terça-feira, 12 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH - Ele ainda é o rei do mundo?


Quase tão acachapante quanto o sucesso de Titanic nas bilheterias, e no Oscar, foi o momento, de extrema e genuína emoção, em que o diretor James Cameron – ao receber seu Oscar por direção (o décimo de Titanic naquela noite)- gritou tal qual o protagonista de seu filme: “eu sou o rei do mundo”. A apoteose de James Cameron, por mais catártica e fugaz que pudesse parecer, parece se repetir nesse principio de 2010. Mais de uma década depois daquele efusivo momento, James Cameron desponta mais uma vez como favorito ao Oscar. Seu filme, justamente o primeiro depois de Titanic, já é o segundo de maior bilheteria da história. A frente de Avatar, só a história de Jack e Rose.
Cameron conseguiu obter sucesso de critica com o performance capture, tecnologia que outros cineastas já utilizavam e recebiam duras criticas (caso de Robert Zemeckis) ou incisivas restrições (caso de Peter Jackson). Ele não esconde que quer revolucionar o cinema. Um dos proprietários da Dreamworks, Jeffrey Katzenberg, disse em novembro que dois momentos haviam sido fundamentais para o cinema. O advento do som e depois da cor. E que o terceiro estaria ocorrendo agora. Que o cinema se definiria a partir do dia 18 de dezembro de 2009, dia da estréia mundial de Avatar, como antes e depois de Avatar. E Katzenberg falou de coração, já que o filme é de um estúdio concorrente e ele não está ganhando absolutamente nada em promover Cameron e seu trabalho.
O show business parece se curvar ante Cameron mais uma vez. A critica americana se assombra com o impacto cultural de sua nova obra. Cameron conseguiu agradar desde entusiastas da tecnologia até corações românticos. E muitos creem que Avatar ainda pode superar Titanic nas bilheterias. Cameron é um gênio? Ou apenas um sagaz marketeiro enrustido em um competente diretor? Os números de Avatar podem sombriar a questão, o discurso do filme pode clareá-la e o longo período que se passou entre Titanic e Avatar pode comprometer sua objetividade. Respostas para essa questão serão frutos de um estado de consternação emocional semelhante ao narrado na abertura desse artigo. Mas de qualquer maneira, o gigantismo das obras de Cameron e a penetração destas na cultura pop são indicativos sólidos o suficiente para atestar que ele tem sangue azul.

12 comentários:

  1. O curioso é que, na época de "Titanic", para mim, ele não era o Rei do Mundo, mas, com "Avatar", ele me provou que é um diretor visionário e muito à frente do tempo dele. Ele é o Rei do Mundo!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta discussão.
    Acredito que seja bastante conflitante responder se o cara é realmente um gênio ou não... isso se estende à outros profissionais que, conforme citei são 'profissionais'. Ainda que o cinema seja arte e tenha sempre algo a despertar nos nossos intentos subjetivos ele não deixa de ser um modo de sobrevivência e propagação de mérito de um outro. Acredito que essas questões estão sempre relacionadas, o que dificulta pensar se alguns filmes são realmente bons pela sua composição, ou se todo o investimento é pura artimanha daquele que o faz. Aglutinar as duas coisas as vezes parece inconciliável, noutras não. ;]

    Um abraço, e obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  3. Oi Reinaldo!

    Pois é, meu jovem, a idéia de escrever sobre ele surgiu de um comentário que vc fez no blog do Cris. Ao ler a quantidade de mulheres fiquei tão impressionada que não me contive e comecei a rir. Daí, fui pesquisar e resolvi falar sobre. Mas, sinceramente, não acredito que ele tenha chegado a ese número. É muita mulher. Se vc dividir o tempo que ele começou pela quantidade de mulherres, dá uma a cada dois dias. É muita disposição para não usar outro termo né.

    Enfim, este aproveitou bem o que Deus lhe deu de bom....rsrs

    Vamos a seus textos:

    1) Não conheço o ator Mark Strong. Para mim um nome novo no cenário cinematográfico.

    2) Sua crítica sobre o filme "Gran Torino" tá magnífica. Gostei muito da forma carinhosa que vc descreveu a história e os elógios a ela e ao diretor. Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas ja anotei na minha lista de filmes a serem vistos. Tb ficou ótimo o texto sbre a carreira de CE e seus filmes. Um de seus filmes que mais gosto é "Sobre meninos e lobos". Filme sensacional. Que história. Fiquei arrepiada quando o vi.

    ResponderExcluir
  4. 3) Bem, assim que "Fúria de Titãs" estrear pretendo ver, pois este foi um dos filmes que mais curti na infãncia e adolescencia na sessão da tarde. Saudades. E "Toy story 3" to na contagem regressiva. Desta vez poderei levar meu filhote para curtir comigo. Eu adoro o desenho e gostei muito dos dois. Tomara que este seja bom tb.

    4) Bacana o especial sobre "Nine". Para mim Daniel Day Lewis é um ator espetacular. O cara é bom demais. Todos os filmes que vi com ele, sem exceção são muito bons. Um dos maiores talentos de H. Ah, esta frase "Um homem que não sabe o que fazer com tantas mulheres" está engraçada. Tenho amigos que se fossem ler isto dariam uma "bela resposta". Gostei dela.

    5) Cada um tenta promover seu filme da melhor forma possível. Robert DJ quis atraves de seu comentário chamar a atenção para o filme. E com isso, a galera fica curiosa e vai conferir se o que foi dito é verdade ou não. Muito esperto.

    6) O especial sobre o filme "Colateral" tá muito bom tb. Este eu não vi, mas em breve o pegarei.

    ResponderExcluir
  5. 7) Reinaldo uma dica super boa que vc nos deu e que vou procurar aqui na minha terra é sobre o documentário "boa noite e boa sorte". Me interessei pelo tema e vou tentar encontrar para ver.

    8)Que bafafa nos bastidores do próximo filme do homem aranha. Que confusão e desentendimentos. Sua cobertura sobre os fatos tá bem interessante. Ao terminar de ler o texto fiquei curiosa para saber a onde isso irá parar. Pelo pouco que conheço de cinema este tipo de acontecimento é muito comum no meio e geralmente quando o filme a ser feito é finalizado, não consegue o objetivo pretendido. Continue nos mantendo informados.

    ResponderExcluir
  6. Bem e por hj é so. Acho que agora vou conseguir me manter atualizada na leitura de seu blog.

    Gostaria de fazer 2 observações:
    - não sou fã do Batman. Em 1989 vi no cinema o filme com Michael Keaton e Jack Nicholson. Não gostei da história e nem da atuação do MK (péssimo), já o JC se saiu bem demais, dele eu gostei. No entanto, não sou muito fã do clima sombrio e do ar sem graça deste super herói. Por isso nunca me animei a ver os outros filmes sobre ele. Porém, em um de seus comentários vc falou de uma forma tão "entusiasmada" sobre o filme "Batmam o cavaleiro das trevas" que não poderia deixar de conferir sua dica. Por sorte, este mês ele ta passando no HBO e ontem eu o vi.
    Olha Reinaldo, tenho de admitir, estava enganada, o filme é bom e me surpreendeu. Heath Leadger tá fora do normal de tão bom. O cara ta perfeito. Suas caras, bocas a língua que ele fica mexendo, o olhar de psicopata, uma coisa. Um desperdício ter morrido tão cedo. A cena em que ele explode um hospital e depois sai vestido de enfermeira ficou excelente, pois a forma como ele anda e a cara que faz, impressionam. Gary Oldman e Aaron E estão muito bons. So o Christian Balle que ta péssimo pra variar. Não gosto deste ator, muito fraco.Os diálogos entre ele, o batman e Harvey são um espetáculo a parte.
    Obrigada pela sugestão.

    A outra é que realmente não gostei do filme "Dick Tracy". A história e os personagens não me agradaram.

    Por favor, quando tiver outro bom filme para indicar me avise tá........rs

    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  7. Deve ser muito prazeiroso ser um diretor de cinema e emplacar as duas maiores bilheterias da história do cinema. Não foi por acaso que fiquei tão entusiasmado com o filme, depois que sai da sala de cinema... concordo com a opinião que Avatar é a terceira revolução da indústria cinematográfica. Dá-lhe Cameron!!!

    ResponderExcluir
  8. Não é mais Alexandre, o Grande. É Cameron, o Grande!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, Reinaldo. Embora você saiba que eu gosto de Avatar (e também de Titanic assim como assumo que Cameron é muito profissional e me agrada bastante),serei uma advogada do mal agora, mas na mais bondosa das atitudes: a reflexão de uma cinéfila apaixonada que não se ajoelha totalmente perante o fascínio de grandes blockbusters e suas campanhas apelativas.

    Falar que Cameron faz parte da monarquia do Cinema é mais que justo, mas convém ressaltar se o que faz um REAL gênio são os filmes que ele produz e as bilheterias que ele arrecada. Eu acho que não.

    Eu também acho que a grandeza e genialidade de um diretor não é medida pela tecnologia empregada na produção em um roteiro facilmente digerível para as massas com um forte empurrão de uma campanha publicitária. Neste sentido, sou uma cinéfila arrogante, prefiro filmes mais profundos, totalmente breakthrough no roteiro, mesmo que arrecadem uma bilheteria banal e sejam cult para um pequeno grupo de pessoas.

    Amo AVATAR, estou amando até agora tamanho impacto e sou bem devota a várias produções que estão no topo das bilheterias, mas tudo deve ser relativizado. Nem sempre o rei do mundo é o cara que deve estar lá.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Kamila:Pois é Ka, Cameron é sem dúvida alguma um visionário com um belo de um timing para a ficção científica e isso ele mostrou quando concebeu o Exterminador do futuro. Um universo muito mais rico, plural e complexo do que o que ele trouxe avante agora com Avatar. Bjs

    Cintia: Já desconfiava de que vc se motivou a escrever sobre o Warren Beatty depois de ler o meu comentário. Agora vc confirmou minhas suspeitas .Fico super feliz d ete motivar sabia? Vc me cativa cada vez mais.

    1- Mark Strong é ótimo e vc vai atestar isso quando vir Rocknrolla.

    2- Sobre meninos e lobos é seguramente um dos melhores filmes que já vi. Tb fiquei arrepiado com o filme. Aguarde, já lehe antecipo, que ele estará presenta na lista dos 25 melhores filmes da década.Assim como outros filmes de Eastwood. Quanto a Gran torino, assista, vc vai gostar.

    3 - Tb quero muito ver esses filmes.

    4- O especial Nine vai continuar aqui em Claquete no decorrer do mÊs.

    5-Exatamente a minha opinião.

    6- Colateral é um filmaço.Vc vai gostar.

    7- Boa noite e boa sorte, embora se atenha aos fatos, é um longa de ficção. E muito bom. É um dos melhores filmes sobre o ofício de ser jornalista, ou seja, vc percebe que eu tenho um carinho especial pela obra.

    8- Vou continuar informando sim sobre essa pendenga.Não se preocupe.

    * Vou continuar indicando sim.Obrigado pelo carinho do retorno. Fique ligada na seção CANTINHO do DVD que eu publicarei todas as sextas, com dicas de bons filmes em dvd.
    Quanto a Batman -o cavaleiro das trevas eu sabia que vc ia gostar. Alias vc me inspirou a publicar a minha critica do filme aqui no cantinho do dvd. Vou publicar. É um épico sobre moralidade e humanidade.

    Mil obrigados e 2 mil beijos!

    ResponderExcluir
  11. Renato: Obrigado Renato.Foi justamente essa ambiguidade qu eu quis abordar e trazer avante. Não há uma resposta absoluta para a questão, como vc bem aventou. Mas conforme relativizei no texto, não acho que Cameron seja rei, mas inegavelmente pertence a nobreza.

    Eri: Ótima tirada Eri. Mas acho que há cineastas maiores do que ele.E não são poucos.

    Fernando:Feliz por te ver aqui de novo meu brother. Reitero o convite, volte sempre. Mas sou obrigado a discordar de vc. Não acho que estejamos diante de uma terceira revolução. Mas sim de um valioso componente que será incorporado a forma de se fazer cinema. O que já é muito.

    Madame: Pois é, como falei para o Renato. Cameron é sem dúvida alguma um diretor visionário e inventivo, mas para ser rei, essas qualidades não bastam. Certa vez vi uma entrevista dele, em que disse que o cinema d earte não lhe interessa. ele quer arrebatar multidões. É um interesse legítimo. E ele o faz. ser bem sucedido nos desafios que se impõe deve ser considerado na hora de se medir o sucesso de alguém. Mas desconfio que cameron não saberia fazer diferente. Ele não sabe contar uma história que não tenha elementos dispersivos ou atenuantes. Ou seja, sou mais Eastwood, Almodóvar, Scorsese... essa turma.

    ResponderExcluir
  12. É verdade, Reinaldo. Quando te escrevi foi justamente para puxar este tema e relativizá-lo. Cameron tem seus grandes méritos os quais admiro e há lugar para todos na nobreza do Cinema.


    Ainda assim...

    Eu pertenço ao teu grupinho.

    ResponderExcluir