quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Movie Pass

O movie Pass de hoje destaca O invasor (Brasil 2001). O filme dirigido por Beto Brant e estrelado por Marco Ricca, Alexandre Borges, Mariana Ximenes e Paulo Miklos é um dos melhores exemplares da cinematografia brasileira na década. O filme, um retrato doloroso e eloqüente da condição humana, mostra dois sócios (Ricca e Borges) que para ter mais “tranqüilidade profissional” decidem eliminar um colega de trabalho, um terceiro sócio. Recorrem então aos préstimos do matador de aluguel vivido com monstruosa categoria por Paulo Miklos.Obviamente, as coisas não se delineiam conforme o planejado.
Beto Brant e o roteirista Marçal Aquino, que adapta a própria obra, estão interessados em tecer um comentário sobre o quão corruptível o homem moderno é. E de como a moral é um conceito capenga quando confrontado com o bem estar econômico. O filme participou e venceu vários festivais de cinema, inclusive o prestigiado Sundance, do qual saiu consagrado como a melhor produção latino americana do ano.
A fita marcou, além da estréia no cinema do titã Paulo Miklos, o inicio da colaboração de Ricca com o diretor Brant e com o escritor e roteirista Marçal Aquino (Cabeça a prêmio, estréia de Ricca na direção, exibido no último festival do Rio e em cartaz na mostra de São Paulo, é adaptado da obra de Aquino).
Um filme duro, seco e raivoso, mas que não deixa de ser vibrante e dramaticamente desconcertante. Cult por vocação (como o são todos os filmes de Beto Brant), O invasor ganha mais sentido cada vez que se volta a ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário