segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bilheterias e outras notas

Detonando mundo afora
É bem verdade que já se esperava bons números da estréia de 2012, mas a performance da fita de Roland Emmerich nas bilheterias do mundo todo foi, deveras, surpreendente. O filme faturou ao redor do mundo impressionantes U$ 205 milhões de dólares. Dos quais, U$ 65 milhões vieram dos EUA. A Columbia, braço da Sony que distribui o filme, lembrou ainda em release divulgado para a imprensa que 2012 marca a melhor abertura da história para um filme original sem franquia e que não baseado em nenhuma marca ou livro.
De fato, o roteiro é 100% original no sentido do ineditismo da história ali contada, mas não se pode dizer que a mesma seja original...

Vai começar a temporada de ouro
Falta exatamente um mês para o anúncio dos indicados ao Globo de ouro. Para muitos o pontapé inicial da corrida pelo Oscar, no entanto, alguns dias antes, o National Board of review, associação de críticos de cinema dos Estados Unidos, divulga sua lista dos 10 melhores filmes do ano. Bem como o melhor ator, diretor, documentário e assim por diante. O jantar, em que os prêmios serão entregues acontecerá só em fevereiro, mas os vencedores serão conhecidos já agora em dezembro. A lista da associação marca tradicionalmente o inicio da temporada mais venerada por cinéfilos do mundo todo. A Oscar season.

Sinatra e os heróis de ação
Leonardo DiCaprio, Johnny Depp, George Clooney e Chris Pine são os principais nomes para interpretar Frank Sinstra nos cinemas. No que depender do (e)leitor de Claquete, o imbróglio continua. Em enquete promovida pelo blog, Johnny Depp e Leonardo DiCaprio dividiram a preferência do cinéfilo com 33,3% dos votos cada.
Já no páreo para astro favorito de ação (tema da seção insight de domingo, dia 8) deu Bruce Willis com folga. O astro da cine-série Duro de matar e do recente Substitutos não deu chances para nenhum outro e cravou 60% da preferência dos leitores. Jason Stathan e Jet Li dividiram a segunda posição.

Mudança de data
De acordo com o site FilmeB, principal portal sobre distribuição e negócios de cinema no país, a estréia do novo longa de Pedro Almodóvar, Abraços partidos, foi remanejada para a data de 4 de dezembro. Contudo, o especial sobre o filme, editado atualmente aqui em Claquete, continua normalmente. As publicações de artigos, colunas e matérias sobre o novo trabalho do diretor espanhol seguem até a estréia do filme no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário