quarta-feira, 17 de outubro de 2012

50 anos de James Bond em Claquete - Dez ideias para os próximos 50 anos de 007


Claquete, alternando espírito zombeteiro e sério, elenca dez sugestões para os próximos 50 anos de James Bond nos cinemas. De opções viajadas como uma guerra de clones e triângulos amorosos a uma bem factível versão com um banqueiro e Wall Street como vilões.



10 – Um psicopata e David Fincher
James Bond sempre teve vilões psicóticos, mas não um psicopata de primeira linha. Em um filme dirigido por David Fincher com o rigor narrativo de um Zodíaco, a potência climática de um Os homens que não amavam as mulheres e a loucura calculada de um Seven. Sonhar é pecado?

9 – Uma perseguição em pleno carnaval brasileiro
Bond caça um terrorista que os melhores serviços de inteligência informam estar no Brasil para o carnaval. O problema é que Bond precisa descobrir que carnaval o terrorista irá pular. O da Bahia, o do Rio de Janeiro, o de Pernambuco... o tom seria Hitchcockiano.

8 – Um vilão americano
Já houve vilões americanos. Mas e se James Bond tivesse como nêmeses um banqueiro americano, prodígio de Wall Street, em uma contraposição com o american way of life do qual o próprio Bond faz parte. Um thriller dirigido pelo alemão Tom Tykwer.

7 – Um road movie dirigido pelos Coen
M está morta. Bond prometeu a si mesmo jamais permitir que algo como aquilo acontecesse novamente. Ele sai ao encalço do assassino, um homem desfigurado, dono de um humor peculiar, e que parece estar sempre um passo a frente de Bond. A caçada pela América profunda coloca diversos tipos estranhos no caminho de Bond. Um deles, talvez, tenha respostas sobre o passado de M e do homem desfigurado.

6 – Licença para matar terminantemente caçada
Tudo bem que essa ideia já foi circundada. Mas não da maneira como deveria. A proposta aqui é a desativação absoluta do MI6 e os agentes secretos vivendo como párias. James Bond seria então moeda de troca entre EUA e Inglaterra e os dois países estariam caçando Bond que, para sobreviver, buscaria as provas para expor a razão da desativação do MI6; o que levaria Bond ao Afeganistão.  

5 –Epidemia global
E se James Bond fizesse parte do filme Contágio, de Steven Soderbergh? A ideia não é ruim. O governo britânico suspeita que uma poderosa farmacêutica americana está por trás da liberação de um vírus biológico mortal. Bond é acionado para levantar informações suficientemente confiáveis para contornar uma incidental crise diplomática. Mas Bond só tem 36 horas porque está contaminado.

4 – Bond versos Bond
A ideia da clonagem parece sub ficção científica. Mas com roteiro de Andrew Niccol (Gattaca–experiência genética), esse poderia ser o Bond de Ridley Scott. Com a finalidade de replicar e garantir a existência do agente secreto perfeito, o MI 6 clona Bond sem a ciência do mesmo. Mas o clone cai nas mãos erradas e precipita o destino de Bond.

3 – Bond desmemoriado
Ok! Essa é cópia descarada de Bourne. Mas imaginem James Bond entrando em um bar sem saber o que pedir ou sem resposta para a famosa pergunta: e o nome é? A dúvida é se o Woody Allen dos anos 70 ou os Farrely dos anos 90 dirigem...

2- Um triangulo amoroso
Que o fraco de Bond é mulher todo mundo sabe. Mas e se uma delas resistisse aos encantos do agente secreto? E se tivesse outro homem na jogada? Um drama com sotaque europeu com um Bond disperso, inseguro e algo destrutivo. Fernando Meirelles seria uma boa opção para direção.  


1 – Pulp Bond
Não é de hoje que cinéfilos sonham com um 007 dirigido por Quentin Tarantino. Além de frequentar um top 10 dos sonhos publicado há algum tempo em Claquete, essa ideia chegou a ventilar em Hollywood. O próprio Tarantino já comentou que gostaria de dirigir um 007. Os produtores, no entanto, afastaram a possibilidade argumentando que o diretor não tem o perfil buscado por eles. Mas fica a provocação: como seria um James Bond por Quentin Tarantino?

5 comentários:

  1. Adorei suas ideias para futuros filmes do James Bond. Como já disse, o que me atrai nessa franquia é a capacidade dela se reinventar, especialmente a cada nova entrada de ator no personagem título e de diretor. É uma franquia que sempre mantém a sua relevância.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. kkkkk, adorei. O carnaval no Brasil, já fiquei imaginando. Confesso que não sou das maiores fãs de 007, mas me divirto com seus filmes.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Obrigado Ka. Que bom que gostou!
    Bjs

    Amanda: rsrs. Pois é, modéstia à parte, o carnaval no Brasil foi uma boa ideia...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Uma ideia mais atraente que a outra. Faça você o seu James Bond Reinaldo. Me mande um script que eu faço a direção. rs

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo Mendes: Rsrs. E não é que é ótima ideia. Só precisamos definir quem será o Daniel Craig. rsrs
    Abs

    ResponderExcluir