sábado, 27 de agosto de 2011

Cantinho do DVD

Para fechar o mês em que as comédias foram destaque aqui em Cantinho do DVD, nada mais oportuno do que se voltar a um tipo de comédia que parece em extinção em Hollywood. Aquela que não se fecha em si. Aquele tipo de filme que, além de entreter, almeja algo mais. Esse propósito parece perdido da maior parte das comédias produzidas atualmente em Hollywood. Mike Nichols é dos poucos diretores que sabem fundir, de maneira brilhante, o drama das vidas à comédia no cinema. É, de certa forma, o que ele faz em Uma secretária de futuro. Um ótimo filme que traz bons momentos de Melanie Griffith – então atriz promissora – Harrison Ford e Sigourney Weaver.
O filme ainda merece a revisão por outros critérios. É interessante observar a cafonice dos anos 80 nos vestuários das atrizes. Uma diversão a parte. Outro dado interessante é perceber o que os anos acrescentaram a Alec Baldwin, Harrison Ford e Kevin Spacey (em uma divertida ponta). A crítica a seguir:


Crítica

Os anos 80 se fechavam com a bolsa de valores se viabilizando como o horizonte da glória capitalista. Mike Nichols, um diretor que já havia abordado a batalha dos sexos em outros eixos, vislumbrou em um ambiente de competição como o de Wall Street o material perfeito para mais uma de suas façanhas cinematográficas. Uma secretária de futuro (Working girl, EUA 1988) pode ser visto como uma crônica sobre o acirramento do mercado de trabalho e seus filtros cada vez mais rigorosos, mas a fina comédia de Nichols funciona melhor sob a ótica de uma parábola feminista de curto alcance. Em uma época em que as mulheres ainda eram minoria espremida no mercado de trabalho e que ocupavam empregos proletários, uma secretaria sonhar com uma posição de destaque em uma firma jurídica de corretagem era algo que beirava o ultrajante.
Não à toa, Nichols abre seu filme com sua protagonista Tess (Melanie Griffith) sendo vítima de uma pegadinha sexista que facilmente seria enquadrada como assédio moral nos dias de hoje. Para essa personagem, vislumbrar uma carreira melhor do que a que tinha deveria ser um convite à depressão. Aí está o brilho da personagem e do filme de Nichols. Uma ode ao inconformismo, mas sem fazer do filme uma causa.
Tess, apesar de ingênua, se apega a todas as oportunidades e aprende com seus erros. Ela se aproveita da ausência de sua chefe charlatona (Sigourney Weaver) e se faz passar por uma executiva de calibre. Teoria não lhe falta e para compensar a falta de prática se aproxima de Jack Trainer (Harrison Ford), um experiente operador do mercado de fusões e aquisições – nicho em que Tess decide se experimentar.
Uma secretária de futuro então se dedica à desenvoltura do plano de Tess em se provar capaz – e a perfilar os obstáculos que se erigem.
É uma atividade a qual Nichols cumpre com extrema eficiência. Sabendo sublinhar os momentos de humor e evitando o potencial moralista – ainda que sublinhe o quão oportuna é a saga de Tess em busca de reconhecimento.
Harrison Ford convence como o tipo ansioso que remetia a Wall Street da época. Melanie Griffith surge cativante na pele da mulher obstinada a ser mais do que as convenções sociais lhe impõem. As seis indicações ao Oscar (incluindo filme, direção e atriz) não foram despropositadas. Elas reforçam a bem sucedida intenção da fita (ser um veículo feminista com proporções moderadas) e o acerto no tom (estabelecendo o humor e a inteligência como parâmetros).

3 comentários:

  1. Gostei deste cantinho! Boa Reinaldo!
    É essa comédia que eu gosto. Aquela que não me faz rir, apenas me faz sorrir lindamente sem nenhum efeito sonoro bucal. Rs!

    E que trio não? Harrison, Melanie e Sigourney! Só podia ser trabalho do Nichols (tbm gosto de Gaiola Das Loucas, rs).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da lembrança deste filme! Curti muito Melanie Griffith! Que achas dela? Viu Totalmente Selvagem, de Jonathan Demme? Filmão!!! Ab.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo: Eu adoro Mike Nichols. O cara é um primor!
    abs

    Jayls: Gosto de Melanie. É uma atriz muito natural. Surgiu melancólica recentemente em uma participação em Nip/Tuck e igualmente cativante.
    Vi essa fita do Demme sim. Acho que não gosto tanto quanto vc, mas seguramente é um filme notável.
    Abs

    ResponderExcluir