sexta-feira, 1 de julho de 2011

Editorial - Olhando para trás e para a frente!

Julho é mês de soprar as velinhas. Nesse mês, Claquete completa dois anos de existência. Tem sido uma jornada e tanto. O blog de cinema que se orgulha de ser um blog jornalístico de cinema tem motivos para comemorar: é uma referência para muitos leitores. A comemoração será pautada por uma retrospectiva toda especial. No dia 12 de julho, dia em que Claquete completa efetivamente dois anos de existência, será publicada uma matéria especial a respeito e, durante todo o mês, o especial Arquivos Claquete destacará matérias e postagens que marcaram o blog nesses dois anos. Para acompanhar o especial Arquivos Claquete basta ficar ligado no perfil do Twitter @rglioche (perfil do editor do blog). Será nesse perfil que serão publicados várias vezes por dia links para as muitas postagens e matérias especiais que serão lembradas no Arquivos Claquete.
Mas julho é mês de férias e mês de Harry Potter. E ambos terão destaque esse mês em Claquete. Uma matéria especial com dicas de filmes para as férias deve agradar, e pautar, as férias de pais, crianças, adolescentes, famílias, casais e etc. Já o bruxinho (e quem disse que o hábito de chamar Harry de bruxinho passa...) mais famoso da cultura pop se despede definitivamente dos cinemas em 2011. E Claquete se prepara para o evento em grande estilo. Além da reportagem exclusiva e da crítica de Harry Potter e as relíquias da morte-parte 2, a coluna Questões Cinematográficas abordará “A exuberância da saga Harry Potter”, uma das seções Insight do mês irá avaliar o status quo da série e o TOP 10 listará os dez melhores personagens coadjuvantes de toda a saga. Para pottermaníaco nenhum botar defeito.
Mas julho tem muito mais. Uma das novidades do mês é a nova seção Filmografia comentada. A seção vem ocupar o espaço de Panorama que deixa de ser editada. A razão é simples. Panorama não foi completamente compreendida pelo leitor e seu formato não favorecia esse processo. A ideia da Mostra Panorama era analisar alguns filmes do ponto de vista da carreira do cineasta eleito para o mês. Estrelaram a Mostra Ang Lee, Christopher Nolan, David Fincher, Michael Haneke, Guy Ritchie, Oliver Stone, David O. Russell, Sofia Coppola, Sidney Lumet e Terrence Malick. A página de Panorama continuará disponível para acesso durante o mês de julho, depois será retirada. Filmografia comentada é uma evolução estrutural de Panorama. A seção, que não será desmembrada semanalmente como Panorama, se abre para –além de cineastas –atores e atrizes interessantes. Quem tem a ganhar com a nova seção é o leitor. Ela será mais completa, mais informativa, ilustrada e atrativa. Fica reiterado o convite para que o leitor venha curtir esse e muitos outros meses de cinema aqui. A festa já começou. Seja bem vindo!

6 comentários:

  1. Que legal, Reinaldo, parabéns pelos dois anos. Quero partir esse bolo também. hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Dois anos, já? Sério menino? Nossa!
    Assim como a Amanda, quero um pedaço desse bolo hein...

    ResponderExcluir
  3. A cena tem que continuar rodando por muitos anos. Claquete significa ação! Sem Claquete não há cena e não existe filme.

    Parabéns meu caro...o seu blog é um editorial de informações, já é vício entrar aqui para saber das últimas notícias cinematográficas.

    Reinaldo permaneça para sempre com este espaço, por favor!

    Um grande abraço do leitor e blogueiro, amigo e vizinho
    Rodrigo Mendes

    ResponderExcluir
  4. Já deixei claro o que acho de Claquete no Twitter. E timidez à parte hehe, eu reafirmo que o site é um dos que mais gosto sobre cinema no Brasil. Textos bem informados, muito bem escritos e pautas interessantes. Enfim, é um tipo que eu aprecio.

    Parabéns pelo espaço, caro Reinaldo! Mais 2, 3, 4 anos de Claquete (PRA NÓS!) o/


    abs!

    ResponderExcluir
  5. Se tem bolo eu também quero!!! rsrsrs
    Moço, parabéns por tudo que vc conseguiu construir até aqui! Saiba que estarei por aqui pelos anos futuros!

    Sucesso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amanda: Obrigado Amanda. E eu reservo o maior pedaço do bolo para vc...
    bjs

    Alan:Valeu rapaz! Tem bolo para todo mundo...
    abs

    Rodrigo Mendes:Mais uma vez, só posso agradecer por esse apoio e reconhecimento. De coração, obrigado!
    Abs

    Elton:Vc me deixa sem palavras Elton. Muito, muito obrigado mesmo pelas palavras. Fico imensamente feliz de perceber que Claquete tem essa representatividade para um leitor tão altivo e inteligente como vc. Muitos anos para nós!
    Abração!

    Aline:Obrigado Aline. Não preciso nem dizer que seu reconhecimento é motivo de muito entusiasmo, né? Mas digo mesmo assim.
    Bjs

    ResponderExcluir