domingo, 3 de janeiro de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 21- Moulin Rouge - amor em vermelho

“ A melhor coisa do mundo é amar e ser amado em retorno”




Sinopse:

Christian é um jovem inglês sonhador que chega a Paris no ano de 1899 com o desejo de se tornar um escritor. É a virada do século e a cidade vive uma revolução artística riquíssima em qualidade. Ele começa a escrever uma peça denominada de "Espetacular Espetacular". Acaba também conhecendo Satine, uma cortesã por quem acaba se apaixonando. Mas para financiar a peça surge um duque, que em troca do financiamento exige "exclusividade" sobre Satine.

Comentário:
Baz Lurhmann, um diretor sem grandes predicados, realizou essa que é, seguramente, a mais inventiva, convidativa e revigorante história de amor do novo século. Conjugando extravagância e sofisticação, cores berrantes com músicas eruditas, músicas pop com mulheres lindas, maravilhosas cenas de romantismo inflamado com coreografias matadoras, Moulin Rouge é um deleite para os olhos, ouvidos e , ainda mais importante, para a alma.
A história da cortesã que se apaixona pelo escritor pobre e sonhador é um almágama de toda a epopéia romântica que pautou os séculos XIX e XX. É lógico que suas variações reverberam no atual século e justamente por isso, o filme é tão charmoso. Moulin Rouge preserva um aspecto pueril sem descartar a sensualidade. O maior acerto de Lurhmann (fora a engenhosidade da colagem musical) foi transitar incólume por essa opção de registro.


Prêmios:

8 indicações ao Oscar e duas vitórias (figurino e direção de arte);ganhou o prêmio do sindicato de direção de arte; 13 indicações ao australian film awards e 6 vitórias; 12 indicações ao Bafta e duas vitórias ( melhor ator coadjuvante e melhor som); 3 indicações ao critics choice awards e uma vitória ( melhor diretor); participou da seleção oficial do festival de Cannes;6 indicações ao Globo de ouro e três vitórias ( melhor filme comédia/musical, melhor trilha sonora e melhor atriz comédia/musical); venceu três prêmios da associação de críticos de Londres ( filme, ator e atriz); 2 prêmios do MTV movie awards ( melhor sequência musical e melhor atriz); prêmio do sindicato dos montadores; dois prêmios do National Board of review ( melhor filme e melhor ator coadjuvante); prêmio do sindicato dos produtores;


Curiosidades:
- Ganhou um prêmio de honra emérita concedido pela associação dos coreógrafos americanos
-Foi o primeiro musical indicado ao Oscar de melhor filme em 20 anos
-Um ano depois, um musical (Chicago) voltaria a vencer o Oscar de melhor filme
-O ator Heath Ledger, então alçado a fama por seu papel em O patriota chegou a fazer testes para o papel de Christian, mas não agradou a Baz Luhrmann
-Ledger foi considerado por ser australiano e a intenção do diretor (tal qual faria com o épico Australia alguns anos mais tarde) era rodar o filme com protagonistas australianos
-Nicole Kidman se machucou três vezes durantes as filmagens
-As imagens de Paris foram produzidas digitalmente
-Foi por esse filme que Nicole Kidman recebeu sua primeira indicação ao Oscar, ela venceria o prêmio no ano seguinte pelo filme As horas
-No filme há versões e compilações de músicas famosas de vários artistas entre eles, U2, Elton John, Madonna e David Bowie.


Ficha técnica:
Título original: Moulin Rouge
Gênero: musical
Duração:2h e 6 min
Ano de lançamento: 2001
Estúdio: Bazmark Films
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann e Graig Pearce
Produção: Fred Baron, Martin Brown e Baz Luhrmann
Música: Craig Armstrong e Marius de Vries
Fotografia: Donald McAlpine
Edição: Jil Bilcock
Elenco: Nicole Kidman, Ewan McGregor, Jim Broadbent e John Leguizamo



Fonte:arquivo pessoal

6 comentários:

  1. Oi Reinaldo!

    Um feliz ano novo para vc cheinho de coisas boas.

    Pelo que li em seu blog teremos novidades em 2010. Gostei das mudanças que vc fará e pode contar comigo. Mesmo que atrasada, sempre leio seus escritos com carinho e atenção e o melhor me atualizo dentro do meio cinematográfico.

    Por exemplo, foi lendo seus textos que vi o quanto Sharlie Sheen e sua esposa estão dando um mau exemplo e como o povo gosta de uma baixaria hein. Não é so brasileiro que gosta de confusão. Toda a audiência de sua série (vi alguns capítulos) ocorreu em virtude de sua vida particular, pelo que vejo repleta de brigas e tapas.

    Outra coisa foi o noivo da Uma Thurman desmanhcar o noivado. Fez o certo né, pois com certeza, teríamos mais um corno a caminho. Casar com um amando o outro não da certo.

    As propostas para 2010 são muito boas e com certeza vc fará um belo trabalho. A forma como vc escreve e está antenado com todas as notícias do meio cinematográfico é primorosa. Teremos muitas coisas boas.

    Bem, espero que "Sherlock Holmes" chegue logo por aqui. Eu sou super fã do Robert D J e fico feliz por ele ter superado a fase ruim. Agora o ex marido da Madonna como diretor desta produção me parece algo novo. So vendo para conferir. Mas pelas críticas o cara acertou. Confesso que não conheço nada de sua filmografia e o especial que vc fez sobre ele foi novidade para mim. Preciso conhecer algo deste diretor.

