sábado, 14 de maio de 2011

Panorama - Doze homens e uma sentença


Não há estréia no cinema mais acachapante do que a de Sidney Lumet com Doze homens e uma sentença (12 angry men, EUA 1957). Talvez haja equivalentes em termos dramáticos ou mesmo em comoção crítica, mas diretor nenhum em sua estréia revelou tamanha idoneidade em um ofício tão dependente da experiência. Lumet, egresso da TV, produziu o melhor dos dramas de tribunais sem ambientar o filme em um tribunal. Com o prodigioso Henry Fonda à frente do elenco, estabeleceu uma lógica teatral aliada a um tom televisivo em um registro de profunda força cinematográfica. Revestindo os diálogos de tensão e permitindo que eles revelassem camadas da história como uma donzela que se desnuda calmamente, Lumet orquestrou um filme que espanta por sua propriedade narrativa.
Veio com a estréia a justíssima indicação ao Oscar de direção e a história dos 12 homens que desconstroem uma tese sobre a culpa de um décimo terceiro entraria para galeria dos grandes filmes da história do cinema.
Aqui, o diretor sinalizava seu esmero narrativo e seu interesse por afligir a platéia com dúvidas de ordem moral. Esse questionamento essencial pautou grande parte de sua obra e está presente nos filmes selecionados para ilustrar a mostra Panorama em sua homenagem.

2 comentários:

  1. Nossa, fiquei muito a fim de ver esse filme. Adoro filmes de "tribunal" e esse parece um daqueles clássicos que inauguram paradigmas que de tão bons ainda ficam mais frescos neles do que nos seguidores.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aline: E vc disse tudo. Quem aprecia uma boa narrativa, seja na mídia que for, venera esse filme aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir