sexta-feira, 15 de julho de 2011

Filme em destaque: Harry Potter e as relíquias da morte-parte II

Despedida
Foram dez anos encantando o mundo. Os portões de Hogwarts se fecharão em 2011. O tom de despedida se confunde com a apoteose do último capítulo da saga mais lucrativa da história do cinema


A pergunta que provavelmente irá erigir na cabeça do fã tão logo as luzes se ascendam após a sessão de Harry Potter e as relíquias da morte-parte II, que estréia mundialmente nessa sexta-feira (15), é: E agora?
A resposta com Daniel Radcliffe, o intérprete do bruxo mais famoso da sétima arte: “É guardar este momento. As lágrimas são inevitáveis; Harry Potter será para sempre inesquecível para mim”. Tudo bem que Daniel – que admitiu isso em entrevista na premiere londrina do último filme - engordou a conta bancária em virtude da série, mas sua fala pressupõe um sentimento que vai além das cifras. Harry Potter engajou gerações, cativou milhões de adolescentes, pais de adolescentes e, ainda mais mágico e significante, cresceu juntamente a outra porção de milhões.
Não é fácil resumir isso em palavras. Para a Warner, a despedida também é sentida. Só no cinema, o estúdio faturou U$ 7 bilhões com o filme. A expectativa é de que o último capítulo renda, sozinho, mais U$ 1 bilhão aos cofres do estúdio. No total, com vendas de DVD, Blu-ray, direitos televisivos, merchandising, entre outros, o estúdio se despede de uma máquina de aproximadamente U$ 30 bilhões. É natural que a nostalgia se imponha de lado a lado.


Preparando o terreno
A divisão do último livro em dois filmes já é tópico encerrado. “Quisemos dar um melhor senso de encerramento para a série”, afirmou o presidente da Warner, Jeff Robinov, no lançamento do sétimo filme. Como era esperado, os fãs originais (aqueles que já curtem Potter desde os livros) se regozijaram com a tradução literal das páginas para celulóide. No entanto, a crítica de cinema foi reticente quanto à produção. No Brasil, o sétimo Potter dividiu opiniões. Veículos como Veja, Folha de São Paulo, O globo e Claquete classificaram o filme como um retrocesso em nome do maniqueísmo do estúdio – que encontra vazão naqueles montantes citados acima. Já O estado de São Paulo e alguns sites como Cinema em cena e Adoro Cinema saudaram o novo Potter como uma adaptação primorosa. Nem tanto ao Céu, nem tanto ao inferno. O oitavo filme deve apagar as más impressões deixadas pelo sétimo, seguramente o único filme a ter rachado de maneira tão nítida a crítica de cinema.

Alan Rickman em cena do derradeiro filme: seu personagem foi eleito o melhor da série em enquete promovida pela MTV americana

 
Apoteose
O confronto derradeiro entre o bem e o mal é, sem dúvidas, o grande destaque da fita e o professor Severus Snape, figura crucial nesse embate, ganha o respaldo do público. De acordo com pesquisa realizada pelo blog de cinema da MTV americana esta semana, o sombrio professor é o melhor personagem da série. A percepção vai ao encontro das inclinações de J.K. Rowling que, fã confessa e ardorosa de Alan Rickman, dividia com ele os segredos dos rumos da série muito antes deles chegarem ao papel.
Snape, Harry, Voldemort, Hermione, Rony... O fim chega para todos. Mas a Warner planeja injetar um gás extra na série e já articula uma campanha vultosa com vistas ao Oscar 2012. Esmerando-se no feito de O senhor dos anéis, o estúdio planeja para o crepúsculo de Harry Potter nos cinemas, uma apoteose ainda maior do que J.K.Rowling ensejou nos livros.

4 comentários:

  1. Adorei "Veículos como Veja, Folha de São Paulo, O globo e Claquete", hehe, e acrescentaria então, "Já O estado de São Paulo e alguns sites como Cinema em cena, Adoro Cinema, e CinePipocaCult" kkkk. Eu acho que a divisão do livro foi essencial, sem ela, os acontecimentos seriam atropelados, não daria tempo, não haveria preparação para a batalha.

    Quanto ao "e Agora?" Acho que é só esperar o box com os oito filmes e extras, para matar as saudades;

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece que ficou dividido o veredito para o término da saga por aqui, mas vi no RottenTomatoes e a Parte 2 tem 96% de aprovação entre os críticos cadastrados, mas não sei até que ponto esse site é tão confiável, enfim.

    Verei o filme na segunda, pois estou fugindo de cinema lotado hehe. Mas quanto à primeira parte de Relíquias da Morte, eu achei o melhor da franquia até agora. Achei mais sombrio, com aquela atmosfera de insegurança durante todo o filme e os atores estão muito melhores, mais maduros e Yates evoluiu e se encontrou ali. Estou curioso para o segundo e ver esses importantes veículos divididos me deixa com ainda mais expectativas =)


    abs!

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Harry Potter, mas não acompanho todo esse furor em volta da saga. Claro, que é um grande evento cinematográfico. Harry Potter ganhar proporções inimagináveis, acho eu, né?

    Mas bem, não entendo quase nada... Mas verei esse fim épico! heheheh

    []s

    ResponderExcluir
  4. Amanda:rsrs. A gnt tem que fazer um merchan né? rsrs
    Bjs

    Elton: Ainda não vi o oitavo filme meu caro. Verei nesta semana. E as críticas no RottenTomatoes já começaram a cair...
    Abs

    Alan: É mesmo um final épico. Merece ser contemplado na telinha meu caro... let´s go!
    Abs

    ResponderExcluir