quinta-feira, 21 de julho de 2011

Em off

Nesta edição de Em off, as impressões (e algumas divagações) sobre os primeiros trailers de dois dos filmes mais aguardados de 2012; a comédia que promete marcar 2011; o lembrete de uma nova seção que chega a Claquete; o reinado de Harry Potter ainda ofuscando o horizonte e considerações sobre três produções que não tem nada a ver entre si, mas tudo a ver com você cinéfilo.



As primeiras impressões sobre o novo Batman
Junto com o último Harry Potter foi revelado o primeiro teaser do último Batman de Christopher Nolan. O filme, que ainda está sendo gravado, é fortemente aguardado por cinéfilos e crítica. Nolan, como se sabe, tem aumentado as expectativas em torno de sua obra. O novo Batman beira o colapso nesse sentido. Talvez por isso, esse primeiro teaser liberado um ano antes do lançamento nos cinemas (a exemplo do que ocorrera com A origem), revele tão pouco. A ideia é rememorar a trajetória do vigilante e lembrar a audiência, nas palavras do comissário Gordon (Gary Oldman) da angústia experimentada pelo homem-morcego. O teaser aguça ao trabalhar com conceitos já estabelecidos no final de O cavaleiro das trevas. O que permite supor que a engenharia do marketing da Warner deve privilegiar uma campanha, guardadas as devidas proporções, similar à realizada para promover A origem. Deu muito certo a ideia de revelar pouco da trama e bombardear o público com imagens conceituais de alto impacto. Contudo, Batman é algo que não pode ficar totalmente no escuro. Vai ser interessante ver como essa história se desenrola...



As primeiras impressões sobre o novo aranha
A Sony liberou o primeiro trailer de O incrível Homem Aranha. O filme, que medirá forças com Batman no verão de 2012, é um precoce reboot da série iniciada em 2002 com Tobey Maguire como Aranha e Sam Raimi na direção. Quem lê Claquete há muito tempo acompanhou a série de postagens que pormenorizou os bastidores da decisão da Sony de demitir a equipe criativa do quarto filme e reiniciar a série.
Com Andrew Garfield como o cabeça de teia e Marc Webb atrás das câmeras, a produção - mais barata – objetiva reestruturar a trajetória do Aranha no cinema. A linha Ultimate, que fez o mesmo nos quadrinhos com vários personagens da Marvel, é uma escudeira aqui. No entanto, o trailer repisa onde o primeiro filme de Sam Raimi andou tão bem. O vídeo promocional não sugere conflitos distintos dos vislumbrados na fita de 2002. A estrutura narrativa parece a mesma e, pelo menos nesse momento, tudo indica que as comparações serão desfavoráveis à empreitada.
Nas próximas edições de Em off, mais notícias sobre O incrível homem aranha.





Amanhã tem estréia...
Aqui em Claquete. Com 60% dos votos, o cineasta Clint Eastwood foi escolhido para estrelar a primeira seção Filmografia comentada do blog. A nova seção vem substituir Panorama e irá destacar, com uma rica combinação de análise e informação, as filmografias de importantes figuras do cinema.



Os números de Harry Potter

Foi uma estréia demolidora. Harry Potter e as relíquias da morte-parte II destroçou antigos recordes e segue reinando absoluto nas bilheterias. O filme desbancou Lua nova como o de maior faturamento em um único dia com U$ 92 milhões. Foram 18 milhões a mais do que a marca anterior. O oitavo Harry Potter também destronou Batman – o cavaleiro das trevas e sua vistosa marca de melhor bilheteria de fim de semana de estréia (a jóia na coroa de qualquer blockbuster). O recorde anterior era de U$ 158, Harry Potter e as relíquias da morte-parte II cravou U$ 169,2 milhões. Mundialmente, o filme do bruxo amealhou U$ 485 milhões e foi o mais rápido a atingir U$ 200 milhões nos EUA em toda a história.
Com toda a frenesi Harry Potter acontecendo aí fora, Claquete quis saber do leitor qual era o melhor diretor da saga. O vitorioso foi David Yates, aquele que teve mais filmes para dirigir. O primeiro a assumir o posto , Chris Columbus ficou com a segunda posição. Cuáron e Newell também foram lembrados.
O último filme, fresquinho na memória, foi considerado por 33% dos (e)leitores o melhor da saga. Seguido de perto por As relíquias da morte-parte I e O prisioneiro de Askaban. O único a não ser lembrado foi O enigma do príncipe.


A comédia do ano?
Kevin Spacey como um tipo truculento e preconceituoso, um Colin Farrel careca e barrigudo igualmente preconceituoso e uma Jennifer Aniston ninfomaníaca como chefes de Jason Bateman, Jason Sudeikis e Charlie Day respectivamente. Os três subordinados infelizes resolvem matar seus chefes. Para tanto, resolvem contratar o serviço de consultoria prestado por um histriônico Jamie Foxx. O filme, que já está em cartaz nos EUA, estréia no Brasil em 12 de agosto. Quero matar meu chefe registrou a melhor estréia para uma fita proibida para menores de 18 anos depois dos dois exemplares de Se beber não case. Confira as cenas que Claquete disponibiliza (em inglês) e especule se isso é o bom ou ruim.








Um filme que tem tudo para dar certo
Anunciado há poucas semanas, o filme Rush promete ser uma das atrações da temporada de prêmios de 2013. A produção mostrará a rivalidade entre os pilotos de Fórmula 1 Niki Lauda e James Hunt na década de 70. “A rivalidade é o que move a trama”, assegurou o roteirista Peter Morgan de filmes como A rainha e Frost/Nixon. Ron Howard reeditará a parceria estabelecida com Morgan neste último. E os dois atores principais já foram contratados. O australiano Chris Hemsworth – em alta com o sucesso de Thor – será Hunt e o hispano alemão Daniel Bruhl viverá Lauda.



