segunda-feira, 25 de julho de 2011

Crítica - Harry Potter e as relíquias da morte: parte II

Épico e satisfatório!


Pode parecer uma incongruência a união de dois adjetivos tão distintos no enunciado dessa crítica, mas eles externam, de maneira enfática, o que é Harry Potter e as relíquias da morte: parte 2 (Harry Potter and the deathly hallows: part II EUA/ING 2011). O filme que fecha a franquia mais lucrativa da história do cinema se resolve com atenção especial aos fãs, mas com graves disfunções narrativas enquanto cinema. É bem verdade que a segunda parte de As relíquias da morte é bem mais envolvente do que o capítulo anterior. Com ação ininterrupta, o filme evolui para o embate final entre Voldemort e Harry com o tom solene que se imaginava e que era demandado. Contudo, alguns gargalos são perceptíveis. Muita coisa podia ser facilmente editada, sublimada para tornar o filme mais enxuto, dinâmico e eficiente. O bom exercício de decupagem verificado na grande maioria dos filmes da saga foi seriamente comprometido com a opção de dividir o último livro em dois filmes. Esse revés foi algo que o oitavo filme conseguiu suavizar, mas não reverter inteiramente.
O tom épico, facilmente absorvido pela portentosa trilha sonora assinada por Alexandre Desplat, pela ainda mais sombria fotografia de Eduardo Serra e pelos eventos definitivos que se sucedem é entremeado com essa pálida sensação de que a corda foi esticada além do desejável. Quando Harry finalmente subjuga Voldemort, o espectador já passou do ponto. É lógico que para o fã mais ardoroso o tempo passa de maneira diferente. E nesse eixo, As relíquias da morte-parte II se resolve como o auge criativo de uma adaptação que foi se aprofundando nos livros e se fidelizando a medida que o fim se aproximava.
Foi uma opção da produção pregar para convertidos. Harry Potter e as relíquias da morte-parte 2 encerra a saga do bruxo com menos qualidade narrativa do que iniciou lá no longínquo 2001; ainda que sobeje nos quesitos técnicos.
O fecho da saga se inicia exatamente onde o capítulo anterior havia terminado. Voldemort de posse da varinha mais poderosa do mundo se prepara para iniciar uma ofensiva a Hogwarts para impedir que Harry conquiste seu intento: eliminar todas as horcruxes e viabilizar o flagelo do senhor das trevas.

Até tu Voldemort? O melhor momento do oitavo filme é a risadinha incontida de Voldemort quando este julgava a vitória iminente...


Algumas cenas delineadas para mesmerizar os fãs surtem efeito com profunda ressonância dramática, porém, ironicamente, só reforçam essa indisposição narrativa que caracterizou os dois últimos filmes da saga. As 2h15min do longa poderiam ser 50 min da parte de um outro filme. Ademais, a cena da invasão de Hogwarts pelas forças de Voldemort (que poderia ser mais detalhada e ilustrada) se mostrou insuficiente. Para quem testemunhou o gigantismo apresentado na cena do abismo de Helm em O senhor dos anéis: as duas torres, as opções de David Yates aqui ratificam o infortúnio de dividir o último livro em dois filmes.
Os protagonistas novamente decepcionam. Radcliffe é quem aparece melhor. Mais exigido dramaticamente do que nos filmes anteriores, ele se beneficia do pouco espaço e material que Emma e Grint dispõem. Alan Rickman, com pouco tempo em cena, mostra mais uma vez sua soberania e se inscreve definitivamente como um dos maiores acertos de toda a saga. Possível crer que o ator ajudou a moldar o destino de seu Severus Snape na dramaturgia de J.K. Rowling.
Recuperar a participação de David Yates na série se faz necessário. O diretor mostrou-se assertivo e perspicaz em A ordem da fênix e O enigma do príncipe, inclusive melhorando as atuações dos protagonistas, mas sucumbiu ao equívoco de prolongar o desfecho da série. A narrativa seriamente comprometida vai na sua conta. Um infortúnio que os bilhões nas bilheterias do planeta irão transfigurar em acerto.
Harry Potter e as relíquias da morte-parte II, no entanto, não será lembrado por seus desacertos. E é correto que isso aconteça. A recordação será de apoteose. A nostalgia, que invade o público de vez na derradeira cena do capítulo final, se encarregará do resto.

7 comentários:

  1. Como sempre suas críticas são de bom gosto, inteligência e ótimo ponto de vista. Mesmo discordando, devo admitir que você apresenta grandes argumentos em defesa de sua opinião.

    Bom, eu não acho que na reta final Yates mostrou indisposição narrativa em momento algum. Não sou um fã xiita e nem um leitor ávido. Acho que os filmes estão lá para divertir em matinês, não passam disto também, e para mim, neste quesito funcionou muito bem de 2001 para cá. Até o capítulo cinco que acho mais fraco em termos, opa, de narrativa, rs não me amola tanto.

    Enfim...esses erros que cada um de nós enxergamos ( e não concordamos) em Harry Potter são até interessantes. Ademais a série garante uma sessão divertida para todo mundo.

    Gostei do começo, meio e fim partes 1 e 2 desta fábula de Rowling. Inimitável.

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, como disse Rodrigo, mesmo discordando tenho que louvar seus argumentos, hehe. Isso é que gera boas críticas e boas discussões.

    Acho Harry Potter uma Saga louvável, tanto nos livros quanto no cinema, e David Yates conseguiu um bom fechamento com ação, emoção e algumas explicações. Acho que se fosse como você fala ia ficar tudo muito corrido. Mas, entre mortos e feridos, acho que todos concordamos que o saldo é positivo.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostei bastante desse último filme, efeitos, enredo que não ultrapassou tanto o limite do livro, o que é difícil acontecer no cinema, o tempo é mais escasso e sempre cortam partes. E é isso, agora Harry fica na lembrança dos dvds e livros de quem adora.

    http://www.pequenosdeleites.com.br

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo, como vai??? Espero que tudo OK!

    Vi que tu tinha escrito sobre Harry Potter, e tive de vir comentar!! hahaha

    Tenho que conferir uma segunda vez, mas concordo plenamente que o capítulo final sofreu muito com a divisão em duas partes! Os dois filmes ficaram arrastados e a edição ficou super sofrida! Cenas que podiam ser cortadas ficaram e outras, como tu bem citou da invasão à Hogwarts, deixaram a desejar!

    Como fã (um pouco xiita) da série, tbm não gostei de alguns excessos e mudanças! Por exemplo, a perseguição interminável entre Voldemort e Harry no final enquanto Rony e Hermione iam atrás da cobra! São excessos que tornam o filme bem mais clichê do que o final, mais heroico, de J.K.Rowling!

    Claro que as partes boas são melhores do que as ruins, e no final, o saldo é positivo, como disse a Amanda! E tbm preciso conferir novamente, pois fui com uma amiga que não assistiu nenhum dos filmes e ela ficava me cutucando o tempo todo, o que me atrapalhou (MUITO)!! KKK

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Publiquei a minha crítica sobre esse texto hoje! :)

    Então, sempre torci o nariz para essa saga, mas, nesse último filme, compreendi tudo! Toda a essência da história e me emocionei.

    Como filme, a obra é muito bem executada do ponto de vista técnico e não ficaria surpreendida se fosse lembrada na próxima temporada de premiações.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo: Obrigado pela deferência Rodrigo. De fato, essas discordâncias, omissões e equívocos não desautorizam a diversão. Harry Potter é fenomenal nesse quesito.
    abs

    Amanda:O saldo é para lá de positivo...
    bjs

    Kelly: Eu gostei como fã, mas como apreciador de cinema -como atesta minha crítica- eu desgostei de muitas coisas...
    bjs

    Eri jr: Grande Eri! Saudades rapaz! Obrigado por expressar uma opinão convergente aqui. Sei de muitas pessoas e amaior parte da crítica que se alinha a nossa percepção (mais em relação a primeira parte de As relíquias da morte do que à segunda), mas é bom ter um comentário bem embasado como o seu aqui de suporte.
    Abs

    Kamila:Pois é, para mim foi um final menos impactante do que se os dois filmes fossem um só...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Potter foi/é um sucesso fenomenal, porém acredito que a maior parte do crédito deveria ser da escritora J. K. Rowling, afinal sua mente criativa deu vida a estes personagens e Hollywood apenas (?) lhes deu cores, belas cores.

    ___
    http://algunsfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir