domingo, 17 de janeiro de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 19 - A vida dos outros

“Nosso país parou de contar os suicídios”


Sinopse:
Georg Dreyman é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf, interessado pela namorada do dramaturgo, a atriz Christa-Maria Sieland, determina que Dreyman seja investigado. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz, que a princípio não vê nada de errado com Dreyman, mas é alertado por Gerd Wiesler, seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada são vigiados 24 horas.

Comentário:

O filme de Florian Von Donnersmarck é um tratado definitivo sobre as circunstâncias do comunismo e seus efeitos devastadores para a Alemanha e os alemães. A hitória do agente da Stasi que de espião passa a protetor de seus alvos é triste e poética em um nível arrebatador. Donnersmarck valoriza o silêncio em seu filme de maneira calculada. Ele sabe precisamente o que falar, o que mostar, o que sugerir e o que seu público pode intuir. A cumplicidade e o carinho que desenvolvemos para com o protagonista desta história nunca é forçada; ela surge naturalmente. Assim como é natural o despertar da consciência no agente solitário e não menos é providencial que isso ocorra com a derrocada do regime comunista. A vida dos outros é de uma excelência narrativa que beira o ultraje. O crescer da tensão e o anseiar pelo desfecho da história que se testemunha são quase tão inebriantes quanto o final agridoce que nos aguarda mais adiante.

Prêmios:
Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro; 5 indicações ao Bafta e vitória como melhor filme estrangeiro; indicado ao globo de ouro de melhor filme estrangeiro; vencedor do independent spirit awards de melhor filme estrangeiro; melhor filme estrangeiro para as associações de críticos de Ohio, Denver, Londres, Montreal, Los Angeles e Nova Iorque. Vencedor do César de melhor filme estrangeiro; 6 indicações ao European film awards e 3 vitórias (filme, ator e roteiro); melhor filme pelo sindicato dos críticos da França e da Austrália; 12 indicações ao German film awards e 7 vitórias;

Curiosidades:
- O protagonista do filme, o ator Ulrich Mühe, faleceu pouco depois da consagração do filme no Oscar
- O filme foi rejeitado pelos festivais de Berlim e Cannes
- É o recordista de indicações ao German Film Awards
- A atriz Martina Gedeck, que vive a namorada do dramaturgo Dreyman, é a principal atriz do cinema alemão na atualidade. É a atriz com mais indicações a prêmios naquele país e seu cachê corresponde a 5 milhões de euros.
- O filme ganhou o Oscar no ano em que O labirinto do fauno concorria ao prêmio e surpreendeu meio mundo que achava que o prêmio iria para o filme de Guillhermo Del Toro. A fita do mexicano, mesmo sem o Oscar de filme estrangeiro, saiu com três prêmios (fotografia, maquiagem e direção de arte)

Ficha técnica:
título original: Das Leben der Anderen
gênero: Drama
duração: 02 hs 17 min
ano de lançamento: 2006
estúdio: Creado Film / arte / Wiederman & Berg Filmproduktion / Beyerischer Rundfunk
distribuidora: Sony Pictures Classics
direção: Florian Henckel von Donnersmarck
roteiro: Florian Henckel von Donnersmarck
produção:Quirin Berg e Max Wiedemann
música: Stéphane Moucha e Gabriel Yared
fotografia: Hagen Bogdanski
direção de arte: Christiane Rothe
figurino: Gabriele Binder
edição: Patricia Rommel

elenco: Martina Gedeck, Ulrich Mühe e Sebastian Koch



Fonte:arquivo pessoal

5 comentários:

  1. vi o trailer e me senti atraido! assim que conferir te aviso! abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo!

    Parabéns pela escolha. Um filme brilhante que tive o prazer de ver no final do ano passado.
    Já faz algum tempo, vi na veja cinema (com a Isabela Boscov) uma crítica elogiando o filme e o ator Ulrich M. Gostei muito da forma como ela comentou sobre a trama e fiquei curiosa para ver. No entanto, por incrível que parece não o encontrei em nenhuma locadora aqui na minha terra. Por sorte ele passou no final do ano na HBO e consegui ver.

    Adorei o filme Reinaldo. Principalmente atuação do ator UM, tão contida e sóbria. O final me emocionou muito, pois o gesto dele foi de uma humanidade fora do comum. Realmente ele fala de um período bem complicado de nossa história recente. Um filmaço que merece estar aqui nesta lista.

    Escolha acertadissima.

    Um beijinho carinhoso.

    Ps. estou aguardando os comentários sobre os ganhadores do Globo de ouro. Tivemos algumas surpresas.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse filme. Entretanto, tenho um problema sério com ele. Acho que o diretor estende demais a obra. O filme poderia terminar antes, sem aquela necessidade toda de dar uma conclusão à história.

    ResponderExcluir
  4. Cris: Vale a pena ver sim que é um filmaço. E pode tratar de me falar o que vc achou viu. ABS!

    Cintia:Obrigado Cintia. Eu achei esse filme sensibilíssimo. Lindo. muito tocante e profundamente verdadeiro. E a atuação do Ulrich é mesmo sensacional. Taí,é décimo nono da nossa lista. Bjs

    Kamila: Concordo que o filme seja um pouco longo. Mas não vejo isso como prejuízo. Uma montador melhor economizaria uns 10 minutos;quanto a conclusão, bem é muito pessoal, mas eu acho que a conclusão fortalece o discurso do filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Reinaldo, acredita que não vi ainda Das Leben der Anderen? Meu ex professor de germanística me mataria se soubesse disso hahaha... Obrigada pela indicação! Eu tenho estado em falta com o Cinema Europeu. Eu já fui mais européia... me americanizei demais!rsrs... Quando assistir, posto meus comentários. bj!

    ResponderExcluir