sábado, 27 de outubro de 2012

Em off


Nesta edição de Em off, crise no universo mutante; um tubarão que (ainda) assusta muita gente; uma mulher que fez (a ainda fará) muita história na Arábia Saudita; as escolhas sugestivas de Uma Thurman; o bom ano de John Goodman; um remake que promete e um casamento de dar água na boca.


Metáforas e conquistas
Haifa al Mansour fez história. E tudo indica que vai continuar fazendo. Ela é a primeira diretora de cinema saudita e a primeira a ter rodado um filme em seu país. Não é pouca coisa. Sob muitos ângulos, Wadjda é um marco poético e cheio de metáforas sobre a Arábia Saudita e a condição da mulher árabe. À BBC Brasil, Mansour falou sobre as dificuldades de rodar cenas em locações externas e o sentimento de ser essa profissional do cinema destinada a se tornar um ícone histórico. A matéria , publicada no site do jornal O Estado de São Paulo, o leitor pode conferir aqui



Tubarão ainda afiado
Os 100 anos do estúdio Universal estão proporcionando ao cinéfilo uma verdadeira gincana de lançamentos super especiais para o mercado de home video. Neste mês de outubro, um em particular chama a atenção. Trata-se da edição especial em Blu-ray de Tubarão (1975), clássico mor entre os clássicos de Steven Spielberg. Foi com esse filme que Spielberg viabilizou o que hoje chamamos de “temporada pipoca” ou “filmes de verão”. Nas palavras do crítico Inácio Araújo, “Tubarão é coisa mestre. Não é qualquer um que faz a plateia se borrar de medo sem mostrar nada”.
Entre os destaques do material extra do disco estão documentários como “O tubarão ainda funciona: o impacto e o legado de Jaws” e “Os bastidores de Jaws”; cenas excluídas, fotos de produção, campanha de marketing, storyboards originais e um outro doc sobre os muitos processos de restauração do filme.

O casamento de Natalie Portman e Michael Fassbender
O casamento, é claro, é de mentirinha. Ocorreu nesta semana nos sets de filmagens do novo longa de Terrence Malick. O filme, que ainda não tem nome definido e deve ser lançado no final de 2013 nos cinemas, versa sobre amor e traição a partir da história de dois triângulos amorosos. Ryan Gosling, Christian Bale e Rooney Mara também integram o elenco do filme.




Sexaholic Uma
Uma Thurman surgiu para o cinema no thriller erótico chique Ligações perigosas (1988). De lá para cá, virou musa de Quentin Tarantino, se exercitou nas comédias, experimentou os romances... No entanto, dois de seus próximos projetos podem reconduzi-la ás fantasias de muita gente por aí. Uma Thurman já assinou para participar do muito comentado filme pornô artístico de Lars Von Trier. Não se sabe, porém, o tamanho do papel que a atriz terá em Nymphomaniac. Não se sabe também se uma coisa tem a ver com a outra, mas Uma está em negociações para estrelar a adaptação do livro "50 tons de cinza", outro com boa voltagem erótica.  A maturidade definitivamente atiçou Uma!



Você vai saber o nome dela
A refilmagem de Carrie- a estranha estreará no Brasil no dia 15 de março de 2013, mesma data programada para a estreia norte-americana. A informação é da Sony Pictures do Brasil.
O filme, dirigido por Kimberly Pierce, tem Chloe Grace-Moretz no papel que consagrou Sissy Spacek. O cartaz é de babar de ansiedade!




O ano de John Goodman?
Ele é daqueles baita atores que despontaram em papéis cômicos e se ajustaram à percepção do público. Vez ou outra se experimentam em um papel mais dramático, geralmente de menor estatura, e costumam surpreender. John Goodman, nesse sentido, tem um 2012 recheado. Ele está no elenco de O voo, drama de Robert Zemeckis estrelado por Denzel Washington, Curvas da vida, de Robert Lorenz com Clint Eastwood no papel principal, Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, e Argo, de Ben Affleck. Todos papéis pequenos, mas de alguma maneira marcantes. Já se fala em uma possível presença na temporada de premiações. A dúvida seria por qual filme. Como Argo parece mais bem colocado na disputa, e sua importância na trama é maior, as apostas dão conta de que se ele for lembrado na corrida pelo Oscar, será pelo filme de Ben Affleck.

