segunda-feira, 14 de junho de 2010

Crítica - Plano B


Um bom plano b
Jennifer Lopez está de volta aos cinemas em comédia romântica que honra o gênero



Apesar de afastada das telas de cinema a quase 4 anos, o retorno de Jennifer Lopez não rendeu o que se imaginava. O público americano torceu o nariz para Plano B (The back up plan, EUA 2010), nova comédia romântica estrelada pela diva do cinema e da música. Após quase dois meses em cartaz, o filme alcançou os U$ 35 milhões que custou para ser feito. Ou seja, é prejuízo homérico para o novo estúdio CBS films que com seu segundo longa metragem para cinema, o primeiro foi Decisões extremas estrelado por Harrison Ford, ganha sua segunda bomba financeira.
Contudo, o filme que estreou neste final de semana do dia dos namorados no mercado brasileiro não é ruim. Plano B, é bem verdade, abusa da boa vontade do espectador. Não bastasse as idiossincrasias características do gênero comédia romântica, a audiência tem que acatar a ideia de que Jennifer Lopez não só não consegue ser feliz em nenhum relacionamento, como não consegue um doador de esperma conhecido para gerar um filho artificialmente. A aventura de Zoe, papel de Jennifer, começa justamente na clínica de inseminação artificial. É na saída da clínica que nossa heroína (que mesmo sendo proprietária de uma pet shop, veste-se como uma diva da moda) encontra o amor de sua vida. O bonitão Alex O´Loughlin imita trejeitos de Gerard Butler (uma figura já veterana em comédias do tipo), mas tem brilho próprio e alcança boa química com Jennifer. Aliás, a atriz aparece bem confortável em cena. Algumas delas do tipo que não estávamos acostumados a ver J. LO em ação, como arrotando ou se lambuzando de ensopado. Essa comédia física mais afeita a filmes de Jim Carrey acaba se revelando um valoroso trunfo cômico que ajuda a fita a sair do lugar comum. O diretor Alan Poul segue a cartilha das comédias românticas direitinho e todos os momentos chave estão lá. As briguinhas, o momento “descobri que fui feito (a) para você ”, a particularidade do casal que sempre gerará consternação (no caso aqui é quem roubou o táxi de quem na chuvosa tarde em que se conheceram) e o felizes para sempre mais esperto possível. Plano B não inventa a pólvora, mas é um filme feito sob medida para quem gosta do gênero. E de Jennifer Lopez.

10 comentários:

  1. Não faço parte daqueles que detestam Jennifer Lopez. Apesar de não ser uma atriz excelente, ela consegue bons papéis e os executa de maneira bastante satisfatória.

    http://que-nota.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não sou grande fã dos filmes de J.Lo, mas também não critico, acho ela bacana, o ruim é quando ela tenta se aventurar pelo drama, mas não vem ao caso agora, rs
    Mas, este filme é o típico filme ideal para se ver em casa.

    ResponderExcluir
  3. sinceramente eu acho a jennifer lopez péssima em tudo o que ela faz, seja na música ou no cinema, até hoje não vi nenhum filme em que ela diz a que veio...gostei de a cela, mas mais pelo visual e história do que por causa dela...mas ela tem seu valor

    ResponderExcluir
  4. Não é ruim, é só mais do mesmo... O problema é que Jennifer Lopez não tem mais culhão pra levar gente pro cinema fazendo um "mais do mesmo". Se fosse um A Cela...

    ResponderExcluir
  5. Grande Reinaldo!
    nossa, passarei correndo dessa cilada rs. Como Jennifer Lopez ainda insiste em fazer essas comédias românticas bobas? É até compreensível já que ela não tem talento algum para fazer algo mais exigente, nem nenhum diretor arriscaria a vida do próprio filme escalando ela para o elenco - mas, vai saber... tem louco pra tudo.

    eu estou um pouco farto de comédias românticas. Deus, nos ultimos 2 anos, foi um bombardeio de filmes enlatados desse gênero, aqueles esquemáticos com começo, meio e fim. Resultado: louvam quando um filme mais "diferente" como "(500) Dias com Ela" é lançado, embora eu ache que tudo faça parte do mesmo saco rs.


    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Reinaldo,

    Estamos em sintonia, quase revisamos este filme na mesma data, rs!

    Sua crítica está super coerente, é isso mesmo, o filme segue a receita das comédias românticas, porém eu consegui aproveitá-lo mais em comparação às críticas de outros cinéfilos. Primeiro porque eu gosto da J. Lo, não amo mas tenho simpatia por ela, isso ajuda eu a tolerar a sua atuação e segundo porque eu gostei da problemática de uma mulher tomar a decisão de fazer inseminação artificial. Acho que é um drama que passa pela cabeça de algumas mulheres que estão chegando aos 40 e ainda não casaram, porém desejam ter filhos. Por razões óbvias, a narrativa do filme não iria cobrir a complexidade de tal questão, porém achei interessante o filme trabalhar a partir deste tema.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Concordo que este é um filme feito sob medida para quem gosta do gênero. É previsível, mas entretém e envolve e é isso que a gente espera de uma comédia romântica. Apesar de ser um ator um tanto limitado, o Alex O'Laughlin ainda possui uma ótima química com a Jennifer Lopez.

    ResponderExcluir
  8. Khalil Affonso: Penso mais ou menos como vc Kalil em relação a Jennifer. abs

    Alan: Realmente ela é uma atriz bem limitada. Se bem dirigida pode render, mas acho que ela não deve se experimentar mais fora da comédia.É a zona de conforto dela. abs

    Volver um filme: Sinceramente, não vejo ela como péssima. A muita gente pior do que ela colhendoelogios por aí (tanto na música quanto no cinema). E só para ver como opinião é uma coisa maravilhosamente única, detestei A cela. Para mim é um filme totalmente equivocado.
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Fernando: Vc disse tudo Fernando. Só não entendo esse auê todo em cima de A cela, rsrs
    abs

    Elton: Deixe-me começar defendo as comédias românticas. Eu adoro esse que é o gênero mais honesto do cinema. Pois é, já foi tema de uma seção Insight aqui em Claquete. rsrs. Concordo quanto a sua leitura sobre 500 dias com ela e concordo quanto a limitação de J.LO. As melhores comédias romanticas hj em dia são as de Nancy Meyers e as de Judd Aptow. Cada um em seu galho.
    abs

    Madame: É verdade madame. Eu, como espectador, gostei do filme. E acho que esse filme quer alcançar apenas os espectadores, não à crítica. E ao resenharmos -o , temos que ter isto em mente.
    A premissa é muito original, como o são 70% das premissas das comédias românticas atuais, é isso que difere os filmes da Nancy meyers no gênero. Ela desenvolve as boas premissas.
    bjs

    Kamila: Ele imita Butler. É só vc reparar. Agora a química é toda deles mesmo. rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Taí, você disse uma coisa que faz sentido. O Alex O'Laughlin quer imitar Gerard Butler! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir