quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ESPECIAL LUA NOVA - Fã clube

O fenômeno Crepúsculo parece maior cada vez que se olha para ele. É bem verdade, que a série de livros da autora Stephenie Meyer já gozava de algum sucesso antes do filme do ano passado, mas é inegável a contribuição da fita dirigida por Catherine Hardwick para a proliferação da 'crepúsculomania'. Um parâmetro que denota isso facilmente é a lista dos livros mais vendidos das principais revistas semanais do país. Os quatros livros da saga estão presentes entre os 10 mais. E lá estiveram por todo o ano. Nenhum deles estava lá antes do lançamento de Crepúsculo (o filme) no ano passado.
Contudo, não se pode menosprezar a base de fãs desse universo. Afinal de contas, o filme Crepúsculo era uma aposta arriscada do pequeno estúdio Summit, com uma diretora de carreira modesta, atores até então inexpressivos no mundo das celebridades e sérios problemas com efeitos especiais. Foram os fãs quem tornaram esses aspectos periféricos e deram status de “gasolina gasta” para detratores de plantão.
Claquete entrevistou uma das responsáveis pelo principal fã clube de Crepúsculo no país. E pelo funcionamento do site que deu origem a ele. O Twilight Team reúne milhares de fãs espalhados por todo o país. Com esmero e tino profissionais um time de colaboradores mantém atualizado o site com as últimas notícias envolvendo todo o universo twilight. Com a proximidade da estréia de Lua nova, eles têm tabalhado bastante. Quem falou com o blog foi Viviane Pécia de 22 anos. Ela mora em Ribeirão Preto e é uma das responsáveis por manter a paixão de milhares de 'twilighters' acesa.

Claquete: Quando e como surgiu a idéia e o conceito do fã clube?

Viviane: O fã-clube surgiu pouco tempo depois da criação do Twilight Team. A série ainda não era muito conhecida no país, então tudo o que você tinha que fazer era se cadastrar para encontrar outros fãs da serie e discutir a história.

Claquete : O site é o principal canal de comunicação do fã clube? Por quê?

Viviane: Eu diria que não. O fórum foi criado para os fãs que realmente querem discutir e opinar sobre a série. O fã-clube é apenas uma maneira de reunir os admiradores da historia.

Claquete: Quais são as pessoas responsáveis e como se organiza a rotina do site Twilight team?

Viviane: A equipe conta com inúmeros staffs e todos são importantes no desenvolvimento do site. Nós temos um grupo no Gmail, que é nosso meio principal de comunicação. Os arquivos de tradução são enviados, os tradutores avisam quais escolheram e mandam os documentos de volta após revisarem. As noticias também são enviadas para lá, e as responsáveis pela postagem num determinado horário ou dia traduzem e fazem as chamadas.
Há sempre alguém moderando o fórum, staffs específicas cuidando do Fanfic
Team...
O fã-clube é checado frequentemente para aceitar os membros pendentes e responder as perguntas dos que estão começando a descobrir a saga.

Claquete: Existe colaboração com alguma organização semelhante no exterior? Há planos para isso? Por quê?

Viviane: Pode-se dizer que sim. Um dos membros da Equipe está nos EUA e nos dá noticia sempre que possível. Temos parcerias com sites internacionais também, mas não colocamos muito esforço para nos expandirmos por lá porque o numero de fansites e ate mesmo dos fãs é muito superior.

Claquete: Qual é o perfil de quem visita o site? Existe a preocupação de atender
a um público mais diversificado ou busca-se contemplar apenas esse perfil?

Viviane: Nós temos um perfil de visitas muito diversificado. Procuramos repassar as notícias da maneira mais neutra possível, sem comentários maliciosos sobre algum personagem/ator, a não ser que esta seja a noticia. Temos desde pré-adolescentes até as chamadas 'Twilight Moms' nos visitando, então não nos preocupamos realmente em expandir nosso alcance.

Claquete: Quais são, em sua avaliação, as principais atrações do site?

Viviane: Os diferentes hostsites, o fórum, as paginas de especiais da série...
O site está sempre procurando colocar algo novo, uma entrevista ou uma pesquisa que atraia e divirta os fãs.

Claquete: Alguns fã-clubes organizam eventos para reunir membros e fãs. O Twilight team organiza algo do gênero? Por quê?

Viviane: Normalmente organizamos eventos com o apoio da editora ou de algum patrocinador. Eventos são trabalhosos e, sem ajuda, um tanto quanto caros. O numero de fãs no Brasil aumenta a cada dia, então complica um pouco manter meetings toda semana. Mas quando há algum tipo de data importante, como o lançamento de Lua Nova, há sempre algum tipo de programação ou promoção.



Para quem quiser conhecer o trabalho de Viviane e sua equipe de colaboradores, o endereço do site é www.twilightteam.com.br

2 comentários:

  1. Reinaldo, parabéns pela entrevista. As fãs de "Crepúsculo" são um show à parte. Acho um barato a dedicação delas ao filme, ao universo da saga e aos atores da série.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Kamila. Fiquei muito orgulhoso da entrevista. Bjs

    ResponderExcluir