terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cenas de cinema

Pacino, o grande


O astro americano Al Pacino passou pelo festival de Veneza no último fim de semana para ser homenageado com “um prêmio cuja história eu não estou exatamente familiarizado”, argumentou o ator. Pacino também exibiu no festival italiano Wild Salome, sua nova incursão na direção. Um híbrido de documentário e making of sobre o texto de Oscar Wilde com referências shakespearianas. Pacino, que foi só sorrisos durante sua passagem por Veneza, admitiu ter tido dificuldades em delimitar os rumos do filme.
De qualquer maneira, a presença do ator foi muito festejada e badalada no lido. Ah! O prêmio que ele recebeu já foi outorgado a gente como Takeshi Kitano, Abbas Kiarostami e Sylvester Stallone pela contribuição a arte de fazer filmes.


Dando um tempo nas metáforas
Steven Soderbergh exibiu, fora de competição, Contágio. A ficção científica que conta com grande elenco (Matt Damon, Kate Winslet, Marion Cottilard e Gwyneth Paltrow) recebeu a pecha de “thriller eficiente”. No que o diretor respondeu que estava mesmo “dando um tempo nas metáforas para se divertir”. O que chamou mais atenção no lido foi a aparente indecisão do cineasta quanto a sua aposentadoria. Soderbergh vinha anunciando sua aposentadoria com alarde, mas muitos duvidavam de suas intenções. Antes de chegar em Veneza, o diretor havia concedido entrevista ao New York Times e dito que estava mesmo saturado da pressão de fazer filmes. A ideia era se expressar artisticamente através da pintura e que, se a grana apertasse, poderia retornar com outro filme do Ocean (da série Onze homens e um segredo).
Em Veneza, Soderbergh apresentou uma versão diferente. O cineasta disse que se trata, na verdade, de um período sabático. Fato é que, após lançar em 2011 Contágio e Haywire, o diretor já tem programado para ano que vem Magic Mike, sobre as desventuras do universo do strip masculino com Matthew McConaughey, Jéessica Biel e Channing Tatum. Baseado nas memórias deste último.



No shame at all
Existe um favorito disparado nos bolsões de apostas para levar a Copa Volpi de melhor ator do festival de Veneza 2011. Trata-se do alemão de ascendência irlandesa Michael Fassbender. Presente em dois dos grandes filmes do festival, A dangerous method e Shame, Fassbender vem colhendo elogios fervorosos por sua atuação neste último. Sua segunda colaboração com o diretor Steve McQueen. Em Shame, Fassbender vive um homem solitário com forte compulsão sexual. O ator admitiu que foi difícil rodar algumas cenas mais sensuais, mas disse que ficou feliz com “um filme que fala sobre dilemas essencialmente humanos”. McQueen, por sua vez, disse que agora que seu ator preferido está ficando mais famoso, sabe que irá ficar mais difícil para fazerem filmes juntos. “Não vai ser fácil fazer um filme sem ele!”


O ano dos britânicos
São três candidatos ingleses na disputa pelo leão de ouro. Só perde em quantidade para a produção americana. Mas os britânicos se equiparam em qualidade. Os três filmes ingleses exibidos até aqui acumularam elogios fervorosos. O grande destaque é Shame. Favorito de grande parte da crítica que dá como certo o prêmio de ator para Michael Fassbender. Mas O espião que sabia demais, adaptação classuda do autor John Le Carré, e O morro dos ventos uivantes – nova versão do livro que já foi levado às telas uma porção de vezes – mantiveram um bom nível que desperta burburinho de prêmios. É muito difícil que os três filmes saiam premiados. Se isso vier a acontecer, ficará configurado um feito inédito em Veneza com mais de dois filmes britânicos sendo premiados em uma mesma edição.

O diretor sueco Tomas Alfredson, o quarto da direira para a esquerda, posa com o elenco do filme O espião que sabia demais antes da premiere da fita na noite de segunda-feira (5) em Veneza


Sobre representação
Embora sem provocar o júbilo incensado pelos filmes exibidos nos três primeiros dias de festival, o grego Alpis causou boa impressão. O filme de Yorgos Lanthimos, que já venceu mostras paralelas em Cannes, por exemplo, chamou a atenção dos jornalistas presentes no lido por seu aspecto lúdico e original. A trama acompanha quatro personagens que formam um grupo especializado em substituir pessoas mortas para atenuar o luto da família. “Quis lançar um questionamento sobre representação”, explicou o diretor na coletiva de imprensa. Alpis, pela ousadia, é ventilado como um possível ganhador do prêmio de roteiro.

5 comentários:

  1. Al Pacino merece qualquer prêmio de qualquer festival...

    E quanto a Contágio, tenho boas expectativas em relação a ele. Esse tipo de história me fascina e confio bastante no Soderbergh, principalmente quando me lembro que ele fez Solaris e Che.

    ResponderExcluir
  2. “um prêmio cuja história eu não estou exatamente familiarizado” é ótimo, hehe. Al Pacino merece mesmo todas as nossas atenções. Veneza está mesmo fervendo, né? Adoraria poder estar lá.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que fiquei muito surpresa com a recepção obtida por "Contagion". Juro que eu não esperava, até porque Steven Soderbergh anda tão irregular, mas que bom que o filme é legal. :)

    E o Al Pacino merece todas as homenagens possíveis. Apesar da carreira dele no cinema não ser mais a mesma....

    ResponderExcluir
  4. De Abbas Kiarostami a Sylvester Stallone haha, foi engraçado ver os 2 nomes na sequência. Al Pacino anda escorregando muito na carreira, mas se levantou depois do ótimo "You Dont Know Jack" e só espero coisas boas dele. Triste ver um ator desse potencial em filmecos de ação de quinta, mas isso ele fazia também qdo era mais novo - ao lado de obras-primas - e isso nunca apaga o seu brilho. Aliás, gosto mt dele também por esse motivo.

    "Hunger" é uma das melhores coisas que vi nos últimos anos e fico feliz que essa parceria McQueen-Fassbender seja ainda mais reconhecida. A citação do diretor é cômica e triste ao mesmo tempo hehe, mas será q o ator faria uma 'desfeita' ao cara q praticamnte lhe introduziu no mercado? Espero ver mt coisa desses 2 juntos ainda. Esse "Shame" só me faz salivar...

    e, nesse momento, prevejo "Alps" saindo com o Leão de Ouro. É um feeling pessoal mesmo rs, mas acho que tem mts chances de dar ele. Fassbender em Ator e o resto eu teria q analisar =)


    abs!

    ResponderExcluir
  5. Bruno: Concordo quanto a Pacino. Acho que Contágio vai ser um bom filme, mas estou mais empolgado com o outro Soderbergh do ano: Haywire.
    Abs

    Amanda: Somos dois que adoraríamos poder estar lá...
    Bjs

    Kamila: Mas a recepção foi beeemm protocolar né?
    Bjs

    Elton: Tb estou salivando por Shame. Pacino, De Niro, Nicholson... esses caras hj vivem eles mesmos e são pagos para isso... Vanity man!

    Abs

    ResponderExcluir