sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crítica - 360


Distopias emocionais

Não que 360 (360, Aus, Ingl, Can, Bra 2012) não seja sobre o amor, como muito se proliferou na mídia nessas últimas semanas; indiscutivelmente o tema gravita todas as subtramas interligadas do novo filme de Fernando Meirelles, mas 360 é, na verdade, um drama sobre escolhas. E as indesviáveis consequências delas. O que torna o material do filme ainda mais atraente, sob a perspectiva dramatúrgica, é o desenho do acaso; jamais subestimado pela narrativa alinhada por Meirelles e pelo roteirista Peter Morgan, e seu impacto em circunstâncias diversas.
Talvez seja do confronto do acaso e do arbítrio que 360 se erija como um filme de muitas potencialidades, alguns acertos e um discurso bem azeitado sobre ciclos.
Diferentemente do que se poderia supor, com base no histórico de filmes com múltiplos personagens, a narrativa não oscila e Meirelles com o préstimo do montador Daniel Rezende, mantém bem costuradas as transições entre os plots. A trilha, supervisionada por Ciça Meirelles, é outro bálsamo que acrescenta ao termostato da narrativa.
Mas 360 não escapa de outro problema crônico de filmes corais. O pouco, por vezes pobre, desenvolvimento dos personagens. Alguns não excedem o arquétipo como é o caso do dentista mulçumano que se apaixona por sua assistente casada e padece de um conflito mais espiritual do que ético. Há núcleos, porém, que não só recebem mais atenção da caneta de Morgan como contam com atores inspirados. Maria Flor protagoniza o arco mais bem adornado do filme. Laura (Flor) seguiu para Londres para tentar a vida ao lado do namorado fotógrafo. Depois de descobrir a traição dele, ela parte de volta para o Brasil. Em pouco mais de 24 horas, e cruzando com dois outros personagens cativantes, ela precisa externar toda a fragilidade e erupção emocional a qual a personagem está submetida. Não é uma tarefa fácil, mas Maria Flor a cumpre com tamanha desenvoltura que se equipara aos bem mais badalados Ben Foster e Anthony Hopkins, que também apresentam momentos de brilho.

Maria Flor em cena do filme: uma atriz surpreendente e cativante


Em comum, todas as subtramas de 360 têm a bifurcação nos caminhos de seus personagens. Em alguns casos, mais de uma escolha. Como é o caso da prostituta eslovaca Mirka (Lucia Siposová) que, não coincidentemente, abre e fecha o filme. O amor e a forma como lidamos com ele, obviamente, passa por essas escolhas e Fernando Meirelles é hábil em sinalizar isso. Seja no olhar de culpa que o marido reconhece na esposa (em grande momento silencioso de Jude Law), seja na opção de manter-se alinhado a uma certa visão de mundo em detrimento de um lampejo de felicidade ou quando se flerta com um agressor sexual.
360, nesses momentos, rejeita a frieza de quem apenas observa e permite que o sangue corra por suas veias. São momentos muito bem escolhidos por Meirelles. Em um filme de difícil realização, mas que o diretor soube tirar dessa dificuldade certa poesia.

6 comentários:

  1. Gosto muito do Fernando Meirelles, mas achei este filme muito pretensioso. O grande problema, pra mim, em filmes que contam uma multiplicidade de histórias é que eles podem cair pelo caminho da irregularidade. É justamente isso que ocorre com "360". Algumas histórias não funcionam, simplesmente. E a sensação que eu tive foi a de que o filme rodou, rodou e terminou no mesmo lugar, sem evoluir.

    De longe, a melhor história e que daria, por sinal, um bom filme inteiramente sozinha era aquela que envolvia: Maria Flor, Ben Foster e Anthony Hopkins.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já eu gostei bastante do filme. Na verdade, o pouco desenvolvimento dos personagens não me incomodou, achei que a forma como eles foram sendo conduzidos, a ligação entre as histórias que no final mostravam a mesma coisa é que foram interessante. E a montagem, claro.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do filme tb, acho fluído e de uma narrativa aprazível. Apesar de alguns momentos parecerem surreais, o filme diáloga com propriedades sobre a ciranda amorosa proposta.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Kamila: Eu não achei esse cúmulo de pretensão não. Gostei do filme. Achei uma proposta narrativa interessante na qual Meirelles mergulhou.
    Bjs

    Amanda: Concordo plenamente contigo!
    Bjs

    Celo Silva: E não só sobre o amor. Acho que, como coloquei na crítica, a premência do filme é falar sobre escolhas.
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Tô no time da Kamila. Acho que a pretensão de "360" já surge no título, equivocado porque a volta não chega nem ser perpendicular, sejamos francos. No mais, o panorama de personagens não me disseram nada em sua maioria, com exceção da trama explorada na crítica, com Flor, Hopkins (maravilhoso na cena do AA) e Foster. Mas Mairelles capta toda essa frieza com elegância e o mais legal do roteiro de Morgan, na minha concepção, são os entrelaços narrativos, embora esse recurso já chega batidíssimo ultimamente, não é mesmo, Guillermo Arriaga? rs.

    Não achei o filme ruim, só não acho que tenha muito sangue nas veias, e aí venho a discordar da sua análise, R.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Elton Telles: Mas Elton, uma das poesias do filme é justamente essa percepção de que nos movemos para, muitas vezes, não sairmos do lugar. Mas isso não ocorre com todos os personagens... De qualquer jeito, entendo suas restrições.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir