quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fases e relacionamentos


James Gandolfini encara o papel mais frágil de sua carreira em um filme que discute a busca pelo amor na maturidade. Os relacionamentos amorosos são destaque nas principais estreias nos cinemas brasileiros nesta semana

Entre as muitas e boas estreias programadas para esta sexta-feira (6) nos cinemas brasileiros, três produções merecem atenção. Em parte pela qualidade que ostentam individualmente e em parte pelo recorte que, combinadas, favorecem aos relacionamentos amorosos.
Como não perder essa mulher, Azul é a cor mais quente e À procura do amor, em um primeiro olhar, guardam pouco em comum. Mais boa vontade na análise, no entanto, revela que são filmes, cada qual a sua maneira, que falam do amor e da complexa e desorientadora busca por ele.
No filme vencedor da Palma de Ouro em 2013, o francês Azul é a cor mais quente, a ideia é mostrar o oxigênio da juventude na especulação do amor. Na descoberta da sexualidade e as divergências que se impõem nesse universo tão rico e incompreendido.
Sexo também ronda, de uma maneira aparentemente mais lasciva, mas menos gráfica, Como não perder essa mulher. No filme, que marca a estreia de Joseph Gordon-Levitt na direção (o roteiro também é dele), Jon (Levitt) é uma espécie de Don Juan contemporâneo. O culto à imagem é seu sobrenome. Corpo malhado, carro brilhoso, emprego como bartender, uma mulher por noite e um vício em pornô. Mesmo fazendo sexo com frequência incomum, Jon se masturba em um compasso ainda mais incomum para a frequência com que faz sexo. Tudo parece inclinado à mudança quando ele conhece Barbara (Scarlett Johansson), mas a relação tem problemas na decolagem. Um paralelo interessante no filme é que Barbara modela suas relações amorosas nas comédias românticas hollywoodianas, um vício tão nefasto quanto o de Jon, mas menos patrulhado.

Programa a dois: comédia romântica une ou desune? 

Já em À procura de amor, da diretora Nicole Holofcener (uma das poucas diretoras a arejar o olhar sobre o feminino no cinema americano), o mote é ainda mais complexo. Eva (Julia Louis-Dreyfous, em surpreendente papel dramático) é uma mulher ressentida com a possibilidade cada vez mais palpável de ficar sozinha. De morrer sozinha. Em uma festa, ela conhece Albert (James Gandolfini em um de seus últimos papéis no cinema) e eles começam a se relacionar. Mais adiante, ela descobre que Albert é o ex-marido de uma nova amiga (Catherine Keener), que desenha um monstro da convivência para Eva.
O drama da personagem, deixar-se contaminar pela experiência da amiga ou manter um olhar neutro, se é que isso é possível, pautará o filme agridoce de Holofcener.
As três produções têm o mérito de radiografar diferentes gerações envoltas em pequenos dramas românticos característicos das diferentes fases da vida em que os protagonistas dos filmes (adolescentes, adultos na faixa dos 30 anos e cinquentões) se encontram. São espelhos, também, das fases que o amor, como objetivo de vida, introjetam na existência humana.

Cena de Azul é a cor mais quente, cujo diretor, o franco-tunisiano Abdellatif Kechiche concedeu entrevista exclusiva ao AdoroCinema em visita promocional ao Rio de Janeiro. Confira a entrevista em vídeo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário