quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tira-teima - O segredo da cabana X A morte do demônio

A seção Tira-teima está de volta e nesse retorno promove um tira-teima entre duas produções pretensiosas dentro do gênero do terror, mas que se perdem lá pelas horas tantas. Com premissas semelhantes, e propostas distintas, os filmes acabam se abraçando no inferno das boas intenções. O segredo da cabana (The cabin in the woods, EUA 2011) e  A morte do demônio (Evil deade, EUA 2013) devassados com o devido “spoiler alert”.



O mote
O segredo da cabana: Grupo de jovens se desloca para uma cabana isolada nas montanhas. Lá se deparam com forças sinistras após mexerem em um objeto obscuro no porão da cabana.

A morte do demônio: Grupo de jovens se desloca para uma cabana isolada na floresta. Lá se deparam com forças sinistras após mexerem em um objeto obscuro no porão da cabana.

Status quo
 O segredo da cabana: Produzido por Joss Whedon, um dos pilares da onda geek atual, a produção tem como objetivo primário ser uma sátira das produções de terror voltadas para o público jovem que colocam jovens em cabanas sinistras. A ordem é “desmoralizar” os clichês do gênero.

A morte do demônio: Remake do filme cult que lançou Sam Raimi. O filme, produzido por Raimi, não economiza no gore e tem como objetivo atualizar a trama para a geração atual. O texto foi revisado por Diablo Cody, de Juno e A garota infernal.

Entretanto...
O segredo da cabana: O filme se perde no sarro que tira do gênero e deixa uma proposta aguçada e original se fragilizar em um banho de sangue cenográfico que não é nem engraçado nem assustador.

A morte do demônio: O ritmo é um problema. A morte do demônio, a princípio, evita o tom trash empregado pelo original e investe no horror sem concessões, mas invariavelmente rende no final ao trash e compromete o “espírito” do filme.

O diretor
O segredo da cabana: Drew Goddard é da geração dos novos talentos. Com 38 anos é apadrinhado por J.J Abrams e Whedon. Antes do roteiro e direção de O segredo da cabana, ajudou a polir o texto do também decepcionante Cloverfield – o monstro.

A morte do demônio: O uruguaio Fede Alvarez foi descoberto por Raimi depois de ter feito um curta sobre uma invasão alienígena em Montevidéu e ter postado no YouTube. Já trabalha na sequência de A morte do demônio.

A protagonista
O segredo da cabana: Aos 32 anos, Kristen Connolly não é exatamente uma figura reconhecível no cinema, mas já participou – sempre como coadjuvante – de produções badaladas como Foi apenas um sonho (2008), Fim dos tempos (2008) e Os delírios de consumo de Becky Bloom.

Kristen Connolly: ok, ela é mais bonita... 

A morte do demônio: Aos 23 anos, Jane Levy ainda está pavimentando seu caminho no cinema. Com relativo sucesso na tv americana, estrela o seriado Suburgatory, debuta no cinema já protagonista em A morte do demônio. Está em outro filme de terror para estrear ainda 2013.

Jane Levy: ok, mas o futuro dela é mais promissor...

O hype da droga
 Como em todo filme de terror para jovens e com jovens, a droga ocupa papel central na trama.

O segredo da cabana: Marty, vivido pelo ator Franz Kranz, é um maconheiro inveterado. Ele faz questão de estar chapado a todo o tempo. Conforme o filme vai avançando, se percebe que mesmo chapado, Marty é o mais lúcido da turma e o único não disposto a fazer as escolhas ruins que os jovens sempre fazem nesses filmes. Mais adiante descobre-se que a maconha inibia um agente químico que, por falta de um termo melhor, “emburrecia” os jovens em questão.

A morte do demônio: Mia, vivida por Jane Levy, é uma dependente de drogas em intervenção. É essa justamente a razão que a leva, junto com dois casais, para a cabana isolada. A abstinência da droga, em certo nível, é pretexto para as alucinações e loucuras que caracterizam a personagem no segundo ato do filme.

O momento WTF
O segredo da cabana: Quando se descobre que tudo não passa de um ritual milenar para evitar a extinção da vida como conhecemos. Ou da humanidade se preferir...

A morte do demônio: Quando Mia arranca o braço das fuselagens de um carro facinho, facinho. Será que ela não viu 127 horas?

Marty, de O segredo da cabana: 'agora me diz que eu não sou o personagem mais bacana desse Tira-teima'?

A morte mais bacana
O segredo da cabana: Acaba sendo a de Chris Hemsworth que envenena uma moto e literalmente se mata.

A morte do demônio: A morte “devagar e sempre” de Eric (Lou Taylor Pucci) que, afinal, foi quem invocou o demônio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário