domingo, 24 de janeiro de 2010

Os 25 melhores filmes da década: 18 - Medo da verdade

“De onde venho, você é enterrado com seus segredos”



Sinopse:
Dois detetives particulares são contratados para investigar o misterioso desaparecimento da pequena Amanda McCready. Quando começam as buscas eles descobrem que nada no caso é o que parece ser.

Comentário:
A estréia na direção do ator Ben Affleck é um trabalho dos mais vigorosos dos últimos anos. Medo da verdade teoriza sobre o antagonismo velado, e contraditório, entre as convenções de certo e errado. Sobre a responsabilidade moral e as demandas emocionais que engendram determinadas escolhas que fazemos. A história do detetive que revira toda uma cidade em busca da verdade por trás do desaparecimento de uma menina é um eloquente retrato dos tempos cínicos em que vivemos. Affleck conduz, com insuspeita maestria, um excepcional thriller policial, um elaborado drama psicológico e um estudo sobre as imperfeições humanas e suas origens. Parece muito para um filme só; e é. Daí o estrondoso mérito dessa subestimada fita americana.

Prêmios:
Indicado ao Oscar de atriz coadjuvante; indicado ao SAG de melhor atriz coadjuvante; melhor filme pelas associações de críticos de Boston e Austin; melhor atriz coadjuvante pelas associações de críticos de Boston, Los Angeles, Chicago, São Francisco, Nova Iorque, Londres e Phoenix; Melhor direção pelo National Board of Review.

Curiosidades:
- Ben Affleck estrelaria o filme, mas pensou que sua estréia na direção seria uma boa oportunidade de retomar a parceria com seu irmão, Casey Affleck
- Esse foi o primeiro roteiro escrito por Affleck depois da vitória no Oscar por Gênio indomável
- Affleck admitiu ter escolhido o projeto em virtude da história se passar em Boston (cidade natal do ator/diretor) e por ser um thriller de Dennis Lehane (autor de quem é fã)
- O filme não foi lançado nos cinemas brasileiros, sendo distribuído diretamente em DVD
- 2007, ano de lançamento de Medo da verdade, foi o melhor ano da carreira de Casey Affleck até aqui. O ator esteve em dois filmes muito elogiados pela crítica, chegou inclusive a ser indicado ao Oscar pelo outro filme que estrelou no ano, O assassinato de Jessé James pelo covarde Robert Ford
- Os atores Ed Harris e Morgan Freeman não receberam cachê por suas participações no filme. Receberam apenas o salário básico estabelecido pelo sindicato dos atores.
- O famoso, e mais importante critico de cinema dos EUA, o jornalista Roger Ebert, disse na ocasião do lançamento do filme, que o final de Medo da verdade era dos mais impactantes que vira no cinema

Ficha técnica:
título original: Gone Baby Gone
gênero: Drama
duração: 01 hs 56 min
ano de lançamento: 2007
estúdio: Miramax Films
distribuidora: Miramax Films / Buena Vista International
direção: Ben Affleck
roteiro: Aaron Stockard e Ben Affleck, baseado em livro de Dennis Lehane
produção: Ben Affleck, Sean Bailey, Alan Ladd Jr. e Danton Risster
música: Harry Gregson-Williams
fotografia: John Toll
direção de arte: Chris Cornwell
figurino: Alix Friedberg
edição: William Goldenberg
Elenco: Casey Affleck, Amy Ryan, Michelle Monaghan, Morgan Freeman e Ed Harris




Fonte: Arquivo pessoal

7 comentários:

  1. Gone Baby Gone é um grande filme em que Ben Afflelck mostra toda sua capacidade tb como diretor... destaco o roteiro do filme, muito bem articulado!

    ResponderExcluir
  2. "Medo da Verdade" é o tipo de filme que provoca o espectador em questionar suas próprias convenções. Se aproxima muito de "Os Últimos Passos de um Homem" nesse sentido. Filme impactante e com um final devassador, que realmente nos coloca na dúvida e passamos a até refletir sobre nossas posiçoes sobre determinados assuntos. E um filme que desperta isso na gente é merecedor de créditos.

    E Ben Affleck tapou a boca de muita gente. Inclusive a minha.
    =)

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fernando: É isso mesmo Fernando. Affleck sempre foi um ator mediano, principalmente se comparado ao chapa Matt Damon. Mas como diretor parece ser um estouro. Vamos aguardar no novo The Town, que lança esse ano. ABS

    Elton: Vc está certíssimo. Esse questionamento que impele sobre nós e a desestabilizadora verdade que revela é o grande mérito da fita.
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  4. Oi Reinaldo, muito boa indicação. Não gosto de Ben Affleck como ator, mas como diretor ele encontrou o seu lugar neste filme. Confesso que não acreditei que ele fosse o diretor deste haha... bjs!

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo madame. Essa merece até metáfora futebolística. Igual ao vanderlei Luxemburgo. jogador regular, ótimo técnico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Como é bom relembrar a década, né? Como você já deve ter notado, lá no Pipoca Net estou fazendo um longa matéria sobre os destaques da década. É trabalhoso, não? Pra mim é, mas o resultado final é tão gratificante que dá vontade de escrever cada vez mais. É ótimo relembrar o melhor, o ótimo, a nata escassa do cinema. Sobre seu texto: muito bem escrito, muito bom mesmo, mas sobre o filme, bem não gosto muito. Gostei da direção de Affleck, mas o filme como um todo não curti muito não, mas é um filme legal.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Relembrar coisas boas é sempre ótimo Matt. E fique por aqui, pq todo domingo um dos melhores da década pinta em Claquete.
    ABS

    ResponderExcluir