domingo, 10 de julho de 2011

TOP 10 - Os melhores personagens coadjuvantes da saga Harry Potter

Está chegando a hora. O fim de Harry Potter se aproxima. Com o fim dos livros, há alguns anos, os fãs se refugiaram no cinema – onde a saga ainda perduraria por mais tempo. Contudo, agora é irrevogável. A partir de 15 de julho, dia da estréia de Harry Potter e as relíquias da morte-parte 2, o último véu se cai. É o momento da despedida. Será épica? Será trágica? Será emocional? Certo é que será sentida. Dando sequência aos trabalhos, serão muitas postagens sobre Harry Potter nos próximos dias, a seção TOP 10 lista os dez melhores personagens coadjuvantes de toda a série. Expecto Patronum!




10 – Minerva McGonagall (Maggie Smith)
A professora, que já acumulou a responsabilidade de dirigir Hogwarts, é impenetrável em seu rigor assertivo e seu esmero às tradições. No entanto, nunca deixou de se maravilhar com a geração encabeçada por Harry, Hermione e Ron.


9 – Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh)
O professor de defesa contra a arte das trevas do segundo ano de Harry em Hogwarts é um cara muito vaidoso e não menos charlatão do que seu status de celebridade no mundo dos bruxos sugere. Ele é um dos primeiros professores, exceção feita a Dumbledore, a estreitar os laços com Harry. As trapalhices de Lockhart não afugentam seu carisma inabalável, principalmente com o público feminino.



8 – Mad Eye Moody (Brendan Gleeson)
De poucas palavras e com cara muito feia. Esse é o lema desse personagem que se incumbe de ser um dos responsáveis pela segurança de Harry Potter. Mad Eye Moody, embora tenha seus momentos, tem um senso de humor que pouco lembra o britânico. O irlandês Brendan Gleeson soube usar esse revés com muita propriedade no cinema.



7 – Rubeus Hargrid (Robbie Coltrane)
O gigante que se tornou o primeiro elo de Harry com Hogwarts é, além de uma das principais fontes (ainda que involuntárias) de Harry, um de seus grandes amigos. Hargrid também é um amante incondicional de animais (das mais variadas procedências e gêneros). É ele quem introduz o trio de protagonistas (novamente ainda que involuntariamente) em suas primeiras aventuras em Hogwarts.


6 – Lucius Malfoy (Jason Isaacs)
O pai de Draco surge ainda mais almofadinha do que o filho em A câmara secreta. Ardiloso e escorregadio, um dos mais fidelizados comensais da morte de Lorde Voldemort estimula seu filho a antagonizar Harry Potter, mas se inferioriza quando o pequeno bruxo surge em sua presença. O temor, no entanto, é facilmente maquiado por Lucius, um personagem que não esconde seu carisma malvado.



5 - Dolores Umbridge (Imelda Staunton)
Cruel, egocêntrica e rosa. Essa seria uma descrição eficiente do caráter e de como Dolores Umbridge o apresenta. Durante o inverno sombrio que invadiu Hogwarts nos últimos tempos, quando ela reclama um certo protagonismo, a personagem vivida por Imelda Staunton mostra que nem toda superiora com jeito de vó age como vó.



4 - Draco Malfoy (Tom Felton)
Tirando o trio de protagonistas, é Draco o personagem mais bem desenvolvido pela pena de J.K. Rowling e que ganhou dimensão equivalente nos filmes da série. A angústia e o hesitar à frente do alvorecer do mal são brilhantemente capturados pelo bom ator Tom Felton. Draco quis figurar como o nêmesis de Harry Potter, mas percebeu que o fardo que o colega de Hogwarts carrega merecia -antes de tudo – seu respeito.



3 - Albus Dumbledore (Richard Harris/Michael Gambon)
Em toda a produção que se resolva de forma serilizada, é preciso a figura do homem sábio. Do mentor intelectual. No mundo de Harry Potter, esse homem é o poderoso, e não menos famoso, bruxo Albus Dumbledore. Dumbledore também representa uma figura paterna para Harry. Mesmo com a sisudez que seria característica a um personagem desse perfil, o todo poderoso de Hogwarts é cool. Foi interpretado por dois grandes atores. Michael Gambon assumiu a varinha após o falecimento de Richard Harris que viveu Dumblendore nos dois primeiros filmes.


2 - Severus Snape (Alan Rickman)
Mal? Bom? Perverso? Traiçoeiro? Quem é, afinal, Severus Snape? Seu intérprete, Alan Rickman, foi um dos primeiros a ficar sabendo. As motivações de Snape lhe foram confidenciadas pela própria autora muito antes do final da saga nos livros. Snape ganhou muito em celulóie com o charme irrepreensível de Rickman e sua pose de nobre esnobe. Snape chega ao crepúsculo da saga como um dos personagens mais multifacetados e ambíguos de uma história que não se ressente de projetá-lo como um vilão que abraça seu destino de herói.


1 - Sirius Black (Gary Oldman)
O grande modelo e inspiração de Harry Potter é um herói de decalques tão trágicos quanto o protagonista. De honra afivelada às atitudes, Sirius é uma criação excepcional no meio de tantos personagens propensos a traições e ataques de egoísmo. É um altruísta por excelência. Fez por merecer o número um dessa lista.

7 comentários:

  1. São tantos personagens secundários bons que é difícil fazer a lista. Eu colocaria na minha Luna e Neville, mais pelos livros que pelos filmes. Além de Bellatrix que Helena Bonham Carter dá show. Mas, sua lista está ótima.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia, Reinaldo. Até pensei em algo semelhante, mas a pauta caiu hehe. Como disse Amanda, são tanto personagens secundários bacanas que fica difícil elaborar um ranking. Muitos personagens especiais. Agora, eu acho que sou o único, mas a minha primeira posição ficaria com Mad Eye Bloody, interpretado com muito empenho pelo sempre ótimo Brendan Gleeson. Simpatizei tanto com o personagem em "A Câmara Secreta" que daria e ele a medalha de ouro. Quanto aos demais, seria pau a pau, mas Snape também ficaria num lugar de destaque, Rickman arrasa ali!

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Severus Snape é meu personagem favorito da saga "Harry Potter". Adoro todo o visual dele, a voz sempre excelente de Alan Rickman e essa ambiguidade que também estava presente na obra de J.K. Rowling... Entre os que você citou, também gosto DEMAIS de Dolores Umbridge, que recebeu uma personificação impecável de Imelda Staunton - ela, inclusive, na minha opinião, merecia uma indicação ao Oscar por seu trabalho em "A Ordem da Fênix"!

    ResponderExcluir
  4. Grande lista! Faço coro com o Matheus! Adoro Severus Snape e a Dolores Umbridge, numa atuação sensacional da Imelda Staunton!

    ResponderExcluir
  5. Eu sentirei falta de Dobby:
    "I'm Dobby, the house elf, Sir."

    ResponderExcluir
  6. Amanda: Realmente é muito difícil reduzir a lista a dez personagens, mas procurei tirar um saldo do que de melhor a série apresentou.
    Bjs

    Elton: Rickman é um show a parte msm. Valeu meu caro.
    Abs

    Matheus Pannebecker: Valeu Matheus. Rickman é mesmo uma unanimidade. Assim como a excelente perfomance de imelda em A ordem da fênix.
    Abs

    Kamila: We have two winneres ladies and gentlemen.
    Bjs

    Cássio: pois é, eu quase coloquei o Dobby nesse lista... foi quase Cássio...
    abs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. érri póte e foda pa carai

    ResponderExcluir