    E "Moulin Rouge" é de fato, um ótimo filme.Um musical bem dirigido pelo BL que acertou no tema e nos atores, pois Nicole K tá um espétáculo. E lendo seu texto, percebi que ele ganhou muitos prêmios. Que bom. Pena que o cara perdeu o rumo com "Australia".Errou feio. Mas, como tudo na vida nem sempre acertamos né.

    Um beijinho e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo,

    Moulin Rouge é tão importante em minha vida cinéfila, é como pintar meu coração de rouge e noir, como se meus olhos pintados estivessem borrados com as lágrimas do amor, como se o poeta recitasse poemas em meu ouvido e dançassemos ao som de um tango cheio de celos em um cabaret burlesco com as cores da luxúria, é como se eu fosse a eterna cortesã em busca do prazer da alma ao invés do corpo.

    O que me faz gostar de Moulin Rouge é que a fusão exata de como artistas intensos, dedicados ao amor por suas Artes também são passionais com seus amantes, amorosamente apaixonados fazendo valer que o que vale a pena é amar e ser amado em retorno, não importa em qual dimensão, mas o amor é definitivamente vermelho e preto, intenso e negro, principalmente na sua impossibilidade.


    PS: Amo Baz Lurhmann. Amo Austrália e Amo o comercial de Chanel n. 5 com Kidman e Santoro...Baz tem muitos predicativos, mas o acho um tremendo ser que filma o Amor.

    Beijo da Madame!

    ResponderExcluir
  3. Não me arrependo de ter comprado o DVD!!! Choro no final toda vez que eu assisto!!

    E é o melhor filme da carreira de Nicole Kidman!! Ela está muito melhor aqui do que em As Horas!!

    Abraços Reinaldo.
    Ahh e uma curiosidade que você não colocou: O comercial do Chanel nº5 (que Madame Lumière citou) é baseado no filme Moulin Rouge!! Se puder assistir, assista. Tu vai logo notar as semelhanças!!

    ResponderExcluir
  4. Cintia: Espero que tenha tido um ótima passagem de ano Cintia. Mais uma vez, obrigado pelas palavras. Eu sei que vc acompanha os meus textos e vc não sabe como isso me faz feliz. Mais uma vez te digo, vc é d+!
    Pois é, Charlie Sheen e Uma thurman, cada qual a sua maneira, andam aprontando...
    Tb adoro o Robert Downey Jr. e acho que Sherlock Holmes vai ser bem legal. O filme estréia nos cinemas brasileiros nessa sexta. A critica, vc sabe, vc vê aqui em Claquete. Tb estou curioso para ver a abordagem do Guy Ritchie. Fiquei bastante intrigado pela proposta e os trailers e imagens liberadas mostram que o humor do cineasta está vivo em Sherlock Holmes.
    Bjs e até a próxima.

    Madame: Estás me seguindo duplamente por aqui? (rsrs)
    Amo, amo, amo Moulin Rouge. É definitivamente um dos melhores filmes que já vi. Gosto mais até do que outros filmes que aparecerão mais bem colocados nessa lista dos melhores da década. É como vc disse (em jeito tão poético e inspirador). O amor é... principalmente em sua impossibilidade. Grande frase, inspirada por um grande filme.
    Sobre o Baz, olha, francamente,acho que ele é, sem dúvida alguma, um ser humano sensível. Isso ficou provado. É um cenógrafo excepcional. Os números musicais do Oscar desse ano com Hugh Jackman, Anne Hathaway e Beyoncé foram montados por ele, mas não acho que seja um grande diretor. Sua megalomania acabou funcionando maravilhosamnete bem nesse megalomaniaco filme que é Moulin Rouge. Mas esse era o tom do filme. No mais sua obra carrega esse ranço e isso não lhe acrescenta em nada. Ele precisa fazer pelo menos mais dois bons filmes para se provar cineasta de valor, na minha opinião.Mas que ele é bem intencionado, isso não posso negar.

    ERI: Fala meu rapaz!Como foi de passagem de ano? Tb me emociono ao ver Moulin Rouge. Gosto especialmente da primeira cena entre Christian e Satine, bem, gosto de todas as cenas!Esse filme é perfeito.

    Já vi sim esse comercial da channel n 5. Gostei bastante. Pois é, como prova o comercial, Moulin rouge e a França foram os melhores momentos de Luhrmann e Nicole.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Reinaldo,
    Pelo menos tivemos um "tempo de paz" com Moulin Rouge rsrs...acho divino, principalmente esta impossibilidade tão exacerbada do amor e estás certo com relação a Baz. Ele tem pé quente para as cenografias românticas e grandes momentos sensíveis do amor, mas diretor, diretor mesmo ele não é 100%. Tendo a amar mais seus filmes do que a ele próprio. Amo mais a megalomania das obras do que do criador rsrs...

    Beijo da Madame!

    ResponderExcluir
  6. Fui muito bem de passagem de ano. Obrigado por perguntar!

    Sei que a sua foi boa, porque tu já respondeu pra Cintia esses dias! rsrsrsrsr

    E tenho que te dar os parabéns, porque o Claquete está ÓTIMO!!

    Abração Reinaldo

    ResponderExcluir