quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH - Os escolhidos do sindicato dos diretores

Hoje, dois dias depois do anúncio do sindicato dos produtores, foi a vez do sindicato dos diretores (DGA) anunciar seus 5 escolhidos para disputar o prêmio de melhor diretor de 2009. Sem surpresas aqui. Quentin Tarantino por Bastardos inglórios, James Cameron por Avatar, Jason Reitman por Amor sem escalas, Kathryn Bigelow por Guerra ao terror e Lee Daniels por Preciosa foram os contemplados. No dia 30 de janeiro será anunciado, em jantar oferecido pela DGA em Los Angeles, o vencedor.
Em 60 anos de história, apenas 6 vezes o vencedor no DGA não se repetiu no Oscar. Esse ano pode ser o sétimo. Apenas James Cameron, dos selecionados, já triunfou na competição e no Oscar. A inclusão de Lee Daniels fortalece a candidatura de Preciosa para o Oscar, mas de todos os nomes, o seu é o mais incerto. Clint Eastwood (Invictus), Peter Jackson (Um olhar do paraíso), o novato Neil Bloomkamp (Distrito 9) e até mesmo o diretor Pedro Almodóvar por seu trabalho em Abraços Partidos estão de olho na vaga de Daniels.
Importante observar que a lista divulgada pelo DGA é a mesma do globo de ouro, com exceção do nome de Clint Eastwood, que cedeu espaço justamente a Daniels. No Oscar o prestígio dos nomes citados acima pode pesar. Além do mais, em um ano de muitas mudanças nas regras da academia (teremos um post sobre isso em fevereiro), o prêmio de direção dificilmente irá para o vencedor de melhor filme. Mas sem dúvida alguma, os diretores indicados vão limitar a disputa. E na direção, pelo menos no DGA, James Cameron sai na frente. Para o Oscar, sua ex-mulher, Kathryn Bigelow e o cada vez melhor Jason Reitman lhe ofuscam. Vale lembrar que Reitman não foi indicado por seu trabalho em Juno ao DGA, Sean Penn fora contemplado por Na natureza selvagem, mas chegou ao Oscar. Lição de história é muito importante aqui.

2 comentários:

  1. A grande surpresa da lista foi a presença de Lee Daniels, mas não acho, sinceramente, que ele chegue a uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor. A Academia deve ser mais conservadora e votar num Clint Eastwood da vida.

    ResponderExcluir
  2. Tb acho que Daniels pode não chegar ao Oscar. Clint tem a seu favor, além de um filme de forte valor histórico, o fato de que foi negligenciado ano passado. De qualquer maneira, qualquer um que ocupa essa "quinta" vaga está fora do páreo pelo Oscar.
    Bjs Ka

    ResponderExcluir