John Goodman: bom no nome, na carreira e no ano de 2012 


Reincidência
Antigo produtor dos filmes de Guy Richie e francamente um dos diretores mais criativos, originais e habilidosos do mercado, com filmes como Nada é o que parece (2004), Kick ass – quebrando tudo (2010) e X-men – primeira classe (2011) no currículo, Matthew Vaughn é um enigma. Na última semana foi anunciado que o diretor abandonou a pré-produção da sequência de X-men- primeira classe, denominada X-men: dias de um futuro esquecido. As razões não foram divulgadas, mas não é a primeira vez que Vaughn abandona uma produção do gene mutante. Era ele o responsável pela produção do terceiro x-men, mas pulou fora por divergências criativas e o filme acabou no colo de Brett Ratner. Dessa vez, seu substituto deve ser outro insider, Bryan Singer, diretor dos dois primeiros filmes da franquia.
Mesmo que Singer seja o diretor ideal para substituir Vaughn, pela familiaridade e liberdade que já goza junto ao estúdio Fox e personagens, é uma pena a desistência de Vaughn que renovou e potencializou as camadas políticas e humanas da saga mutante no cinema.

4 comentários:

  1. Uma pena mesmo o fato do Matthew Vaugh ter abandonado a "franquia". "X-men - Primeira Classe" foi um ótimo filme e eu estava esperando pela continuação feita por ele. Enfim, vai entender...

    Elenco maravilhoso esse do novo filme do Malick, hein? Se pelo menos ele não reduzir a participação de alguns será realmente ótimo, caso contrário...

    Uma Thurman entrou no lugar da Nicole Kidman? É isso? Se for, podemos esperar por uma Thurman bem caliente, hihihi

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu continuo aqui rezando para o filme de Terrence Malick ser tudo o que promete com um elenco desses... hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Hummm, gostei do que foi abordado nessa edição.

    Não estava sabendo da existência dessa diretora saudita. Muito bacana! Muitos louros a ela e sucesso em sua trajetória! Dificilmente chegará algum filme dela lançado no Brasil, mas a esperança é sempre a última, né? =)

    Confissão: ainda não me rendi ao Blu-ray rs. E tenho tanta resistência, cara. Tenho uma coleção de DVDs e já me surge uma outra plataforma para "extingui-los". Parece que a transição do VHS para os discos compactos foram ontem! Enfim, "Tubarão" é joia rara mesmo, um dos meus Spielba's faves.

    Terrence Malick, John Goodman e Uma Thurmam são só amores <3

    Agora, pode me chamar de saudosista, chato, o que for... eu torço tanto pelo fracasso desse remake de "Carrie", mas tanto. Tem Chole Moretz e Julianne Moore, duas atrizes que só admiro, mas não se mexe com um clássico desses, meu caro. Eu tenho muito medo do que essa nova versão irá apresentar. Receio de que seja uma versão ultra teen PG-13 para ganhar nas bilheterias. Sei lá, vamos aguardar e espero estar errado até o último fio de cabelo.

    Tu sabe como sou "X-Men: First Class" fanzóide assíduo rs. Não recebi com bons olhos a saída de Vaughn, porque vc disse absolutamente tudo o que acho desse diretor e sua veia criativa. Mas nas mãos de Bryan Singer, que fez muito bem o dever de casa nos dois primeiros filmes da série, eu fico até sossegado. Não indo para Brett Ratner, estamos no lucro, amigão xD


    Abraaaços!

    ResponderExcluir
  4. Alan: Deve ter tido alguma divergência muito grande para motivá-lo a abandonar o projeto Alan. O elenco do novo do Malick é mesmo maravilhoso e não se sabe se Uma irá fazer o papel de Nicole. Mas seria bom, né?
    Abs

    Amanda: Malick é sempre razão para apreensão...
    bjs

    Elton:Valeu meu caro! Pois é, dificilmente o filme dela chegará aqui. Certo é que não passará na Arábia Saudita.
    Car, tb não tenho blu-ray. Mas não é nem tanto por resistência, é bala na agulha mesmo. rsrs. Mas entendo a resistência. O mercado está mesmo acelerado demais. Ainda bem que, pelo menos, os tocadores de blu-ray tb rodam dvds, né?
    E já estamos no lucro. Brett Ratner is out!
    Abs

    ResponderExcluir