sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cantinho do DVD

E já que o assunto é Oscar, Cantinho do DVD dessa semana destaca o último grande vencedor da maior festa do cinema. Quem quer ser um milionário? ganhou oito Oscars e muitas controvérsias. Desde denúncias de exploração do elenco infantil até cópias escancaradas de outros filmes. De qualquer maneira, o filme de Danny Boyle sagrou-se o único filme desde O senhor dos anéis: o retorno do rei a triunfar em todas as premiações. Vamos a critica.

* a critica foi escrita na ocasião do lançamento do filme

Desgraça pouca é bobagem!

O eclético diretor inglês Danny Boyle entrega uma fábula sobre adversidades e superação. O mais festejado e premiado filme do ano, Quem quer ser um milionário? (Slumdog millionaire ING/IND 2008) é sob muitos ângulos um filme comum. Contudo, se vê maximizado por dois fatores extra - telas de cinema. O primeiro e mais influente é a eleição de Barack Obama, que devolve a esperança afugentada durante os anos Bush, algo amealhado muito bem, ainda que involuntariamente pela produção. O segundo e mais acidental é a forte crise econômica que o mundo atravessa, e mais importante, a vontade que tem de sair dela.
Por tudo isso a história de Jamal Malik - menino que sofreu de tudo, desde a morte da mãe, dias de mendicância, até exploração de um malfeitor, e que brilhantemente se ergue como vencedor - é a grande sensação da temporada. Boyle, inegavelmente imprime bastante vigor em sua fita, mas é inegável também a opção do diretor de forçar a mão no drama e arrancar da platéia sua solidariedade para com Jamal.
A história do menino que tira de experiências vividas por si próprio cada resposta para o programa Quem quer ser um milionário, do qual participa só para que sua amada saiba como encontrá-lo, é uma fonte de emoções. Isso é inconteste. O filme, visivelmente influenciado - não só pela linguagem, mas também pelo discurso - por Cidade de Deus, tem em sua mensagem otimista, seu grande acerto.
Com 10 indicações para o Oscar, incluindo filme, direção e roteiro adaptado, Quem quer ser um milionário? não é merecedor nem de constar em tão seleta lista, mas pode-se beneficiar do momento que a humanidade vive. Em uma ironia metalinguística da qual o próprio filme se serve, o sucesso da fita estava escrito. E toda a desgraça que Jamal e seus entes queridos vivenciaram, terá sido justificada.

7 comentários:

  1. O sucesso dessa fita estava totalmente escrito! Muita gente chama esse filme de manipulador, mas eu não concordo com isso! Acho a história simples, porém tocante. A jornada do Jamal causa uma empatia enorme com a gente.

    ResponderExcluir
  2. Ka: Sou um dos que acha Quem quer ser um milionário um filme manipulador. Além de argumentar isso na minha critica, já comentamos sobre isso, no seu blog, quando vc divulgou a sua lista de melhores do ano. Adorei a história de Jamal. Como espectador curti muito o filme, mas tenho que reconhecer seus (muitos) defeitos. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto deste filme, não o amo, mas ele me pega mais pelo sentimentalismo das partes mais finais, mais pelo casal romântico e o que ele faz para encontrá-la. Só isso! bjs!

    ResponderExcluir
  4. Pois é madame. Tb gostei disso. Confesso até mesmo ter me emocionado com o final do filme e torcido por Jamal. É um bom filme, mas não é nem de longe o melhor de 2008. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Reinaldo, você pode me falar o que você acha manipulativo em Quem quer ser um milionário? Eu acho que sou muito emocional com ele e, como só assisti uma vez, não me vêem à mente algo muito manipulador neste enredo. bjs!

    ResponderExcluir
  6. Me deste uma idéia para uma seção insight madame. Falarei sobre isso em uma seção insight ainda esse mês. Mas posso adiantar uma coisa. O sentimento de empatia não surge naturalmente como em filmes como Menina de ouro por exemplo. Onde há sentimento, não sentimentalismo. Filmes como Crash e Quem quer ser um milionário? são tidos como manipuladores pois submetem seus personagens a situações dramáticamente previsíveis(dentro de qualquer manual de roteiro) para forçar a solidariedade da platéia. Além do mais, há alguns recursos utilizados por Danny Boyle de extrema mesquinhez. Mas isso já assunto para a seção insight.

    ResponderExcluir
  7. Oi Reinaldo, tudo bem? Obrigada pelo comentário e estou já enlouquecida para ver este insight. Que bom que você atenderá meu pedido.

    Eu estou cega aos detalhes de Quem quer ser um milionário(vou ver se o assisto de novo) por isso fiquei intrigada pelo seu comentário sobre Manipulação. bjs e até o insightful post!!!!!

    ResponderExcluir