sábado, 23 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH - A glória bastarda



Quentin Tarantino é um sujeito polarizador. Há aqueles que o amam incondicionalmente, mesmo que ele enfie os pés pelas mãos, e aqueles que o odeiam tão raivosamente que teimam em reconhecer quando ele acerta na mosca.
Bastardos inglórios não está sendo considerado apenas por Tarantino e seus fiéis como a obra prima do cineasta. A critica internacional em peso se deslumbrou com o filme. Reconhecendo inclusive o amadurecimento de Tarantino como cineasta e contador de histórias. Muitos se apressaram a promovê-lo ao panteão dos grandes autores da história do cinema. Idiossincrasias a parte, Bastardos inglórios não havia sido bem recebido pela critica americana na ocasião de seu lançamento, em agosto do ano passado. Depois de uma critica virulenta da Vanity Fair em Cannes (onde o filme teve Premiere internacional), Harvey Weinstein (produtor o filme) determinou que Tarantino voltasse a sala de edição e remontasse o filme. O filme que hoje é apontado como certo na lista dos melhores do ano no Oscar é um tanto diferente do que se viu em Cannes. Tarantino alega ter enxugado uma ou duas cenas e cortado um pouco da narração em off (quem viu o filme sabe que ele cortou muito). De qualquer jeito, Bastardos inglórios foi muitíssimo bem acolhido pela critica européia e brasileira. O sucesso internacional fez com que a critica americana redescobrisse o filme. A segunda chance dada a produção, aliada a mudança de 5 para 10 filmes entre os finalistas na disputa pelo Oscar de melhor filme, fizeram de Bastardos inglórios um dos filmes da temporada. Mesmo sendo o único dos principais competidores a já estar disponível em DVD nos EUA.
Tarantino ficou tão animado com o que tem ouvido de seu filme que parece outro. Está engajado na campanha do filme para o Oscar (prêmio ao qual ele costumava execrar a poucos anos) e é só manifestações de carinho por onde quer que passe. Está pensando em fazer um prequel (filme que mostra os eventos que precedem um filme original) de Bastardos inglórios e parece um pai todo prosa quando vê Christoph Waltz subir nos palcos para ser laureado pelo filme. Resta saber se a glória de Bastardos inglórios segue até 7 de março.

6 comentários:

  1. Vi o filme recentemente e ainda não postei a minha crítica. Mas adorei. Excelente filme.

    Respira cinema em todas as cenas.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Fala Roberto, tudo bem? Prazer em recebê-lo aqui. Vou conferir o seu blog. Volte sempre. Aqui tb se respira cinema. ABS

    ResponderExcluir
  3. Oi my dear, então adorei o fato de Bastardos Inglórios ganhar ontem o prêmio SAG de melhor elenco. Sem dúvidas, um prêmio para lá de bem merecido. Concordo que Tarantino está mais maduro neste filme, menos sangue, mais conteúdo. beijo

    ResponderExcluir
  4. Tb adorei a vitória de Bastardos ontem Francamente, dos indicados, acho que apenas Nine (que ainda não vi) podia fazer frente a esse elenco majestoso.

    ResponderExcluir
  5. "Bastardos Inglórios" é realmente um filme excelente! Sem dúvidas, um dos melhores do ano passado. Mas, dos filmes de Tarantino, ainda fico com "Pulp Fiction" pq esse foi um marco e veio no momento certo. Obra-prima indiscutível! Mas "Bastardos..." nao fica atrás. Adorei sua vitória no SAG também, o elenco está impecável, sendo o maior destaque, a irreverência do coronel Landa, interpretado com maestria por Christoph Waltz, papando todas as premiações.

    Nao vi a grande maioria dos possíveis indicados, dos filmes mais cotados, mas "Bastardos Inglórios" tem qualidades de sobra para ser consagrado no dia 7. Esperar para ver!


    abraço!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí Elton. Vamos esperar para ver. Temos bons filmes no páreo. Infelizmente, o grande favorito no momento é o pior deles, Avatar. Mas Bastardos está aí para tirar os escalpos do Na´vi. rsrs
    Vamos conferir!
    ABS

    ResponderExcluir