Um filme que deve dar certo
O diretor do sueco Deixe ela entrar, um thriller de espionagem baseado em John Le Carré que imagina as circunstâncias da criação do icônico personagem James Bond e um elenco capitaneado pelo oscarizado Colin Firth com Gary Oldman, Tom Hardy, John Hurt, Ciarán Hands e Mark Strong.
As rusgas entre as agências de inteligência britânica e soviética são a matéria prima da fita que será lançada no festival de Toronto em setembro. No Brasil, a estréia de O espião que sabia demais está agendada para janeiro de 2012.

Colin Firth, que não quer perder de vista seu assento no Kodak Theatre, protagoniza O espião que sabia demais 

Gary Oldman faz um agente britânico em busca de respostas 


Mark Strong vive mais um vilão em sua carreira, mas no final da história ele bem pode ser um dos moçinhos...


Um filme que deve dar errado
Ficou meio na moita o primeiro trailer de Sherlock Holmes: jogo das sombras. Lançado na semana passada, o primeiro vídeo do filme que estréia no natal desse ano sugere que a sequência dirigida novamente por Guy Ritchie investirá em tudo que deu certo no primeiro filme: Robert Downey Jr., Robert Downey Jr. e Robert Downey Jr. Também devem marcar presença a nivelada química com Jude Law, o humor rasteiro e as piadas inteligentes. Contudo, Jogo das sombras nesse primeiro trailer deixa escapar um desgaste que pode prejudicar seriamente a performance do filme junto à crítica. A conferir.

4 comentários:

  1. Gostei desse trailer de Homem-Aranha, mas concordo que o trailer me lembrou e muito o primeiro filme dirigido por Raimi. Estou curioso para conferir a direção de Webb.

    Harry Potter lucrando que nem água, não é? Mais que merecido!

    Scherlock Holmes 2? Ando com preguiça com Robert Downey Jr. ....

    Eu quero, e muito, assistir "Quero matar o meu chefe". Parece ser uma boa comédia. A estreia foi boa nos EUA? rs

    []s

    ResponderExcluir
  2. Os teasers de "Batman" e "Homem-Aranha" funcionaram muito bem no sentido de criar expectativa em relação ao produto final. Serão dois dos grandes filmes que estrearão em 2012, não tenho dúvidas disso.

    "Harry Potter 7.2." se firma, cada vez mais, como o filme do ano, até agora, não só pelas críticas boas obtidas, como também pela bilheteria mundial.

    Quero muito assistir a este filme baseado no livro de John Le Carré. Acho as histórias dele muito boas e cinematográficas. Rendem bons filmes. :)

    Quanto à "Sherlock Holmes 2": se for um filme tão bom quanto o primeiro, me dou por satisfeita.

    ResponderExcluir
  3. Grande Glioche com notícias ferventes do mundo do cinema atual!

    Amigo, devo discordar de vc quanto as primeiras impressões do novo Batman. Não creio que seguirá tanto "A linha Inception", sem dúvida Nolan irá deixar um filmaço e hoje penso diferente: a sombra Heath Ledger não foi o único motivo do sucesso de O Cavaleiro Das Trevas, hoje já acho algo falacioso pela mídia. Revi o filme final de semana passado e ele tem suas qualidades óbvias graças a direção de Nolan, mas claro, sem tirar ou desmerecer a clássica atuação de Ledger.
    Creio positivamente no Dark Knight Rises. Quanto as impressões do Novo Spider-Man, faço coro a vc. Bom já discutimos isso via twitter, rs!

    Uma pergunta, não ficou a Laura Ziskin e o Avi Arad na produção deste reboot? Os únicos produtores da fase Raimi!? Sei que o Arad é um dos chefões da Marvel Studios...

    Eu to passando longe das novas comédias. Farrel careca? Rs! Aniston que não muda? Argggg!

    Acho que Sherlock pode dar certo, mais uma vez discordo, rs! E acho que este interessante "O espião que sabia demais" tem TUDO PARA DAR CERTO. Realmente não sabia deste projeto. Thanks pela info.!

    E, aguardo com ansiedade a coluna Filmografia comentada. Eastwood tem uma obra que oscila para o interessante.

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Alan: E não tem como não gostar de Homem-aranha né? Tenho fé na caracterização de Andrew Garfield...

    HP continua lucrando como água, mas a queda na segunda semana foi maior do que o imaginado...

    Acho que Sherlock 2 vai ser fraco e tb quero muuuito ver Quero matar meu chefe.
    Abs

    Kamila:Mas a ansiedade já existia Ka. Até concordo contigo quanto ao Batman,que foi um teaser mais para guçar mesmo. Mas o de Homem aranha me decepcionou mesmo...

    Tb acho que as histórias de Le Carré são cinematográficas.
    Bjs

    Rodrigo: O que quis dizer quanto a linha Inception foi em relação a campanha de marketing. Quanto ao filme não vai mesmo... São concepções diferentes... mas repare na arte do poster teaser tb. Há ecos de Inception ali... Assim como na estrutura desse 1º teaser...

    Pois é, o Arad está mantido como produtor executivo, mas sua participação foi bem reduzida... ele era contra o reboot.
    Ah, mas a Aniston neste filme vai estar impagável!

    Abs

    ResponderExcluir