domingo, 2 de agosto de 2009

Top 10

Top 10: 10 advogados inesquecíveis do cinema

10- Jan Schlichtmann / John Travolta em A qualquer preço

Advogado de causas milionárias, o tipo vivido por Travolta aqui, é daqueles que não se embrenha em buraco fundo, gosta de atuar com margem de segurança e sua carteira de clientes é composta basicamente por corporações corruptoras. Contudo, por razões diversas, ele acaba defendendo uma associação de moradores contra uma empresa que envenena a água da cidade deliberadamente. Ele não só se apaixona pela causa, como recupera o gosto pela justiça.

9- Michael Clayton / George Clooney em Conduta de Risco

Michael Clayton é aquele advogado que atua nos bastidores. Brilhante, de raciocínio rápido e leal, foi destacado pela empresa para " limpar" as cagadas de seus clientes e sócios. Até que um dia um caso explode em seu colo. Um dos sócios da firma tem uma crise de consciência e ameaça seriamente um caso de milhões de dólares. Michael, então é acionado, mas dessa vez a sujeira é grande demais, até mesmo para suas habilidades. No ínterim, Michael Clayton abandona algumas de suas convicções e estabelece outras tantas.

8- Billy Flynn/ Richard Gere em Chicago

" Sem querer me gabar, mas se Jesus estivesse em Chicago e me procurasse, digamos que seu destino seria outro". É com essa frase, infame é verdade, que Billy Flynn encerra uma dissertação sobre suas habilidades em um tribunal. O advogado encarnado com gosto por Richard Gere no musical de Rob Marshall é canastrão ao extremo, misógino, interesseiro, mas voraz. Tudo aquilo que habita o imaginário cultural acerca dessa nobre profissão. E Flynn, não custa dizer, ganha todas.

7- Kathryn Murphy/ Kelly McGillis em Acusados

Não é fácil defender uma causa em que você se identifica com a vitima. Os sentimentos podem ser um componente desestabilizador. Não é fácil defender uma causa em uma cidade, cuja justiça pende deliberadamente para o outro lado, por fim não é fácil defender uma causa quando encara-se desconfiança geral e proveniente de todas as partes. É assim que se encontra a advogada Kathryn Murphy que defende a personagem de Jodie Foster, estuprada por três homens, em um caso que parece cada vez mais distante de solução. Sua força, seu despreendimento e seu (aparente) inabalável desejo de justiça ditam o tom nesse filme imperdível.

6- Martin Vail / Richard Gere em As duas faces de um crime

Novamente Gere vive aqui um advogado de popularidade e vaidade exacerbadas. Só que no filme de Gregory Hoblit, há um ônus bem claro e doloroso para essas características. Há de se lembrar que advogados têm por ofício cativar e manipular, mas não estão salvos de serem manipulados em virtude disso. É essa crônica moralista que vemos aqui. Importante frisar que o filme não é moralista, a moral surge naturalmente com o fim da fita. Vail aceita defender um jovem acusado de assassinar um arcebispo pela popularidade que o caso oferece.

5- Atticus Finch /Gregory Peck em O sol é para todos

Nesse clássico do cinema americano, Peck vive um advogado idealista que abraça o próximo sem hesitar. Defende um negro acusado injustamente de um crime, que toda uma sociedade anseia por condena-lo. Importante ressaltar que o filme – datado de 1955- foi feito em um época que a segregação racial era institucionalizada nos EUA. Aqui provavelmente se tem o retrato mais nobre e lisonjeiro da profissão.

4- Jake Brigance / Matthew McConaughey em Tempo de matar

Em um papel de seu início de carreira, McConaughey vive um advogado em inicio de carreira que assume meio que por impulso meio que pela projeção, o caso de um negro que atirou nos estupradores de sua filha após eles terem sido inocentados em um júri. O filme, outro libelo contra o racismo, assume sua contemporaneidade e envereda pelo politicamente correto. Contudo o amadurecimento vivenciado por Jake Brigance é impressionante. É nesse caso, através do turbilhão de emoções que provoca, que Jake torna-se um advogado. Do tipo humano. E justamente por isso ainda mais brilhante.

3- Frank Galvin / Paul Newman em O veredito

Galvin é aquele advogado que já foi brilhante. Mas deixou sua conturbada rotina emocional intervir em seu ofício. Tornou-se uma sombra de si mesmo. E pior conformou-se com isso e achou conforto na bebida. No entanto, um caso de imperícia médica lhe devolve a satisfação de atuar. O orgulho e a obstinação lhe voltam aos poucos e aos poucos ele volta acreditar em si mesmo. Galvin em O veredito demonstra que se é tão bom quanto se acredita que é. Ressurgir das cinzas , afinal de contas, é algo que muito frequentemente se dá em um tribunal.

2 - Alan Shore / James Spader em Justiça sem limites (Série de tv)

Ok, Alan Shore não é personagem de um filme. Ele é um personagem fixo de uma das melhores séries da década, Justiça sem limites. Alan Shore representa tudo que se imagina de um advogado. É brilhante, vaidoso, dedicado, austero, amigo e desafiador. O personagem ainda soma alguns outros predicados, já que funciona como alter- ego do criador da série. Shore é aquele advogado que mergulha peremptoriamente em uma causa e não aceita sair derrotado dela. Seus encerramentos – nomenclatura jurídica para a argumentação final perante o júri em um julgamento- são admirados e temidos.

1- Joe Miller/ Denzel Washington em Filadélfia

Deixar o preconceito de lado e abraçar um caso é algo que exige determinação. E não foi só isso que Joe Miller ostentou em Filadélfia. Ele aceitou representar um paciente homossexual com AIDS que processava sua ex empresa, mesmo reticente à idéia. E foi além. Aos poucos foi superando aquela barreira e desenvolvendo afeto por seu cliente, a medida que isso acontecia, Miller dominava mais a cena no tribunal. Até que sua atuação beirasse o impecável. Filadéfia comunica, entre outras coisas, a importância de prevalecermos humanos em todas as nossas dimensões.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, faltou o Keanu Reeves em "The Devil´s Advocate".
    Agora, Denzel Washigton, Matthew McConaughey, Gregory Peck e James Spader são os MELHORES!
    Cada um tem seu ponto positivo.
    Em "Tempo de Matar" o Matthew é uma edição atualizada do Gregory Peck em "Killing a Mockingbird" e, portanto, ambos trazem à tona o amor pela profissão e o envolvimento com uma causa. Mostram o que atualmente só existe na teoria: a busca pelo justo concreto.
    Denzel mostra que acima de ser profissional é preciso ser humano (patologia de recém formado) e outra utopia no mundo jurídico.
    Já James Spader... ah, James Spader... Esse é o clássico advogado competente e arrogante. Engraçado para quem vê de longe e trágico para quem vê de perto.

    Grande TOP 10!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom todos os acima citados,mais faltou um classico ao meu ver..mais ta ai!!

    O Advogado Dos 5 Crimes (1998) - Se paga bem, que mal tem? Com esta filosofia de trabalho o advogado Lawson Russell (Cuba Gooding Jr.) vai fazendo fama e fortuna. Depois de um episódio que abala sua carreira, Russell tira umas férias para escrever e acaba conhecendo um senhor que lhe empresta um livro. Quando vai devolvê-lo, o autor... está morto. O esperto Russell não perde tempo: entrega o trabalho para a editora como se fosse de sua autoria. O sucesso é imediato. Tudo vai bem até que o detetive Dubose (Tom Berenger) descobre que os crimes relatados no livro são reais. De advogado famoso Russell está a um passo do banco dos réus. Será que ele vai aprender agora o que significa justiça?

    ResponderExcluir