terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Oscar Watch 2014 - uma corrida de oscarizadas

Uma das particularidades da corrida pelo Oscar de melhor atriz em 2014 é de que as favoritas a receberem indicação são todas atrizes já oscarizadas. No ano passado o fenômeno se deu entre os atores coadjuvantes, mas teve ar de coincidência já que havia outros postulantes de grande categoria às vagas. É diferente do que ocorre neste ano com a categoria de melhor atriz. Nove em dez listas de gurus do Oscar constam os nomes de Cate Blanchett (Blue Jasmine), Emma Thompson (Walt nos bastidores de Mary Poppins), Judi Dench (Philomena), Meryl Streep (Álbum de família) e Sandra Bullock (Gravidade). Há quem aponte chances para Amy Adams (Trapaça), Adèle Exarchopoulos (Azul é a cor mais quente), Julia Louis-Dreyfus (À procura do amor) e Brie Larson do pequeno e pouco visto (Short term 12).  Elas são, para todos os efeitos e propósitos, mais do que azaronas em uma corrida que parece já ter seu grid definido muito antes da largada. Amy Adams e Adèle Exarchopoulos podem se beneficiar do buzz em torno de seus respectivos filmes. No caso de Adams, o tamanho que Trapaça ocupar no Globo de Ouro e no SAG (premiação do sindicato dos atores) adensará suas chances de roubar uma dessas vagas.
Cate Blanchett e Judi Dench parecem imbatíveis na categoria. Meryl Streep conta com o voto dos acadêmicos por qualquer coisa nomeável que faça. No entanto, venceu seu terceiro Oscar há dois anos e isso pode significar que se alguém precisa ser sacrificada, esse alguém poderia ser ela. Ainda assim, é uma alternativa improvável. Dreyfus é um nome muito televisivo para se opor ao pedigree desse time de oscarizadas e Larson precisa surfar na onda que Indomável sonhadora surfou, mas seu filme não tem o mesmo hype de uma das surpresas de 2013.
Cate Blanchett, no melhor desempenho de sua carreira, ruma para seu segundo Oscar, justamente por isso é favas contadas na categoria de melhor atriz

O fator Streep: o peso do nome de Meryl Streep, em cena com Julia Roberts, pode fazer a diferença e fechar a corrida entre atrizes oscarizadas

De qualquer maneira, a pouca hesitação de analistas do Oscar e a acomodação precoce das favoritas e já oscarizadas  no posto de virtualmente indicadas sinaliza o afunilamento de uma percepção que ronda a categoria há alguns anos. A de que não há concorrência efetiva na categoria. É comum a disputa por atriz coadjuvante eclipsar a de atriz e neste ano, afora uma Jennifer Lawrence aqui e uma Oprah ali, não há nada muito definido nesse departamento.
Não custa repetir que se a categoria for preenchida por cinco atrizes já detentoras de Oscar, teremos outro feito inédito nas categorias de atuação. Blanchett foi premiada em 2005 como coadjuvante por O aviador, Bullock como atriz em 2010 por Um sonho possível, Thompson ganhou como atriz por Retorno a Howard´s end em 1993, Dench venceu como coadjuvante em 1999 por Shakespeare apaixonado e Streep prevaleceu em 1980, 1983 e 2012 por Kramer vs Kramer, A escolha de Sofia e A dama de ferro, respectivamente. A primeira vitória foi como coadjuvante.

Brie Larson no elogiado, mas pouco visto, Short term 12: candidata a grande surpresa da lista 

Judi Dench em cena de Philomena: um bom ano para atrizes veteranas

Se há um indesviável aspecto negativo nessa certeza pré-datada, há um lampejo de otimismo à espreita. As atrizes maduras e veteranas, que vinham se queixando da falta de papéis de qualidade para a faixa-etária, dobraram o tempo, Hollywood, as estatísticas e deitaram e  rolaram no cinema em 2013.  


2 comentários:

  1. Parece que nem a própria Meryl Streep está fazendo muita questão de ser indicada. Ela não participou de pré-estréias, nem está fazendo campanha. Será que vai receber indicação apenas pela força do nome? Só conferindo o filme pra saber!

    Sandra Bullock e Cate Blanchett são favas contadas, com o favoritismo pra está última. Queria que Amy Adams entrasse. Já que é pra ela perder, pelo menos que seja numa categoria diferente! Mas concordo qd vc diz que isso vai depender da força que o filme alcançar.

    ResponderExcluir
  2. E o mais irônico nisso é que agora que Sandra Bullock realmente tem um papel incrível, sustentando o filme, provavelmente não leva. Ou será que a Academia irá surpreender e lhe dar um segundo Oscar? Ainda tem o fato de Cate Blanchett também sustentar um filme praticamente sozinha. E estou ansiosa para conferir a performance das outras.

    bjs

    ResponderExcluir