domingo, 7 de agosto de 2011

Insight

A comédia americana em 2011

Há quem acredite que a comédia americana está paralisada. Sem grandes figuras como Jerry Lewis, Dean Martin, Jack Lemmon ou mesmo Billy Cristal apresentando lançamentos regulares em que o riso é a matéria prima. Vieram Steve Martin, comediante subestimado, e Jim Carrey, sempre contestado, ocupar um espaço árido na cena cômica americana. Adam Sandler, Chris Rock, Eddie Murphy e Chevy Chase foram outros que deram gás na comédia americana nos cinemas nos anos 80 e 90. Nos anos 2000, a turma aumentou. Esse pessoal continuou por perto, mas chegaram Steve Carrel, Vince Vaughn, Ben Stiller, Seth Rogen, Jack Black e Jason Segel. Cada um com sua turma. Outros atores foram se experimentando e descobrindo uma veia cômica adormecida, caso de Paul Rudd que se mostrou excelente comedian pelas mãos de Judd Apatow e Alec Baldwin que depois de 30th Rock passou a ser apontado como o “the real deal” da comédia americana. Jimmy Fallon e Jon Stewart, apesar de já terem feito cinema, encontraram abrigo mesmo na tv.

Justin quer fazer você rir e, para isso, estrela duas comédias programadas para 2011


Esse primeiro parágrafo serve para situar o leitor. Embora passe por um momento transformador – em que o humor se bifurca em diversas correntes – a comédia americana não se encontra paralisada. De Toddy Phillips a Robert De Niro, passando por figuras como Greg Mottola (diretor de filmes como Superbad), Jon Favreau, Christopher Mintz-Plasse (o inesquecível McLovin), Robert Downey.Jr, Zach Galifianakis e Vince Vaughn. Em 2011, os lançamentos de comédia demonstram que o gênero abraçou o popular (Se beber não case 2, Quero matar meu chefe e Professora sem classe), e se sexualizou. Os americanos, sempre tidos como puritanos, prestigiaram duas comédias em que amizade se tempera com sexo (Amizade colorida e Sexo sem compromisso).
Outro destaque que merece ser feito é o espírito de colaboração. Esses comediantes se prestigiam mutuamente. Mesmo com o sucesso e a visibilidade proporcionado por Se beber não case, Zach Galifianakis não abandonou a bem sacada e divertida série Bored to death da HBO. Vince Vaughn, que depois de Penetras bons de bico chegou a receber U$ 10 milhões por filme, aceitou receber o que o sindicato prevê para atuar ao lado do chapa de Swingers-curtindo a noite (1996), Jon Favreau. Ambos elaboraram o roteiro de Encontro de casais (2009).

Os três mosqueteiros do humor em 2011: Jason Sudeikis, Jason Bateman e Charlie Day, em cena de Quero matar meu chefe, estrelam-cada um - três lançamentos no ano


Jason Sudeikis, que trilha o mesmo caminho que Adam Sandler e Eddie Murphy percorreram, já estrelou Passe livre – ao lado de outro ator com DNA na comédia (Owen Wilson) – em 2011. O ator ainda tem outros dois lançamentos programados para 2011. Jason Bateman, parceiro de Sudeikis em Quero matar meu chefe, está em Eu queria ter sua vida – que estreou neste fim de semana nos EUA – em que contracena com Ryan Reynolds – outro ator que vez ou outra se experimenta na comédia.
Ron Howard chamou dois especialistas para seu retorno às comédias. Em O dilema, destaque de Cantinho do DVD da próxima semana, Vince Vaughn e Kevin James vivem melhores amigos com um segredo entre eles.
A turma de Judd Apatow continua aprontando das suas. A comédia americana mais elogiada do ano tem a assinatura de Apatow. Trata-se de Missão madrinha de casamento, de Paul Feig. O próprio Apatow a definiu como um mix de seus filmes traduzido para o universo feminino.
A comédia em 2011 surge multifacetada. Com novos rostos se tornando cada vez mais frequentes, franquias do riso se consolidando em meio a super heróis e veteranos mostrando que ainda tem ginga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário