segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH - Em que pé as coisas estão

Entrou 2010 e cada vez mais nos aproximamos do Oscar. As indicações ao maior prêmio do cinema, e ao mais famoso da humanidade, ocorrem em menos de um mês, no próximo dia 2 de fevereiro. É hora de dar uma chacalhada no que foi visto até aqui em termos de prêmios, indicações e impressões e ajudar o leitor de Claquete a se situar na espera pela lista da academia.

Os front runners
Assim que se anunciaram as primeiras listas de premiados da critica americana ficou bem claro que Guerra ao terror, Amor sem escalas e Bastardos inglórios largaram na dianteira. Se acrescentarmos a essas listas os indicados ao Critic´s choice awards, ao Independent spirit awards, ao Globo de ouro e ao Screen actors guild, somam-se a esses filmes, Preciosa, Avatar e Nine como os seis filmes mais bem contemplados até agora.
Ontem, Guerra ao terror foi novamente laureado. Recebeu do National Society of film critics (uma associação dissidente do júri que compõe o critic´s choice awards) os prêmios de melhor filme, direção e ator. O filme de Kathryn Bigelow é por sinal, em termos quantitativos, o filme mais premiado da temporada até agora. São mais de 20 prêmios de melhor filme. Amor sem escalas, o segundo colocado tem 8. No entanto, é difícil crer que o filme de Bigelow seja o favorito da temporada. Primeiro porque não é um grande filme. Segundo, que pouca gente o viu (e para efeitos de Oscar, isso é crucial). Terceiro e mais determinante. Existem pelo menos outros três filmes muito hypados em seu encalço. Amor sem escalas do 'american darling' Jason Reitman, estrelado pelo super-hiper querido George Clooney (Assim como Guerra ao terror é o filme de temática mais séria, mas embalado em considerável leveza,um trunfo em tempos de Quem quer ser um milionário?). Bastardos inglórios que só faz crescer. A sensação que se tem é que o novo filme de Quentin Tarantino está caindo no gosto da critica americana (é o líder de indicações do critics choice awards) e, mais importante ainda, dos membros votantes da academia. Ainda que tardiamente. É bom lembrar que o filme dividiu opiniões à época de seu lançamento nos EUA.

Pôster de Amor sem escalas: O filme a ser batido segundo o jornal Los Angeles Times

Foi depois do sucesso de critica no restante do mundo que a maior parte da critica americana decidiu reavaliar o filme. Avatar é um sucesso de público e um filme que incrementa o jeito de se fazer cinema. Houve outros antes dele e não foram sagrados melhores filmes. Contudo, o fator James Cameron, figura de visibilidade e fruto de admiração (e inveja também) pode ser um fator preponderante. A favor ou contra Avatar. Certo é que esses 4 filmes estarão entre os 10 indicados ao prêmio de melhor produção de 2009. Se fossem cinco, talvez apenas Amor sem escalas estivesse garantido nesse momento. E essa impressão é reveladora do estado das coisas.
Quem não está garantido entre os 10, apesar das sólidas indicações ao globo de ouro, ao sag e ao critic´s choice awards é Nine. O filme pode muito bem repetir o mezzo sucesso mezzo fracasso que foi Dreamgirls. O musical mais recente a ir ao Oscar, recordista de indicações do ano, mas sem chegar a disputa principal. O possível revés de Nine seria pior, já que serão 10 concorrentes. Ficaria patente o fracasso de critica que o filme já começa a amealhar nos EUA.


Avatar de James Cameron: A incógnita bilionária

Outras (in)certezas
Os dramas Invictus e Preciosa podem parecer apostas certeiras também. Contudo os menos festejados 500 dias com ela, Simplesmente complicado, The Messenger e Um homem sério podem penetrar nessa festa de forma surpreendente.
Também parece certo que UP- altas aventuras figurará entre os concorrentes a melhor filme. Uma justiça tardia para a Pixar, e para as animações em geral, que há muito fazem por merecer tal distinção. Justamente por isso é possível prever que O fantástico sr. raposo possa representar uma surpresa na categoria de animação. O filme de Wes Anderson já vem roubando alguns prêmios de UP e todos sabem que a academia gosta, quando possível, de premiar filmes mais “adultos” nessa categoria. Assim foi com Wall E, em detrimento da maior bilheteria de Kung fu panda, e com A viagem de Chihiro, única animação não digital a triunfar até hoje.


Woody Harrelson e Ben Foster em The messanger: Surpresa tem nome e farda


Atores e atrizes
Entre os coadjuvantes o páreo parece definido antes mesmo da largada. Christoph Waltz está só esperando o dia 7 de março chegar para segurar seu Oscar. Mas essa é uma categoria historicamente propensa a surpresas. Os habilitados para tanto são Stanley Tucci, um ator freqüentemente subestimado e que, consenso geral, é a melhor coisa - junto dos efeitos especiais, do novo filme de Peter Jackson (Um olhar do paraíso) e Christopher Plummer, veterano ator que sempre passou ao largo do Oscar, que está no independente The last station. Há ainda o coringa Woody Harrelson, ator que esteve em bastante evidência nos EUA com dois filmes, 2012 e Zumbilândia, e que pode ser indicado por um terceiro, The messanger. O conjunto da obra pode pesar.
Outra categoria que geralmente reserva surpresas é a de atriz coadjuvante. Mo´Nique é a favorita disparada por Preciosa. A atriz tem ganhado quase tudo. Mas diferentemente da categoria masculina não há grandes performances aqui. Uma opção seria premiar Anna Kendrick por Amor sem escalas. A academia adora consagrar novas estrelas, mas o fato dela fazer parte do elenco do hit e deserdado Crepúsculo pode atrapalhar.
Nas categorias principais as coisas parecem mais definidas, em termos de indicações. George Clooney (amor sem escalas), Morgan Freeman (Invictus), Jeff Bridges (Crazy Heart) e Colin Firth (A single man) parecem nomes definidos. A quinta vaga é disputada a foice por Jeremy Renner (Guerra ao terror), Viggo Mortensen (A estrada) e Tobey Maguire (Entre irmãos). Cada um com uma indicação a prêmio major. Não descartem uma surpresa aí. Tommy Lee Jones em 2007 não havia sido indicado por No vale das sombras para nenhuma premiação e chegou ao Oscar.
Entre as atrizes há mais concorrentes. Certas estão Mery Streep (por qualquer um de seus filmes) e Carey Muliagan (educação). Com grandes chances aparecem Helen Mirren (The last station), Gabourey Sidibe (Preciosa), Sandra Bullock (O lado cego) e Emily Blunt (The Young Victoria). Mas há mais pelo menos três nomes com chances reais de indicação.

Morgam Freeman em Invictus: Ele é certeza, o filme ainda não




* No final de janeiro haverá outra edição de “Em que pé as coisas estão”.

5 comentários:

  1. Reinaldo, não fica fazendo pé frio pro Nine não hein!!!

    Vai ser indicado sim! (eu votei várias vezes no Nine, na tua enquete!!)

    E UP só entra por justiça mesmo, porque não é um dos melhores da Pixar. Injustiça foi WALL-E não ter nem sido indicado ano passado!

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho problemas com alguns musicais queridinhos em potenciais Oscars. Foi assim com Chicago, um filme que ganhou vários Oscars e que me fez sair da sala de cinema durante sua exibição, quando na verdade, eu tinha tudo para me manter lá. Estava em um mega cinema em Boston(durante minha viagem pra lá), assistindo um tão bem elogiado musical.

    Será que gostarei de Nine?

    Preciso seriamente resolver meu problema com Chicago.

    Beijo da Madame!

    ResponderExcluir
  3. ERI: Ainda acho que Nine será indicado sim. Mas já chegará sem forças na disputa, isso Eri, infelizmente é um fato. Nesse momento de "decolagem" criticas negativas são fatais. De qualquer maneira, fique ligado pois o Especial Nine, que vc ajudou a garantir, começa a ser editado semana que vem. E posso adiantar que ele vai ser maior do que o de Sherlock Holmes, pois estou tendo mais tempo para preparar.
    Quanto a UP é um belo filme. Mas concordo que sua inclusão será uma compensação por omissões passadas (inclusive Wall E), há muitos filmes melhores em disputa. Mas com 10 indicados, deixar de fora uma animação, grande seara criativa da atualidade, seria um contrasenso.
    Grande abraço!

    Madame: Primeiro ponto. Chicago ganhou o Oscar em virtude da ótima impressão deixada por Moulin rouge no ano anterior. Tanto é que apesar de ganhar o prÊmio de melhor filme,ficou sem os prÊmios de roteiro e direção ( que foram para O pianista de Polanski). Acho Chicago um bom musical. Tem todos os requisitos necessários para fazer um bom musical e um Richard Gere em estado de graça ( para mim, seu melhor momento como ator). Mas certamente não era o melhor do ano. O Oscar tem dessas coisas. Pode escrever, Avatar (que já é certo na disputa d emelhor filme) e a possível indicação de Star Trek ( o que seri um exagero descomunal) devem muita a Batman - o cavaleiro das trevas. O filme que fez a academia dilatar o número de concorrentes ao prÊmio de melhor filme.

    ResponderExcluir
  4. Olá Reinaldo, obrigada pelo esclarecedor comentário. Eu assistirei Chicago novamente, afinal em 6 anos amadureci bastante, em vários sentidos. Dos mais modernos, Moulin Rouge é maravilhoso, estará sempre dentro do meu coração.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. E Moulin Rouge é insuperável. Que o diga nossa listinha aqui... (é o único musical da lista)
    Bjs

    ResponderExcluir