchcock X Kubrick. Vale a pena dar uma espeiada!

    Abs

    Amanda:É... eles parecem mais itinerantes...
    bjs

    Alan:Acho que Apatow fica na frente com muita gente.
    Abs

    Kamila: rsrs. Falou tá falado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. O Frat Pack é melhor porque tem Ben Stiller e Will Ferrell. Só a filmografia dos dois já esmaga a gangue do Apatow

    ResponderExcluir