quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH - Os indicados ao Bafta

Foram anunciados hoje, os indicados para o Bafta (prêmio concedido pela academia britânica de cinema). Os principais contemplados foram Guerra ao terror, Avatar e Educação com 8 indicações cada. Bastardos inglórios e Distrito 9 vêm em seguida com 6.
O Bafta, tradicionalmente, tem pouca influência no Oscar, mas serve como termômetro para aferir quem de fato pode continuar com esperanças de algo a mais e quem pode se retirar dessa luta. Nesse sentido, o filme de Clint Eastwood, Invictus, foi o grande derrotado. Invictus não angariou uma indicação sequer. E Nine só foi lembrado na categoria de cabelos e maquiagem (uma categoria bastante particular e exclusiva da premiação). O Bafta também lembrou de alguns filmes esquecidos em premiações de sindicato. Jerry Aguirresarobe não foi lembrado por seu trabalho em A estrada, mas foi indicado aqui e pode chegar ao Oscar. Assim como os trabalhos de direção de arte realizados em Harry Potter e o enigma do príncipe e O imaginário do doutor Parnassus que não foram lembrados pelo sindicato, mas devem fazer figura no Oscar.
De modo geral as indicações ao Bafta refletem as tendências do ano e, mais que isso, as tendências da própria academia britânica de cinema. Filmes ingleses sendo bem contemplados (Andy Serkis foi indicado como melhor ator, “roubando” a vaga natural de Morgan Freeman) e o filme Educação, grande filme inglês do ano, atingiu o mesmo número de indicações de dois dos favoritos da temporada, Avatar e Guerra ao terror. Além de conseguir uma indicação para melhor filme, “roubando” a vaga natural de Bastardos inglórios. Aliás, todos os outros indicados na categoria de melhor filme, são os mesmos que foram contemplados na categoria de filme dramático do globo de ouro. O que demonstra que ser a primeira associação de prestígio em divulgar sua lista de indicados tem sim alguma influência. A entrega do Bafta será duas semanas antes do Oscar e, novamente, as atenções estarão sobre Avatar. Muito embora, se fosse para apontar favoritos, eles seriam Guerra ao terror e Educação. Avatar deverá rivalizar com o também bem contemplado Distrito 9 nas categorias periféricas. Para conferir a lista dos indicados ao Bafta, clique aqui!

3 comentários:

  1. Como você bem disse, o Bafta não é um parâmetro muito bom para medir a esperança de um filme para o Oscar, de qualquer maneira, já pintam aí dois gigantes na briga de melhor filme: Avatar e Guerra Ao Terror, com Bastardos Inglórios correndo por fora... Na minha opinião, deve levar Avatar!!!

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo. Sabe que somos 20% da população que não gostou de Avatar, né?
    :S

    E eu sinto que Avatar vai ganhar o Bafta.

    ResponderExcluir
  3. Fernando:Pode ser que Avatar triunfe aqui. Mas acho que o filme não faz muito o gênero da acadêmia britânica de cinema não.Vale lembrar que até mesmo o Oscar premiou O senhor dos Anéis de forma mais enfática do que o Bafta. Contudo, o lobby é grande. Acho que Educação e Guerra ao terror (principalmente este último) levam vantagem aqui. Já para o Oscar, a coisa pode mudar de figura... ABS

    Raphael: Pois é. Não é que não gostei do filme. Gostei.Me diverti. Mas é entretenimento passageiro. Longe de ser considerado um dos melhores filmes do ano.Quanto mais o melhor. Me aborrece essa cegueira utópica que no fundo é um golpe de publicidade, como ficou esclarecido há uns três posts abaixo sobre James Cameron. É triste ver que políticas mercantilistas e mercadológicas ainda se impõem em situações como essas. But don´t worry man. Ainda há esperanças de que os ingleses provem aos americanos que eles ainda détém a primazia... rsrs
    Abs

    ResponderExcluir