quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Crítica - Ruby Sparks-a namorada perfeita


Porque se apaixonar é mágico...

Pode parecer publicidade oca, mas faz toda a diferença as mentes criativas por trás de Ruby Sparks – a namorada perfeita (Ruby Sparks EUA 2012) serem dois casais em fases diferentes da vida e da relação. Isso porque, em um primeiro momento, Ruby Sparks fala sobre expectativas que gravitam uma relação amorosa e, em um segundo momento, sobre o peso do desenvolvimento de uma relação amorosa.
Posto de maneira simples, o que Ruby Sparks – a namorada perfeita propõe é um choque entre o conto de fadas – de onde o filme tira sua fascinante premissa – e a realidade – que vai sendo pincelada com contornos cada vez mais sombrios. Ainda assim, Ruby sparks se mostra um filme solar, meigo e engraçado. Não à toa, os responsáveis são Jonathan Dayton e Valerie Faris – que há seis anos chamaram a atenção à frente do indie Pequena miss sunshine. O outro vértice que provê equilíbrio a essa tese disfarçada de comédia romântica que é Ruby Sparks é Paul Dano e Zoe Kazan. Namorados na vida real, eles esbanjam química e não fazem questão de esconder o viés terapêutico da obra, cujo roteiro é assinado por Zoe.
Dano, com inesperado desembaraço cômico, vive Calvin. Um escritor refém de seu primeiro sucesso. Mas se o único problema de Calvin fosse a dificuldade de inspiração para escrever seu segundo livro, ele estaria bem. Abandonado pela namorada após a morte do pai, Calvin alimenta forte tendência antissocial e preocupa desde o irmão até o terapeuta. Este último lhe sugere um exercício, do qual Calvin acaba extraindo inspiração: começa a escrever sobre a garota de seus sonhos. Só que ele se descobre apaixonado por ela. Algo que torna a lhe jogar em conflito, o que é potencializado quando Ruby, a garota que começou a escrever depois de sonhar, se materializa em sua frente. A princípio desconfiado, ele acaba constatando que essa materialização de seu subconsciente é real. Real o suficiente para interagir com outros além dele. A lua de mel, então, tem início. Calvin nunca fora tão feliz.

Ela é real: Calvin custa a acreditar que "criou" uma mulher e custa a acreditar que sua criação pode não amá-lo incondicionalmente


Mas o segundo ato do filme desconstrói esse mar de rosas. Não há relação que resista ao desgaste e no interessante contraponto que oferece ao colocar a mãe de Calvin (Annette Bening) e seu padrasto (Antonio Banderas) na trama, Ruby Sparks avaliza dois comentários de naturezas opostas: por um lado chama a atenção para o fato de que nenhuma relação amorosa sobrevive sem um esforço diário para que isso aconteça e, por outro, atenta para o ímpeto dominador que algumas pessoas apresentam em uma relação. Exigindo que o/a parceiro (a) se molde às suas vontades.
Justamente por capturar tão bem essa ambiguidade, e ainda tirar um final feliz extremamente poético e encantador da cartola, que Ruby Sparks – a namorada perfeita é um filme tão interessante. Certamente não é o arroubo de originalidade e acidez que é Pequena miss sunshine, mas é uma obra que não se furta a iluminar sombras que preferimos esconder. Ruby Sparks – a namorada perfeita é um filme sobre as diferentes faces do amor, mas é, antes disso, um filme sobre como o ato de amar pode nos tornar pessoas melhores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário