quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Em off

Nesta edição de Em off, o filme que não irá causar em Toronto, uma promessa russa para Veneza, o pepino que a Warner Brothers tenta converter em lucro, a angústia  que cerca A árvore da vida e os dez nomes mais quentes de Hollywood segundo a revista Total Film com os devidos pitacos de Claquete.



Rojão verde

Estréia nesta sexta-feira nos cinemas brasileiros o aguardado (?) Lanterna verde. O filme que a Warner gastou turras de dinheiro e não conseguiu esconder o descontentamento que teve com ele. Raras ocasiões o presidente do estúdio Jeff Robinov fala sobre produções às vésperas de serem lançadas, mas no caso de Lanterna verde o executivo falou muito. “Não tem como negar que ficou abaixo de nossas expectativas”, declarou em junho quando a bilheteria de abertura da fita (U$ 53 milhões), nem sequer arranhou as expectativas-em torno de U$ 80 milhões. O resultado da bilheteria nos EUA também foi vexatório (U$ 115 milhões).
Mas Lanterna verde já dava problemas antes disso. O estúdio não gostou dos primeiros trailers e trocou os responsáveis pelo marketing da fita. Depois não gostou do filme propriamente dito e injetou mais U$ 50 milhões para que os efeitos especiais fossem finalizados novamente. O orçamento de Lanterna verde, que já era vultoso, chegou aos U$ 200 milhões. Uma temeridade para um filme que não era um sucesso certo.
Com as primeiras críticas negativas, o estúdio resolveu mudar a estratégia de lançamento. Abandonou o projeto de lançamento mundial e resolveu gastar mais dinheiro nas campanhas promocionais em mercados internacionais, como o Brasil, e engolir o fracasso nos EUA. Até agora, a ideia vem se provando fracassada. Depois de já ter estreado em países como México, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Espanha e Japão, Lanterna verde ainda não conseguiu cobrir seu orçamento de U$ 200 milhões.
Ryan Reynolds, antes uma unanimidade para o papel, passou a ser severamente criticado.
Apesar dos pesares, Robinov mantém o discurso: “A sequência definitivamente está nos nossos planos!”


Obra prima, satisfatório ou uma tremenda porcaria?

A árvore da vida estreou no último fim de semana nos cinemas brasileiros e, a exemplo do que ocorreu em outros países, dividiu crítica e o público. Há quem enxergue no novo filme de Malick ousadia e vigor narrativo e há quem perceba um filme frouxo embalado em belas imagens contemplativas – uma marca mais do cineasta e menos do filme em si.
Opiniões divergentes podem ser encontradas em veículos de grande circulação nacional como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Veja e Época. O consenso fica no fascínio da reflexão proposta pelo cineasta com seu filme, mas há divergências acerca da profundidade e do refinamento desta.
No final das contas, a Palma de ouro e o histórico intransigente do cineasta colaboram para a polarização das opiniões. O peso das expectativas transforma o olhar. Mas é inegável que o filme de Malick – diferentemente de outros ganhadores da Palma caracterizados por certa intransigência – apela demais às subjetividades. E ao afastar-se de certa objetividade cinematográfica, a fita afasta-se do imperioso debate que poderia sacramentá-la como obra prima. Caberá à revisão histórica mediar o debate. Até lá, prevalecerá o amargo gosto do satisfatório.


Os dez atores mais quentes segundo a revista Total Film


A revista britânica Total Film listou aqueles que, para a publicação, são os nomes mais quentes do cinema atual. A lista, que o leitor confere logo abaixo, traz muitos jovens, mas muitos dos quais já atuam há pelo menos cinco anos na indústria. Chamam a atenção os nomes de Michael Fassbender e Jeremy Renner, dois atores que ainda estarão em muitos lançamentos quentes nas próximas duas temporadas e descobriram o estrelato de maneira um tanto tardia.


1- Andrew Garfield
Considerações Claquete: o excepcional trabalho em A rede social e a proximidade do lançamento de O espetacular homem aranha devem ter influenciado na sua escolha para o primeiro lugar


2 - Emma Stone
Considerações Claquete: Indicação ao Globo de ouro (por A mentira) e presença no filme que todos se obrigam a adorar na temporada (Histórias cruzadas) garantem o lugar na lista. A presença como a leading lady de Andrew Garfield no novo homem aranha lhe valeu o segundo lugar.

 
Emma e Andrew em O espetacular Homem Aranha: para a Total Film, eles são os mais quentes da Hollywood atual


 
3 - Michael Fassbender
Considerações Claquete: Ator fluente e do tipo camaleônico, Fassebender está em quatro produções com ambições a prêmios na temporada, isso descontando X-men: primeira classe que seguramente lhe valeu o destaque nesta lista.


4 - Aaron Johnson
Considerações Claquete: tipo de ator que trafega entre o comercial e o artístico com desenvoltura. Os trabalhos em Kick ass e O garoto de Liverpool sinalizaram isso.


5 - Chloe Grace Moretz
Considerações Claquete: Ela sabe roubar cenas. Essa é a característica que, devido a pouca idade, deve ter sido decisiva para que Chloe apareça em melhor posição do que alguns veteranos de Hollywood.


6 - Joseph Gordon Levitt
Considerações Claquete: Um dos veteranos da lista, Levitt só agora parece pronto para decolar. E quem viu 500 dias com ela sabe que Chloe tem muito a ver com isso.


7 - Jennifer Lawrence
Considerações Claquete: O Oscar sempre fez muito por jovens atrizes, mas Jennifer tem talento e sua inclusão no elenco de Jogos vorazes demonstra que a combinação de talento e oportunidade forjará mais uma estrela de grandes proporções.


8 - Henry Cavill
Considerações Claquete: Talvez o nome mais inusitado da lista. O nome de Cavill, obviamente, está aqui em virtude da escolha do britânico para viver o superman. Mas seu antecessor, Brandon Routh, saiu dessa numa gelada...


9- Jesse Eisenberg
Considerações Claquete: Desde que surgiu, Eisenberg sempre se mostrou bom ator. Mas depois de brilhar no filme que David Fincher fez sobre as reminiscências do Facebook, muita gente que não o levava a sério teve de se redimir. O nono lugar nessa lista ainda não é suficiente.


10-Jeremy Renner
Considerações Claquete: O casca grossa da vez em Hollywood. Com duas indicações ao Oscar consecutivas, tudo indica que em 2012 Renner não deve comparecer ao Kodak Theatre. Contudo, o ator deve brilhar em duas franquias cinematográficas: Missão impossível: protocolo fantasma e O legado Bourne.



As novas hastes do circo de O espetacular Homem aranha

O novo filme do aracnídeo, que chega em 2012, continua rendendo pano para a manga e, conforme prometido, a seção Em off segue trazendo todos os detalhes de bastidores para o leitor de Claquete. Marc Webb se viu na estranha condição de ter que justificar o primeiro trailer do filme e defender sua versão do Homem aranha ante uma indústria que - com razão – se inflamou contra o pouco que viu. Uma das preocupações de Webb foi negar que os pais de Peter Parker em seu filme sejam agentes secretos – boato que surgiu em blogs americanos. “É verdade que adentraremos mais a fundo nos negócios da Oscorp (empresa do vilão Norman Osborn nos quadrinhos), mas não de imediato. Portanto não dá para dizer que os pais de Parker são espiões”, assegurou ao site Collider.com. Ou seja, Webb não tirou nem pôs, para ficar em uma gíria que se faz entender claramente. Já Andrew Garfield, em um movimento de marketing calculado para obter atenção estratégica na mídia, declarou que inspirou seus movimentos de aracnídeo no pugilista Muhammad Ali, no equilibrista francês (tema de documentário vencedor do Oscar) Philippe Petit e no ex-jogador de futebol Ronaldo. Dos listados, Ronaldo é –visivelmente – o mais inusitado.


A grande ausência de Toronto

Muitos se surpreenderam com uma ausência nos festivais de Veneza e, principalmente, Toronto. O novo filme de Clint Eastwood, J. Edgar, não foi selecionado para nenhum dos dois. A razão é simples. A Warner, estúdio responsável pela produção e distribuição da fita, não quer exibir o filme. A estratégia é a mesma que a extinta Paramount Vintage adotou para Sangue negro – outro ardil retrato do poder em uma América em ascensão. A idéia é exibir o filme para críticos selecionados antes de sua estréia e encaminhar, de maneira segura, o filme para a temporada de premiações. A justificativa oficial para a ausência em Toronto, onde J.Edgar dividiria os holofotes com outros filmes de pedigree, é de que a fita não está pronta. No entanto, as primeiras exibições de J.Edgar estão marcadas para Nova Iorque e Los Angeles na mesma semana que o festival de Toronto chegará ao fim.

Leonardo DiCaprio na primeira imagem oficial liberada pela produção de J.Edgar: a Warner quer exibir o filme para críticos selecionados...


Um Fausto russo
Um dos destaques do festival de Veneza, que começa no próximo dia 31 de agosto, é Faust, do russo Alexander Sokurov. O diretor de filmes como A arca russa (2002), O sol (2005) e Alexandra (2007) promete um filme que examina o efeito corrosivo do poder. Mas Sokurov também promete poesia. Em entrevista ao britânico The Guardian, o cineasta que participa de Veneza pela quarta vez disse que seu filme é “um colorido e elegante retrato com muita música do austríaco Johann Strauss e cheiro de chocolate”.

6 comentários:

  1. Dá pra perceber que "Lanterna Verde" é um 'mais do mesmo', não acrescenta em nada. Porém, é óbvio que preciso conferir a fita... Mas, acho difícil o filme me surpreender.

    J. Edgar fora de Toronto e cia? Que estranho... Será que estão realmente de olho no Oscar? Não sei porque, mas o filme ainda não aguçou muito a minha curiosidade. Verei mesmo por Eastwood.

    []s

    ResponderExcluir
  2. Quentíssimas notícias Reinaldo!

    Antes de dormir é bom ficar ON sobre as últimas do cinema.

    Sinceramente, com a demora e as reviões de diferentes trailers, posso dizer que "Lanterna Verde" é meio bizarrinho (pepino, rsrsrs). Não sei se verei neste FDS. Acabei devendo 'A Árvore Da Vida' e preciso conferir ainda, por isso nem comentei sobre na sua crítica.

    A Total Film tem uma lista acertada. Recentemente são eles mesmo! Acho que Michael Fassbender é o mais hot, em minha opinião, Bastardos Inglórios, além de X-Men: Primeira Classe, lançou um ator, como vc afirma camaleônico. Ele pode.

    Tbm aguardo com ansiedade (graças a Warner) o "J. Edgar". Aliás o Leo DiCaprio tbm deveria constar na lista da Total Film não?. Mais quente do que ele nos últimos anos, já tem Tarantino na lista do cara!

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Não sei, mas eu me irrito com os trailer de "Lanterna Verde' e o filme tem "cara" meio "bizarrinho" como apontou Rodrigo. Sinceramente, eu não faço questão de ver esse.

    Ah, a pergunta que não quer calar. Será que DiCaprio ao menos será indicado por "J. Edgar"? abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas notícias!
    Estou com o DOSSIÊ GRETA GARBO. Apareça! Abração,

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  5. Alan: Muita genet se surpreendeu com a ausência da fita. Eu não. Essa é uma estratégia cada vez mais utilizada por estúdios para evitar um naufrágio antes mesmo do navio zarpar. Repare que A rede social não esteve em nenhum festival ano passado .Foi exibido na do festival de NY, um dia antes do lançamento nos cinemas... O mesmo ocorreu com Sangue negro (em comum, personagens insólitos em histórias que apresentam ganância).
    Abs

    Rodrigo: Obrigado pelo caloroso feedback. Pois é, J.Edgar é um dos grandes filmes dessa oscar season que deve ter um certo Fassbender em destaque tb...
    abs

    Cristiano: rsrs. Deve ser trash esse Lanterna mesmo Cris. Acho que as chances do DiCaprio estão consideravelmente maiores esse ano.
    Abs

    Antonio Júnior: Valeu. Passarei lá tão logo possível.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Estou ansioso pelo Fausto do Sokúrov. Amo esse diretor russo, e sempre fico surpreso com suas experiências, seja no campo dos docs, elegias ou dramas...

    ResponderExcluir