sexta-feira, 13 de maio de 2011

Crítica - Velozes e furiosos 5:operação Rio

Quase onze homens e um segredo!

Quinto filme da franquia deixa os carros envenenados em segundo plano e investe na dinâmica dos filmes de assalto


Velozes e furiosos 5: operação Rio (Fast five, EUA 2011) traz um forte componente de nostalgia. O quinto filme, pelo que se vê na tela e na condução da história, poderia ser o último a apresentar as aventuras de Toretto (Vin Diesel) e O´Conner (Paul Walker). Como a expressiva bilheteria do fim de semana de estréia indicou, não é o caso. O sexto filme já está garantido pelos produtores e a trama ensejada em uma cena chave que surge nos créditos finais.
Operação Rio começa no ponto que Velozes e furiosos 4 terminou. A ideia de acompanhar Toretto e sua família (como o personagem gosta de afirmar) torna-se cada vez mais atraente para o espectador. E o Rio de Janeiro é o destino. Na cidade, eles irão se chocar com um chefão do crime local (papel de Joaquim de Almeida) e perpetrar mais um sem número de manobras inverossímeis. Tanto o vilão, quanto o agente federal vivido por Dwayne “The Rock” Johnson são figuras típicas do cinema de ação americano. Desconsidere as ramificações do crime organizado carioca ou mesmo da linha de corrupção presente na polícia militar do estado, em Velozes e furiosos 5 tudo é unidimensional ao gosto de um fã que, mesmo desavisado, testemunha mudanças na série. Essas mudanças são de tom. No quinto filme, Velozes e furiosos deixa de ser um filme sobre gangues e rachas e passa a ser sobre um grupo especializado em assaltos e de penetração internacional. Essa percepção facilitou um dos hypes desse quinto filme, reunir os personagens mais marcantes da série. A forma como o filme se resolve indica que eles estarão juntos para a sexta fita.
Se essa transição é exposta na tela com um roteiro muito bem arquitetado para esse fim, alguns aspectos da trama incomodam. Fora a pujança de tiros e explosões improváveis, a intenção de tornar Toretto um herói trágico parece um tanto desconexa dos anseios do público alvo da série. Alguns furos também municiam viradas improváveis na trama, mas esses são equívocos menores.
Velozes e furiosos 5: operação Rio é um filme termômetro. Aqui os produtores testam se a série ainda tem gás no cinema e promovem algumas alterações que julgam providenciais. Por exemplo: não há uma cena de racha sequer (existe uma breve cena mais nostálgica do que efetiva) e o número de mulheres seminuas foi diminuído a quase zero. A ideia é se aproximar de filmes como Onze homens e um segredo e Uma saída de mestre. No quinto filme deu certo, mas o tanque pode não estar tão cheio para o sexto.

12 comentários:

  1. Tô afim de ver isso não... Vin Diesel me dá pesadelos! rs

    ResponderExcluir
  2. horrível este filme, o Rio De Janeiro e Brasil foi exposto pelos americanos de maneira que tudo aqui pode afinal é Brasil, porque não fizeram lá, ou o EUA é perfeito demais.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo: Tb tenho essa desconfiança...
    Abs

    Alan: Que isso alan... É "mor" bacana... rsrs
    Abs

    Anônimo: É... é complicado. É preciso entrar na magia do cinema meu caro. É tudo faz de conta. Esse é um filme pipoca, não dá para levar a sério. O RJ de Velozes e furiosos é tão verdadeiro quanto as estripulias que eles fazem com os carros...
    abs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não ligo pra opinião de vocês eu acho velozes e furiosos 5 pica!!!!!claro que e basiado em ficçao
    pos o rio não e assim!!!!!!!
    Espero ansiosamente pelo 6

    ResponderExcluir
  6. Yuggernallt: é mais ou menos esse o espírito meu caro...

    ResponderExcluir
  7. eu como brasileiro tambem critico velozes e furiosos 5 pos no filme o brasil e mostra como um paìs muito corrupito!!!!!

    ResponderExcluir
  8. A eo rio como uma cidade de corruptos otarios porque robam um cofre de dentro da corporaçao da policia militar do rio de janeiro!!!

    ResponderExcluir
  9. pois eu curti muito v e f 5 é muito massa

    ResponderExcluir
  10. gostei muito do filme, e mostraram a merda que é o brasil, um país fudido, o único orgulho que tenho de ser brasileiro é por causa do futebol fora isso, foda-se o resto ja era, e o filme foi muito bem feito gostei dos efeitos e a luta do vin diesel com o the rock é dee fudee mano, muito loka mesmo, ainda tem o racha com os carros de policias mt maneiro tmb ;D
    esperando ancioso pelo 6 filme, Abraço. !

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse filme bom d mais

    ResponderExcluir