sexta-feira, 10 de maio de 2013

Espaço Claquete - Morte por encomenda


Você se lembra de quando Nicolas Cage fazia filmes que valiam o ingresso? Morte por encomenda (Red Rock West, EUA 1993), um policial bastante climático com indisfarçável silhueta de filme B é desses filmes que mostram que Cage é um ator que sempre teve um faro para filmes ruins que podem ser bons sob certa perspectiva.
Dirigido por John Dahl, que tem ótimos filmes como Cartas na mesa (1998) e Perseguição – a estrada da morte (2001) no currículo, além da direção de episódios diversos de séries como “Dexter”, “Californication” e “Breaking bad”, Morte por encomenda tem Nicolas Cage como Michael Williams, um veterano do exército americano, com uma perna debilitada, que perambula pelo interiorzão dos EUA em busca de um emprego. Um belo dia, depois de mais uma frustrada tentativa de arranjar um emprego e com a carteira vazia, Williams para seu carro com placa do Texas e entra em um barzinho da pacata Red Rock na esperança de descobrir se há uma vaga de emprego pela região. O dono do bar confunde Williams, que se deixa confundir, com um assassino profissional contratado para matar sua esposa. Williams ouve atentamente o plano do dono do bar e aceita os U$ 5 mil iniciais pelo serviço. Ele vai ao encontro da esposa e a faz crer que ela poderia reverter a mira de sua arma. Williams pega mais U$ 5 mil com a esposa e decide deixar Red Rock para trás. Antes disso, escreve uma carta para o xerife da cidade alertando dos planos homicidas do casal. Contudo, a “fuga” de Williams acaba em atropelamento e ele é reconduzido a Red Rock e ás consequências de suas atitudes, à medida que o dono do bar se revela o xerife da cidade e que o assassino contratado por este último, papel milimetricamente vestido por um Dennis Hopper na melhor vibe Dennis Hopper, chega à cidade.
Morte por encomenda é daqueles filmes que empolgam, a despeito da simplicidade do argumento e do pouco espaço para os atores excederem o estereótipo. O maior mérito de Dahl é não querer fazer um filme B parecer um filme A, coisa que diretores da mesma estirpe de Dahl – como John Singleton ou Rob Cohen – costumam fazer.

3 comentários:

  1. Pois é, Nicolas Cage já fez bons filmes. Esse "Morte por Encomenda" eu nunca vi. Anotei a dica!

    ResponderExcluir
  2. Nicolas Cage poderia retomar a carreira (aquela boa carreira no qual ele escolhia bons filmes).

    ResponderExcluir
  3. Kamila: Éum bom filme B Ka.
    Bjs

    Alan: Eu, particularmente, aprecio a atual fase da carreira de Cage Alan. Ainda que concorde que ele poderia fazer uns filmes mais destacados...
    abs

    ResponderExcluir