domingo, 3 de janeiro de 2010

Avatar depois do bilhão

Foi divulgado nesse domingo que o novo filme de James Cameron, Avatar, atingiu a marca do bilhão de dólares mundialmente. Marca essa, que ficou sob suspeita depois da tímida estréia (considerando as gigantescas expectativas em torno do filme) da fita no mercado americano. Aliás a campanha do filme no mercado americano se não decepciona, tão pouco entusiasma. Apesar de ter alcançado nesse feriado de ano novo a marca de U$ 300 milhões domesticamente, o grosso da bilheteria do filme vem do resto do mundo. Com Titanic, agitam-se os defensores de Avatar, no mesmo periodo o arrecadado chegava aos U$ 217 milhões. Há de se relativizar esse dado. Além da inflação natural ocorrida nesses 12 anos, o ingresso médio de Avatar (o 3D e o IMAX) é mais caro do que o ingresso normal. Portanto o interesse de público, pode-se argumentar, é equivalente. O que não deixa de ser um bom sinal.
O que impressiona é mesmo a carreira internacional da fita. Essa sim, se encarrega de vitaminar os cofres da FOX. Em três semanas o filme rendeu aproximadamente U$ 700 milhões de dólares, a mesma coisa que Titanic em 5 meses em cartaz. Novamente há de se considerar o preço do ingresso, mas os números internacionais estão muito mais consolidados, e sob eles pairam muito mais expectativas de crescimento, do que os domésticos (ainda mais se considerado que há menos salas IMAX e 3D fora dos EUA).

Para o alto e avante
Nesse momento apenas Titanic, Senhor dos anéis: O retorno do rei e Piratas do Caribe: O baú da morte estão a frente de Avatar. E no ritmo atual, todos tem chance de tombar ante o ambicioso projeto de Cameron. É dificil mensurar o quanto Avatar ainda pode render. O fascínio que exerce está mais ligado a um interesse turístico e tecnológico do que artístico propriamente dito. Sendo assim, é possível afirmar que muita gente que está indo ver o filme em 3D, o faz não só a título de curiosidade mas também como quem vai fazer qualquer outro programa que não ir ao cinema. Esse público não estará lá na inevitavel continuação (que também será mais barata, afinal a tecnologia agora já existe).
Isso posto, vai depender majoritariamente do alcance internacional da fita a chance de superar Titanic. Nos EUA, o filme está 260 milhões atrás de Batman - o cavaleiro das trevas, por exemplo, o grande sucesso comercial de 2008.

O lucro
O que parecia incerto, agora é vislumbrado como questão de tempo. Os U$ 500 milhões investidos para viabilizar Avatar estão salvoguardados. O filme conseguirá dar lucro, ainda que pequeno; e viabilizando a nova franquia, que Cameron aos poucos já começa a dar detalhes, a FOX e James Cameron conseguem se posicionar na vanguarda em termos tecnológicos. Ainda não se sabe para onde vamos exatamente daqui e nem se de fato chegaremos a algum lugar. Mas é certo que faremos a viagem. O cinema de ficção científica como conhecemos está prestes a mudar radicalmente e James Cameron está no comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário