domingo, 10 de janeiro de 2010

OSCAR WATCH - O semeador de Oscars


Ele fez fama como caubói. Com sua cara fechada e a exaltação do conservadorismo e dos ideais republicanos impelidos em seus personagens, geralmente caricatos, Clint Eastwood nos anos 70 (quando começou a dirigir, inspirado pelo mentor Sergio Leone), jamais seria apontado como um dos principais cineastas da história do Estados Unidos e do cinema em uma evolução natural da avaliação.
Desde Perversa paixão, um de seus primeiros trabalhos como cineasta, é inegável sua evolução no oficio. Aliás, as transformações que se vislumbram na persona de Eastwood devem muito a sua sensibilidade como diretor. Algo que quem quer que o visse como o dirty Harry de Perseguidor implacável, acharia improvável.



Ao mestre com carinho: Angelina Jolie, que não esconde a admiração que tem por Eastwood, vai com a família prestigiar o diretor na pré -estréia de Invictus em Los angeles


Nessa década em especial, Clint Eastwood patenteou-se como um dos maiores autores americanos. Realizou obras profundas, e que posteriormente serão analisadas em escolas de cinema, como Sobre meninos e lobos, Menina de ouro, A conquista da honra, Cartas de Iwo Jimma, A troca, Gran Torino e mais recentemente Invictus. Chegou de uma forma ou de outra ao Oscar e propiciou que aqueles que trabalhassem com ele também chegassem.
Eastwood recebeu honrarias em Cannes, Veneza, foi indicado a diversos prêmios nos Estados Unidos e assegurou-se como um dos maiores acontecimentos, do mundo do cinema, na década passada. Contudo nada é mais indicador de sua sensibilidade e dom para o oficio de dirigir do que à luz que traz aos atores que com ele trabalham.

Hillary Swank enfrentava o descrédito da indústria, mas trinfou no Oscar por seu desempenho em Menina de ouro


É verdade que Sean Penn, Hillary Swank, Gene Hackman, Morgan Freeman, Angelina Jolie, Meryl Streep,Tim Robbins e o próprio Eastwood são grandes atores. Mas todos chegaram ao Oscar pelas mãos de Eastwood. No caso de alguns, como Penn, Robbins e Freeman, injustiçados históricos que só foram laureados após trabalharem sob as ordens do diretor. Outros como Angelina Jolie e Meryl Streep não chegaram a vencer quando concorriam ao prêmio pelo trabalho com o cineasta, mas voltaram ao Oscar depois de longos hiatos. Há ainda os casos de Gene Hackman e Hillary Swank, que já haviam ganhado um Oscar antes, mas caíram em descrédito e voltaram a glória, e a empunhar um Oscar, ao trabalhar com o cineasta. Mas não são só os atores que saem valorizados por Eastwood não.


Morgan Freeman recebe seu primeiro Oscar por Menina de ouro: esse ano ele deve voltar a disputa por outra colaboração com Eastwood, Invictus

O estúdio Warner Brothers não quis saber de concorrência e fez um contrato de exclusividade com o diretor, nos moldes daqueles que eram praticados na era de ouro de Hollywood. A parte os dois longas sobre a segunda guerra mundial e o mais recente Invictus (produzidos em parceria com a Universal), todos os longas do cineasta são produzidos exclusivamente pelo estúdio. A confiança em Eastwood, depois do êxito de Menina de ouro, é total. Espera-se pelo momento que ele irá erra a mão, se errar. Matt Damon e Morgan Freeman (novamente) estão na fila para engrossar as conquistas desse semeador de oscars.


O primeiro dos dois Oscars que Sean Penn tem hoje veio pelo trabalho em Sobre meninos e lobos


Alguns números de Eastwood no Oscar:
2 vitórias como produtor (Os imperdoáveis e Menina de Ouro) e outras 2 indicações (Sobre meninos e lobos e Cartas de Iwo Jimma)
2 vitórias como diretor (Os imperdoáveis e Menina de ouro) e outras 2 indicações (Sobre meninos e lobos e Cartas de Iwo Jimma)
2 indicações como ator (Os imperdoáveis e Menina de ouro)
Dica: O canal globo news exibirá um especial sobre a carreira dessa lenda viva do cinema. Nos dias 13 e 20 de janeiro às 23:00h, o programa Arquivo N será dedicado a vida e obra de Clint Eastwood.

5 comentários:

  1. Alguns dos melhores filmes que vi são dele!! Agradeço todo dia por Deus ter mandado Eastwood!!

    heheheh

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Não tive a oportunidade de conferir direito o trabalho desse diretor, mas Invictus com certeza eu verei nos cinemas e espero curtir, :D

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eri: Tb agradeço a Deus por isso Eri. Eastwood é um verdadeiro artista. De sensibilidade ímpar.

    Thiago: Ainda não vi Invictus, mas tratando-se de Eastwood, posso lhe assegurar que é uma ótima forma de se introduzir na obra desse maravilhoso cineasta.
    ABS

    ResponderExcluir
  4. Adorei este post e a menção a semeador de Oscars. Acredito que um bom diretor como Clint ajuda muito a performance dos atores, deveria ser intríseco a cada diretor colaborar para isso independente da proposta do roteiro. Gosto de pensar neste semeador que colhe não para si mas para os outros. beijo

    ResponderExcluir
  5. Obrigado madame. E está mais do que provado que trabalhar com Eatwood é chance certeira de chegar ao Oscar. Ele é um diretor muito generoso com seus atores. Bjs

    ResponderExcluir