quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Em off

Nesta edição da seção Em off, concurso cultural com oferecimento do AdoroCinema, biografias não autorizadas de gente do cinema, as figas para 50 tons de cinza, a confissão de Tom Hiddleston e cabeça que já está em 2014.

Loki tem um qzinho de Nicholson
Eu quero ser o seu malvado favorito: Tom Hiddleston sabe fazer propaganda...

Tom Hiddleston, que se as casas de apostas aceitassem esse tipo de aposta, deve roubar a cena da sequência de Thor, que ganhou o subtítulo de O mundo sombrio e estreia na próxima sexta-feira nos cinemas brasileiros, disse em entrevista recente à revista Entertainment Weekly que o coringa de Jack Nicholson foi sua maior influência na composição de seu personagem, o Deus da trapaça. “Adoro vilão que se diverte”. Nós, público e crítica, também!

Pensando em 2014
O AdoroCinema elaborou uma lista para os apressadinhos. Aqueles cinéfilos ansiosos (e que cinéfilo não é ansioso?) que já estão com a cabeça nos lançamentos de 2014. O site fez um inventário com os principais destaques mensais de alguns dos lançamentos mais antecipados da próxima temporada. Remakes, nacionais, releituras, novas adaptações, blockbusters e potenciais destaques da safra do próximo Oscar figuram entre os mencionados. Vale a pena dar aquela espiadinha clicando aqui.

Promoção
Por falar em AdoroCinema, a primeira promoção fruto da parceria entre o site de cinema número 1 do país e o blog de sua preferência já está no ar. A partir da publicação desta seção Em off para ser o mais preciso possível. São dois pares de ingresso em disputa. Um, para o filme Aposta máxima com Ben Affleck e Justin Timberlake, e o outro para Terror em Silent Hill 2: revelação 3D. Para concorrer aos ingressos é muito fácil. Basta curtir a página do blog no Facebook e enviar um e-mail para reinaldoglioche@hotmail.com com a resposta para a seguinte pergunta: De quem, ligado ao cinema, você gostaria de ver uma biografia não autorizada e por que? As duas melhores respostas faturam os dois pares de ingresso e a promoção se estende até domingo às 19h. Observação importante. Só estarão aptos à concorrência aqueles que enviarem as respostas por e-mail e que curtirem a página do blog no Facebook.

10 biografias não autorizadas de gente do cinema que gostaríamos de ver
No espírito da promoção, e do debate que toma conta do país, Claquete elaborou uma listinha com dez personalidades do mundo do cinema que o blog gostaria que fossem alvos de biografias não autorizadas.

Harvey Weinstein
Todo poderoso do marketing e produtor megalomaníaco, Harvey Weinstein é o Howard Hughes da nossa era. Merecia uma investigação tão espirituosa e ruidosa quanto suas campanhas pelo Oscar para filmes como Shakespeare apaixonado, O discurso do rei e O artista.

Quentin Tarantino
Gênio ou plagiador habilidoso? A polêmica talvez nunca se esgote e uma biografia pormenorizada com foco nos anos de formação de Tarantino talvez propicie um olhar revigorado sobre um dos últimos autores de cinema a extrapolar nichos.

Tom Cruise
Ok, já há biografias não autorizadas sobre o astro, o que só prova como o Brasil por se ensimesmar nesse debate é um país atrasado. Mas nenhuma biografia foi muito a fundo nas passagens mais polêmicas da vida de Cruise como a cientologia, seu perfeccionismo extremado, as mulheres, a relação desigual com os filhos, a queda em Hollywood, o novo começo... Personagem tão rico, merece mais disposição do mercado editorial.

Jennifer Aniston
O divórcio ruidoso de Brad Pitt, os muitos namorados e, finalmente, o papel de amante. A vida pessoal de Jennifer Aniston, é inegável, obscurece sua carreira em matéria de holofote. O ideal seria uma biografia corajosa em buscar o equilíbrio narrativo, sem inversão de prioridades; preservando, na medida do possível, todos os detalhes sórdidos.

David O. Russell
Diretor genial e genioso, com série de escândalos e desafetos, que aos poucos foi se ajustando ao mainstream e fazendo alguns dos filmes mais interessantes dos últimos dez anos. David O. Russell é o tipo Roberto Carlos: biografia de verdade só se não for autorizada.

Zhang Yimou
Um dos cineastas mais visualmente impressionantes de que se tem notícia e seguramente um dos melhores diretores chineses. Yimou, no entanto, é questionado em seu país por se submeter ao regime comunista para obter aprovação de seus filmes, por muitos considerados propagandistas. Ele valeria uma boa biografia. De quebra, o processo de feitura do livro daria um filme e tanto.

Joaquim Phoenix
O melhor ator desde De Niro e Pacino? Talvez. Mas Joaquim Phoenix é também um estranho no ninho no metiê hollywoodiano e esse tipo de personagem é para lá de interessante para uma biografia rigorosa, concentrada e com interesses além dos comuns. Estamos na torcida.

Charlie Kaufman
O roteirista mais brilhante e mais antipático, assumidamente invejoso, a ter pisado em Hollywood. Essa biografia é para ontem! Para quem não sabe, Kaufman é o responsável pelos amalucados e inesquecíveis Quero ser John Malkovich (1999), Adaptação (2002) e Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004), entre outros.

Fernando Meirelles
Arquitetura, publicidade, cinema e Cidade de Deus. A trajetória de Fernando Meirelles, um pensador tão plural como sedutor que não se avexa de emitir opiniões sobre todo e qualquer assunto, é das grandes biografias que o cinema brasileiro merece. Que nossas leis permitam que essa luz se manifeste!

Leonardo DiCaprio
E esse negócio com modelos, hein? Alguém tem que escrever sobre esse troço. Leonardo DiCaprio se tornou um dos melhores atores do momento, mas teve um início conturbado e não soube exatamente como lidar com a fama. A parceria com Scorsese, a obsessão por modelos, a birra com o Oscar. Vem DiCaprio!


Agora vai?

Depois de confirmar o novo protagonista, Jamie Dornan, os produtores de 50 tons de cinza adiaram o início das filmagens de novembro para dezembro. Além de prover mais tempo de preparação para Dornan, a mudança tem como objetivo dar tempo do novo roteirista Patrick Marber promover as mudanças que julgar necessárias no roteiro escrito por Kelly Marcel. A expectativa é de que, finalmente, a produção do filme mais comentado do momento entre nos eixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário