quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH -10 injustiças do Oscar na categoria de melhor filme

10 – Dança com lobos (Oscar de 1990)
Não que o trabalho de Kevin Costner seja ruim. Mas esse épico sobre as relações turbulentas do homem branco consigo mesmo, com os índios e com a natureza não tinha metade da força de seus demais concorrentes. Os bons companheiros, talvez o mais encorpado dos clássicos modernos, era o melhor filme do ano. Mas se fosse para manter a maldição a Scorsese (desfeita recentemente) que premiasse o terceiro filme da saga O poderoso chefão (inferior aos dois primeiros, mas ainda assim genial), ou o romance Ghost (um sucesso de bilheteria irresistivelmente charmoso).


9- Shakespeare apaixonado (Oscar de 1999)
Ainda hoje críticos de cinema balbuciam quando instigados a explicar como essa bobinha, mas bem realizada, fita de John Madden, prevaleceu ao poderoso e atordoante O resgate do soldado Ryan de Steven Spielberg. Um dos melhores filmes de guerra da história do cinema, e seguramente o melhor filme de 1998, ficou sem o aval que o Oscar de melhor filme lhe devia. Uma injustiça que por mais premiado que Spielberg fosse, ou que ainda seja, jamais será justificada.


8 – O senhor dos anéis: O retorno do rei (Oscar de 2003)
Ok, a trilogia baseada na obra de Tolkien é um triunfo de realização que merecia ser reconhecido. Mas a indicação dos três filmes ao Oscar de melhor filme mais o sem número de Oscars que a trilogia angariou já deveriam fechar a conta. Não só é incoerente dar o Oscar de melhor filme a uma produção que é literalmente uma continuação metrada de outros dois filmes que não foram premiados, como o é, fazê-lo quando há, competindo na mesma categoria, o filme Sobre meninos e lobos. O filme de Clint Eastwood era um triunfo em todos os aspectos possíveis e imagináveis. O filme acabou ganhando dois Oscars de atuação e Eastwood fez Menina de ouro no ano seguinte para deixar a Academia encurralada. Tiveram de premiá-lo com os Oscars de direção e filme.

7- Titanic (Oscar de 1998)
Essa é histórica. Titanic, uma história de amor com efeitos especiais de última geração, abocanhou 11 Oscars, na esteira de bilheteria recorde que construía. Ao sagrar a história de amor impossível de James Cameron como um dos melhores filmes da história, a academia deixou de premiar filmes muito mais contundentes e importantes como Melhor é impossível, Gênio indomável e Los Angeles, cidade proibida.

6 – Gente como a gente (Oscar de 1981)
O filme de Robert Redford é muito bom, é preciso ressaltar.Mas Gente como a gente, estréia na direção vitoriosa do ator e liberal Redford, não faz sombra a Touro indomável, preterido na disputa. A injustiça foi tão grande e defenestrada que hoje, enquanto o filme de Scorsese é tido como um dos melhores filmes da história, Gente como a gente não é nem mesmo lembrado em listas protocolares.


5 – Rock – um lutador (Oscar de 1977)
Esse é o outro caso de ceder a antropologia para tentar entender a razão de tamanha injustiça. Em um ano com filmes excepcionais, como Taxi Driver, de Scorsese (de novo ele), Todos os homens do presidente, de Pakula e Rede de intrigas de Sidney Lumet parece até piada premiar Rocky – um lutador. Apesar do filme estrelado por Stallone ter a poderosa simbologia do sonho americano, algo que o Oscar ajudou a tangenciar, é inegável que o filme era o mais fraco dos concorrentes. Ao invés de premiar a arte, a Academia optou por um viés político-sociológico, como faria mais algumas vezes no futuro.

4 – A ponte do rio Kwai (Oscar de 1958)
Um outro caso de filme bom, mas inferior a seus concorrentes. A ponte do Rio Kwai, perto dos excepcionais e inovadores Doze homens e uma sentença, Testemunha de acusação e Sayonara, parecia arroz de festa. E como muitos penetras por aí, saiu com o melhor da festa.

3 – Crash – no limite (Oscar de 2006)
Mais um caso de filme bom, mas inferior aos concorrentes (Gente estamos falando da categoria de melhor filme!). A vitória de Crash- no limite foi um sinal de que a academia ainda não estava pronta a se livrar de certas amarras. Reconhecer um drama sobre preconceito racial (coisa que já havia feito antes) seria melhor do que reconhecer um filme que discutia abertamente o preconceito de ordem sexual (O segredo de brokeback Mountain), reconhecer um filme que admitia que os judeus, grande maioria da academia, também foram anjos vingadores (Munique) ou um filme que falasse do passado negro da América para advertir sobre o futuro (Boa noite e boa sorte). Ficou-se com o filme bom, não o melhor.

2 – Quem quer ser um milionário? (Oscar de 2009)
Essa é uma injustiça homérica. Quem quer ser um milionário?, um filme cheio de vícios e deficiências ganhou oito Oscars e sagrou-se o melhor filme de 2008. A injustiça aqui não é tão grande por esse filme independente ter superado filme superiores como O leitor e O curioso caso de Benjamin Button; ela é gritante por ele ter sido o primeiro independente a triunfar nesses termos, sendo que filmes independentes muito melhores não o fizeram em anos anteriores. Pequena miss sunshine, Juno, Brilho eterno de uma mente sem lembranças e Encontros e desencontros são todos superiores ao filme de Danny Boyle. Não para o Oscar.

1 – Avatar? (Oscar de 2010)
Ok, essa ainda não aconteceu. Mas está no ar. Avatar, tal qual Titanic, amealha dólares aos montes nas bilheterias de todo o mundo e pode se beneficiar de um Oscar (o programa de TV) carente por audiência. Só para constar, existem filmes muito, mais muito melhores na disputa. Alguns exemplos: Amor sem escalas, Bastardos inglórios, Guerra ao Terror e a ficção científica Distrito 9. Se Avatar prevalecer com sua história xoxa e sua bilheteria transcendental ante filmes de verdade, estará configurado um desserviço da academia ao bom cinema.

11 comentários:

  1. Concordo com 9 dos citados, e realmente, é uma grande "palhaçada" filmes como Crash, Shakespeare apaixonado, Quem quer ser um milionário? e outros ganhando como melhor filme sendo que havia concorrentes de qualidade bem superior.

    Em relação ao "O Senhor dos Anéis", eu não concordei, mas não posso julgá-lo nessa parte, justamente por que esse filme me dominou por completo, principalmente no emocional, não consigo nem criticar o filme, por que não consigo ver os lados negativos, mas o modo como a academia decidiu lembrar da saga apenas no final foi incoerente.

    E por favor, se Avatar ganhar vai ser o fim da "seriedade" do Oscar!

    ResponderExcluir
  2. E Distrito 9 é o melhor do gênero de 2009, com certeza!
    ;D

    ResponderExcluir
  3. Dos que você citou, acho que o pior de todos foi "Shakespeare Apaixonado" - não entendo como um filme tão sem graça conseguiu ganhar o prêmio. Agora, discordo TOTALMENTE da inclusão de "Titanic". O filme foi revolucionário e, pra mim, era sim muito superior aos outros concorrentes. Ia ser um ultraje ver o datado e formulaico "Gênio Indomável" vencendo aquele ano, por exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Raphael: Estou começando a achar que vc é minha alma gêmea.RSRS. É isso mesmo. Tb amei O senhor dos anéis.Revejo sempre e me arrepio. E vc captou bem o teor do meu comentário. O senhor dos anéis- o retorno do rei é uma sequência metrada dos outros filmes e premiá-lo( sendo que os outros não foram premiados) configura uma incoerência. E para mim, Sobre meninos e Lobos era muito superior.
    Valeu pelas palavras meu brother. E distrito 9 é a melhor ficção cientíca do ano msm. E merece a distinção de uma indicação ao Oscar. ABS

    Matheus: Shakespeare apaixonado foi o ó msm. E quanto a Titanic, bem foi um filme que cativou mesmo. É dificil reagir a ele desapaixonadamente. Gênio indomável é tão formulaico quanto Titanic Matheus. Contudo, é mais ressonante, mas menos impactante. Todavia, o melhor filme do ano era o noir de Custis Hanson. Os aspectos técnicos de Titanic são incontestáveis. Merecia uns 8 oscars mesmo. 11, acho que não. Filme, direção e trilha sonora drama eu daria para outros filmes. ABS

    ResponderExcluir
  5. Oi Reinaldo!
    Concordo com todas as injustiças citadas, mas me dói muito o coração com nº 10: Dança com Lobos melhor filme, deixando pra trás Os bons companheiros e O Poderoso Chefão 3 [que pra mim é tão bom quanto os dois primeiros, talvez só menos impactante]?? Parece piada, mas infelizmente aconteceu.

    Agora, com todas as minhas forças, espero que estejamos todos errados sobre essa aura de "já ganhou" de Avatar. O filme pode e deve ganhar seus prêmios técnicos bem merecidos, mas dizer que ele é melhor que Bastardos Inglórios já é demais. Já foi o cúmulo o Globo de Ouro!

    Bom, mas depois de tantas injustiças, não se pode esperar muita coisa do carequinha dourado, né? rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Reinaldo, você realmente abriu o livro dos horrores (rsrs). Meu Deus, quanto filme mediano para abocanhar o Oscar em detrimento a melhores, esta é a lista negra do desserviço da Academia.

    Eu concordo com o Raphael. Gosto muito do Senhor do Anéis por conta do meu emocional com a trilogia, no entanto confesso que Sobre meninos e lobos é bem superior enquanto drama, até mesmo pelo roteiro.

    De todas as injustiças, as mais inaceitáveis são: Shakespeare Apaixonado, Gente como a gente (que filme é este mesmo? haha) e , o desastre total, ver Crash ganhando de o Segredo de Brokebake Mountain). Unbelievable! bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Reinaldo

    Discordo de alguns pontos aqui:

    Gente como a gente é bem emocional, tem um bom roteiro e sensibilidade nas atuações. O Timothy Hutton, coitado, este sim amargou depois de ganhar o Oscar de coadjuvante. Mas, o filme é muito bom, independente de ser lembrado ou não - considero um marco. E isso de ser 'lembrado' anos depois pra mim nem importa, sabe...este filme mexe comigo até hoje, uma pena poucos conhecerem.

    Genio Indomável é tão bom quanto Titanic, mas este último é mais cativante e grandioso em muitos sentidos, tinha que levar o oscar de filme mesmo.

    Shakespeare in Love é como Crash: um filme bonzinho, mas Oscar foi "a treva", né mesmo? E Paltrow ganhar também nem preciso falar...até hoje eu não entendo, pior mesmo é observar ela e o Roberto CHATO Benigni sendo laureados com os Oscars! rs

    Mas, há inúmeras injustiças, todo ano tem!

    abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ahh Reinaldo, Já gastei horrores com box's do filme, livros, boneco do Smeagol... Eu sou bem doido pelo filme sim! =/

    Vejo sempre! Direto faço a maratona Senhor dos Anéis. Eu não me canso. E eu também me arrepio em todos os discursos dos personagens!

    A academia se encontrava em um dilema, se não desse para o O Retorno do Rei, acabaria se tornando um escândalo, e dos piores! Mas ao mesmo tempo desmereceu o filme de Clint. Optaram pela "melhor saída".

    ResponderExcluir
  9. Patty:Obrigado Patty. Que bom que concordamos nessas injustiças. E espero que a número 1 não se concretize.Francamente, acho que a disputa ainda está aberta. E com uma disputa entre 10 filmes, muita coisa pode acontecer. Aqui em Claquete terá acompanhamento dos bastidores para a gnt tentar decifrar os rumos desse Oscar.Em relação aos erros, é lógico, que a gnt tem que levar na esportiva. É como no futebol. Os erros do juíz fazem parte do jogo.
    Bjs

    Madame:Adorei seu comentário madame. Obrigado pelo apoio e por assinar embaixo do livro dos horrores. rsrs
    Bjs

    Cris: Adoro Gente como a gente. Acho um grande filme. Mas é inegavel que Touro indomável é superior. Embasei esse ponto de vista com as menções de tantos criticos e listas de organizações oficiais.Quanto a Titanic, vc disse tudo. É um filme muito mais impactante. midiático. Embora injusta, sua vitória é perfeitamente compreensível. E quanto a Shekepeare apaixonado, acho que temos uma unanimidade.

    Rapahel: É isso mesmo Rafa. O senhor dos anéis deixou a academia numa sinuca. Mas Clint deu a volta por cima.uma pena mesmo foi um filme tão maiusculo quanto Sobre meninos e lobos ter sido tão diminuído assim. Coisas do Oscar.
    ABS

    ResponderExcluir
  10. Listas são sempre polêmicas, não é mesmo? Concordo com alguns títulos mencionados, mas discordo abruptamente de outros, como a vitória do excepcional "A Ponte do Rio Kwai" ou o episódio final da Trilogia do Anel. Mas isso é questão de gosto mesmo. Fora isso, sem contar os outros filmes que ficaram de fora entre os 5 indicados a Melhor Filme do respectivo ano, tinha realmente outros que mereciam mais a estatueta do que a maioria que tu postou.

    Lista bem selecionada, sim.
    mas, como todas que não são as que eu faça rs, com alguns deslizes. Até porque se tu fizesse uam lista idêntica à minha, te pediria em casamento agora, online! xD


    grande abraço, Reinaldo!

    ResponderExcluir
  11. Sobre meninos e lobos era muito bom, mas não foi injustiça o retorno do rei ter levado o prémio, pois tem o mesmo pesso do primeiro senhor dos anéis, por isso até acho o filme melhor, e também não achei injusto ter ganho quem quer ser um milionário, pois o filme provoca uma uma emoção e sentimentos mais marcantes como filme do que o estranho caso de Benjamin Burton que era bom, mas não tinha nada de mais além de ser bom.

    ResponderExcluir