domingo, 31 de janeiro de 2010

ESPECIAL NINE - Pílulas italianas

Planeta Guido
Homenagem e contemplação. As palavras de ordem em Nine. Guido Contini (Daniel Day Lewis) é o centro do universo. Dele e de todas as mulheres que gravitam ao seu redor. O planeta Guido, no entanto, ameaça sair de órbita nesse drama Felliniano travestido de musical.


Explosão de sensualidade
Uma amante sensual, disponível e desequilibrada. Opa! Temos aí um clichê. Mas todo o clichê é bem vindo quando apresentado no corpo e, olha a surpresa, na voz de Penélope Cruz. A espanhola irradia sensualidade no número musical mais hipnotizante de Nine.


E por falar em explosão...
Kate Hudson, como uma jornalista americana intrigada pela figura do cineasta italiano, está um vulcão. Que entra em erupção quando canta Cinema italiano, principal música do filme. Hudson dá um show de sensualidade, de fotogenia, de afinação e de, bem, ela dá um show em todos os sentidos.


Haja Botox!
A diva Sophia Loren está robótica em cena. A atriz vive a mãe falecida de Guido que se divide entre assombração e conforto para o inquieto cineasta. Loren, além de monossilábica, tem sua face paralisada por tanto botox. Chega a constranger. Uma participação que tinha como intuito servir de homenagem a ela, e ao cinema italiano, que acaba por diminuí-los.

Onde estão os italianos?
Talvez um problema de casting de Nine seja a falta de atores italianos no elenco. Day Lewis, inglês; Nicole Kidman, australiana; Fergie, americana; Judi Dench, inglesa; Marion Cotillard, francesa; Penélope Cruz, espanhola. Para um filme sobre o cinema italiano, faltam italianos. Mas como diz a personagem de Kate Hudson, outra americana no filme, todos querem estar em um filme italiano.

Quem passou no teste?
Nicole Kidman já trazia experiência (atuou em Moulin Rouge), mas parece que enferrujou um pouquinho. A atriz juntou-se a Sophia Loren e a Judi Dench como as performers mais desinteressantes de Nine. Do lado oposto estão Fergie (tudo bem, tudo bem, ela é cantora profissional), Kate Hudson, Penélope Cruz e Marion Cottilard (um verdadeiro deleite). E Daniel Day Lewis? Olha, o cara parece não saber fazer nada errado. Não empolga, mas certamente dá um caldo!

6 comentários:

  1. Reinaldo, foi justamente isso o que eu pensei sobre Kate Hudson quando vi o trailer, e é justamente ela e o grande Lewis (mas ele ficou bem apagado no trailer) que me motivaram a querer ver o filme, mas ainda não vi.

    E insisto, Kate Hudson está totalmente sexy.

    ResponderExcluir
  2. A Sophia Loren, realmente, está um poço de botox. A cara dela perdeu totalmente a expressão por causa do exagero do uso do produto. E minha grande curiosidade em relação à "Nine" é ver justamente como Daniel Day-Lewis se sairá num musical, num papel que eu nunca imaginei vendo-o fazer.

    ResponderExcluir
  3. Raphael e Kamila: Estarei publicando minha critica de Nine agorinha mesmo. ABS e bjs

    PS: Rafa, cuidado para não passar mal com Kate, Marion e Penelope. Elas estão de matar. ABS

    ResponderExcluir
  4. Só vendo este filme para dizer algo. Penélope encanta qualquer filme que faz uma ponta e está lindíssima na capa da revista Bravo. Kate é muito carismática, a adoro em comédias. Minha grande expectativa é ver Marion Cotillard e Daniel Day Lewis mesmo, e claro, não querer sair do meio da sessão como aconteceu enquanto assistia Chicago.

    Musical eterno só mesmo Moulin Rouge!

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Chicago é superior a esse filme madame. Então se vc saiu no meio do outro filme...
    Contudo, me lembro que vc disse que iria reassistir Chicago para tentar reavalia-lo. Espero que isso possa elaborar sua tolerância em relação ao que verá em Nine. E quanto a Daniel Day lewis que vc havia dito não ser sexy, e considerar isso um problema para esse filme, bem, ele está sexy, não muito, mas digamos que o necessário. Afinal, o show é de suas mulheres né?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Reinaldo, é verdade. Irei reassistir Chicago, mas ao assistir Nine penso que não me contaminarei, também é uma questão de estrutura do filme, enredo, personagens, afeição... penso que Nine será mais afetivo, pelo menos é meu insight. bjs!

    ResponderExcluir