terça-feira, 1 de outubro de 2013

Crítica - Família do bagulho

Pelo strip de Jennifer Aniston e algumas piadas...

Família do bagulho (We´re the Millers, EUA 2013) é um dos maiores sucessos do cinema americano em 2013. Por quê? O filme não é essencialmente original, ou incrivelmente engraçado – atributos que justificam em qualquer medida a bem sucedida carreira financeira de qualquer comédia. Há, obviamente, o famigerado strip-tease de Jennifer Aniston (que sim, manda muito bem com o ou sem pole dance), mas isso é o suficiente para levar esse filme a arrecadar mais de U$ 200 milhões? Não. Não é.
Família do bagulho é um entretenimento para o americano médio. Mais reconhecível para este do que para o brasileiro médio, embora funcione para plateias de todo o mundo. O filme ri, com malícia incomum para produções do cinemão, da classe média e ri com gosto. Mas frequentemente acha graça sozinho de piadas que, a bem da verdade, já se esgotaram em esquetes de humor de programas como Saturday Night Live (SNL). Passa por aí a razão de Família do bagulho ser o sucesso que é. É a mesma razão que faz com que SNL ainda esteja no ar mais de 30 anos depois de sua criação. Essa capacidade de mimetizar, com invejável dose de humor negro, as angústias da classe média. É isso! O filme de Rawson Marshall Thurber mostra quatro figuras solitárias e fracassadas que juntas formam um grupo vencedor. A ideia de família surge aqui reiterada de seus clichês, mas repaginada por apresentar uma família de mentirinha aprendendo a ser uma família de verdade.
Vocês ainda não viram nada: Jen se prepara para o apogeu
de Família do bagulho
David Clark (Jason Sudeikis, cada vez mais magro) é um traficante de pequeno porte que é induzido por seu distribuidor (ponta hilária de Ed Helms) a ir ao México e contrabandear uma pequena porção de maconha. Como disfarce, David resolve levar sua “família” para uma viagem do feriado de 4 de julho. Aí entram a stripper vivida por Jennifer Aniston e as “crianças” vividas por Emma Roberts e Will Poulter (o melhor do filme). É lógico que essa aventura terá sua porção do politicamente incorreto, sempre com atenção às piadas de fundo sexual.
Família do Bagulho, portanto, é uma sátira ao establishment americano. Mais comportada do que pensa que é, mas ainda assim uma sátira. Elas estão em alta no cinemão e essa calha de ter Jennifer Aniston fazendo um strip. O resto é pura matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário