domingo, 13 de outubro de 2013

Insight - Como está a briga pelo Oscar de filme estrangeiro na largada da corrida?


Todo mundo sabe que a corrida pelo Oscar começa cada vez mais cedo. A edição de 2014 está marcada para março e cá estamos nós, em outubro de 2013, discutindo o próximo Oscar. No caso da competição para melhor filme estrangeiro a corrida é muito mais ampla mesmo. Passa por mecanismos oficiais, no sentido de serem à primazia, escolhas dos governos dos países para representá-los no mais festejado e conhecido prêmio do cinema. Segundo porque envolve todo um planejamento de marketing que muitas das vezes antecede a própria oficialização do filme como representante de tal país na disputa pelo Oscar.
O Brasil, como se sabe, escolheu o aclamado O som ao redor, para ser seu representante na disputa por uma vaga no Oscar. E agora a disputa começou para valer nos bastidores. O recorde de 76 filmes indicados para concorrer às cinco vagas de finalistas foi anunciado pela Academia na última semana. O som ao redor, como se sabe, é um filme festejado pela crítica americana. Mas há filmes mais festejados na disputa e, a julgar pelas primeiras aferições, o filme tem chances; mas não são chances tão fortes como gostaríamos.
A presença de O passado, novo filme de Asghar Farhadi, premiado há dois anos por A separação, é tida como certa entre os finalistas. A indicação do Irã vem reforçada pelo fato do filme se passar na França e apresentar conflitos muito próximos aos ensaiados em A separação. O soberbo A caça, já exibido aqui no país, é a escolha dinamarquesa e é outro candidato muito bem cotado pela crítica americana. A grande beleza, de Paolo Sorrentino é outro filme que caiu nas graças da crítica e aventado para figurar entre os finalistas do Oscar. O candidato da Arábia Saudita é Wadjda. O primeiro filme dirigido por uma mulher no país é também a primeira submissão da Arábia Saudita para o Oscar. Vai superar um hype desses. Além do mais, o filme de Haifaa-al-Mansour é festejado por onde quer que passe. Outro filme muito bem recebido é The grandmaster, de Wong Kar-Wai, submetido por Hong Kong.

Cena de O passado, candidato iraniano que é dado como certeza no Oscar e já aspira indicações em outras categorias, como na de melhor atriz com a já indicada ao Oscar Bérénice Bejo

Wong Kar-Wai é outro nome festejado por seu épico das artes marciais, The grandmaster. Filmes asiáticos com esse perfil costumam agradar a academia e marcar presença nessa categoria 


Se se destacasse, ao menos, na política de cotas, O som ao redor já estaria ganhando. Mas não é o caso. Há dois filmes que penetraram muito mais no imaginário de quem importa para antecipar os prováveis indicados ao Oscar. O primeiro deles é o mexicano Helí. O México andava meio esquecido do Oscar, mas a recente safra de cineastas transgressores – que valeu duas Palmas de direção em Cannes consecutivamente – realinhou o interesse pela cinematografia do país. O filme de Amat Escalante é tido como uma opção radical para uma categoria cada vez mais insinuante. Já o Chile, depois de emplacar No no ano passado, tem chances redobradas com Gloria. O filme de Sebastián Lelio, desde que debutou no último festival de Berlim tem impressionado as pessoas certas em festivais ao redor do mundo – inclusive em Toronto e em Nova Iorque. Estes dois são, no momento, candidatos latino-americanos mais bem colocados do que O som ao redor na corrida pela indicação ao Oscar.
A prova, no entanto, é de fôlego e como já observado anteriormente em Claquete (clique aqui para ler), O som ao redor tem predicados muito mais robustos do que os desses dois filmes.
Trocando de metáfora, as cartas estão na mesa e o Brasil há muito tempo não tinha uma mão tão boa.  

2 comentários:

  1. É, vamos acompanhar com atenção. Dos candidatos fortes que vi, acho A Caça o melhor e sigo curiosa em relação a O passado. Quanto a Wadjda, gosto, mas acho que é mais curioso pelo significado de um filme de uma diretora em um país como o seu do que pela obra em si.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. É justamente esse o hype que "Wadjda" carrega e pode se mostrar um valoroso trunfo na hora h. Fato é que tem muito filme bom e hypado na disputa. "A caça" , por exemplo, traz um bom ator que está em cartaz na tv americana como ninguém menos do que Hannibal...
    Bjs

    ResponderExcluir