domingo, 22 de novembro de 2009

ESPECIAL LUA NOVA - Insight

Três é melhor!
Em Lua nova, o triângulo amoroso formado pela humana Bella, pelo lobisomem Jacob e pelo vampiro Edward é potencializado. Ele é sem dúvida alguma, além do fio condutor da trama, seu elo mais poderoso. A despeito da resolução do triangulo (até porque no cinema ele ainda não foi resolvido), é preciso admitir que existe uma forte predisposição humana a valorizar dilemas amorosos dessa natureza. Algo que o cinema explora muito bem.
A clássica situação de dúvida sobre qual o melhor repouso para o coração, não é algo novo. O dilema de Bella já foi abordado em outros filmes de maneira diferente, muitas vezes até mesmo mais satisfatoriamente, e sob variados ângulos e perspectivas.
Em filmes como Os sonhadores e E sua mãe também, assim como na saga Crepúsculo, os integrantes do triângulo amoroso são jovens e iniciantes nas coisas do amor. Em Os sonhadores, os irmãos Theo (Louis Garrel) e Isabelle (Eva Green) se envolvem com o americano Mathew (Michael Pitt) durante o maio de 68 na França. Em E sua mãe também, os amigos Julio(Gael Garcia Bernal) e Tenoch (Diego Luna) descobrem todos os sentimentos que se intercambiam ao amor, como ódio, inveja, luxúria, paixão, desapego, apego, traição e cumplicidade na figura de Luiza,uma mulher mais velha que os seduz.

Jacob, Bella e Edward: Os três vértices de um inusitado triângulo amoroso

O cinema nacional tem um triângulo amoroso dos mais poderosos a surgir no cinema nos últimos anos. Em Cidade baixa, os amigos Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Vagner Moura) põe a amizade a prova ao se apaixonarem pela mesma mulher, a prostituta Karina (Alice Braga). Em Vida bandida, Cate Blanchet é sequestrada por dois bandidos boa pinta, vividos por Bruce Willis e Billy Bob Thorton, e se divide entre os dois arquétipos de masculinidade que eles representam. Em Jules e Jim, de Francois Truffout, há a clássica disputa pelo coração de uma mulher, entre o Jules e o Jim do título. A pretendida é catherine (Jeanne Moreou).
Contudo, os dois exemplares mais eloquentes, sensuais, robustos e significativos de triângulos amorosos no cinema são Vick Cristina Barcelona, de Woody Allen e Proposta indecente, de Adrian Lyne. No primeiro há a incidência da casualidade, da sedução e do conflito entre impulsividade e controle como pouco se vira em filmes que se predispuseram a abordar triangulos amorosos no cinema até então. Juan Antônio (Javier Barden) tenta seduzir simultaneamente duas amigas. A inglesa Vick (Rebbeca Hall) e a americana Cristina (Scarlet Johanson). Tudo fica ainda mais complicado quando um quarto elemento surge, a ex – esposa de Juan Antonio, Maria Elena (Penélope cruz).


Triângulos amorosos no cinema podem ser sexy, dramáticos, românticos ou engraçados

Proposta indecente é mais feliz no comentário que elabora sobre as circunstâncias do poder. E de como esse elemento pode ser desestabilizador em um triangulo amoroso. No filme, o bilionário John Cage (Robert Redford) faz a chamada proposta indecente para o casal falido vivido por Demmi Moore e Woody Harrelson. Um milhão de dólares por uma noite com a personagem de Demi. Não é preciso dizer que essa proposta não irá mexer com o mundo de todos os envolvidos. Um filme sofisticado, que a despeito da solução um tanto conservadora, põe em debate um aspecto dos mais polêmicos sobre as razões, os efeitos, e as reverberações de um triangulo amoroso.

Negrito

Lázaro Ramos, Alice Braga e Vágner Moura em cena de Cidade baixa: Pode uma amizade resistir e intempestividade de uma paixão?

10 comentários:

  1. Não assistir Lua Nova ,fiquei gripada... Mas tenho acompanhado as criticas ,parece ser melhor que o Crepusculo ...esse triangulo amoroso promete no proximo .

    beijo Rei

    ResponderExcluir
  2. Espero que já esteja melhor Lu. De fato, o triângulo amoroso de Crepúsculo mexe, mas poderia mexer mais, se é q vc me entende. rsrs
    Bjs Lu

    ResponderExcluir
  3. Fala Cris! Prazer em recebê-lo aqui novamente. Tb não gosto muito de Crepúsculo. Na minha modesta opinião é uma série cheia de problemas que não consegue evoluir. Mas tenho feito, como vc pode notar, uma cobertura isenta sobre o filme e esse universo. Sempre buscando uma contextualização ampla e cinéfila. Caso desse post. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Rei eu não sei como esse triangulo pode mexer mais ..rs Eu ainda não assitir o filme...Mas triangulos amorosos ,são triangulo amorosos ! Essa saga vampiresca causa muita polemica e muito barulho .

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,tudo bem? Bom te ver por aqui de novo! Pois é, quanto ao caliente triangulo, o que eu quis dizer com podia mexer mais, é que acho que não há sensualidade. Se vc pega jovens, vampiros, filme para adolescentes( com hormonios em ebulição), a sensualidade é um elemento poderoso. Mas a opção por evitar a sensualidade é clara e justificada. Conforme perpassei em outros posts do especial, Crepúsculo é uma obra que faz apologia da castidade. Lembremos as origens religiosas (maçonaria) da autora. Mas nesse filme teve senso de humor em relação a isso. Repare como Bella morde os lábios e apalpa Jacob quando esse visita seu quarto, ou como começa a gemer no primeiro beijo que dá em Edward no filme. Nada como um diretor sutil e com senso de rídiculo.
    Beijões

    ResponderExcluir
  6. Bravo, perfeito post, Monsieur! Triângulos amorosos são excitantes e podem ser enfocados de diversas formas: mais romantizado, mais sexualizado, mais conflitivo, etc. Até para os mais tradicionais e reprimidos, como disse de forma sábia, é um dilema da humanidade e, ironicamente, um dilema complexo porque ninguém se permitiria amar e dividir o objeto de amor com uma terceira pessoa mas dividí-lo num faz de conta temporário movido por pulsões do desejo pode ser altamente excitante, por isso há histórias ensadecidas de ciúmes, paixão, traição, etc e adoro praticamente todos os filmes que citou, destacando o dilema da personagem de Rebecca Hall em Vick Cristina Barcelona que, para mim, expressa o como muitas mulheres mais se sentem, principalmente o desejo incontrolável de passar por cima de nossas próprias convenções.


    Quem nunca desejou e/ou se viu entre 2 amores, querendo os dois ou pelo menos o prazer de um mènage a trois?

    Beijos da Madame!

    ResponderExcluir
  7. Madame vc está certíssima. Tb gostei e me identifiquei bastante com a Vick de Rebecca Hall, aliás, penso que a maioria da platéia, não necessariamente só as mulheres, pensam e agem como a personagem. Se todos agissem como Cristina e Juan Antônio, o que seria dos terapeutas, não é verdade?
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Rei mesmo vc achando que faltou uma pitada de sensualidade a mais ... O vaticano condenou e descreveu o filme como " um desvio moral "
    "Esse tema vampiro combina excessos que dão uma alta atmosfera esotérica ao filme com sérios desvios morais, que devem ser vistos com preocupação", disse o bispo ao Jornal The Daily Express
    Espero que no proximo tenha mais pimenta na relação do triangulo amoroso que se formou .

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Vc está certíssima Lu. Mas relativizemos: Lembra quando o Vaticano condenou O código Da Vinci (Meu deus era só entretenimento... É aquela história do pêlo em ovo...

    Contudo, os bíceps de Lautner corroboram a versão do Bispo. Rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir