quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Troca de guarda na academia

Foi anunciado na tarde de hoje pela junta diretiva da academia de artes e ciências de Hollywood, o nome do novo presidente da instituição. Tom Sherak, atual tesoureiro da academia e produtor de filmes como Falcão negro em perigo e Tratamento de choque, irá substituir Sid Ganis que presidiu a academia nos últimos 4 anos. Ganis comandou a instituição pelo máximo de tempo permitido pelo regimento da casa.
Ganis se retira depois de ter devolvido ao Oscar todo o prestigio que andava titubeante na década anterior. Sob sua presidência, filmes independentes e de temáticas mais adultas foram protagonistas das cerimônias e foi sob sua presidência que filmes independentes prevaleceram pela primeira vez. Crash em 2006 e Quem quer ser um milionário esse ano.
O ator Tom Hanks foi mantido no cargo de primeiro vice-presidente. A última "inovação" proposta por Ganis foi aumentar de cinco para dez o número de filmes indicados para o oscar de melhor filme. A pretexto de "fazer justiça a filmes que acabam preteridos em um último momento" o presidente articulou que a academia retomasse essa tradição abandonada em 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário