terça-feira, 12 de julho de 2011

Dois anos em dez cenas

Cena 1 – Bem vindos ao Claquete!

“Olá, como é bom tê-los aqui. Antes de mais nada, agradeço a atenção e boa vontade em dar uma "espiadinha" aqui. Aproveito para pedir paciência. A disciplina é uma dama difícil de ser conquistada e ainda estou dominando a arte de "bloggar".
Isso dito, estou muito feliz de recebê-lo(a) e prometo que farei de tudo para recebê-lo(a) aqui mais vezes. Portanto sugestões, críticas e tudo aquilo que você potencial leitor(a) de Claquete julgar necessário será bem vindo aqui. Por este escriba regozijante de prazer em poder lhe ser útil de alguma maneira.
Sem mais delongas portanto. Esse editorial visa apenas dar o pontapé inicial. O conceito do blog e tudo o mais, vocês vão descobrindo com as visitas que espero receber. Vai valer a pena, isso eu posso garantir.


Vejo vocês logo mais,
grande abraço
Reinaldo

Com esse curto e visivelmente empolgado editorial, Claquete deu as boas vindas ao leitor em 12 de julho de 2009. Foram 4 postagens naquele dia. A linha editorial do blog ainda estava em definição, mas já era nítido o interesse de dialogar com o cinéfilo. Contexto, produção jornalística e análise se transformariam em marcas reconhecíveis de Claquete.


Cena 2 – a primeira crítica
A crítica do filme A proposta, estrelado por Sandra Bullock e Ryan Reynolds, foi a primeira a ser publicada no blog. Ainda no dia 12 de julho, o filme Closer-perto demais seria o primeiro destacado da extinta seção Filme do dia.

Quem quiser (re)ler a primeira crítica publicada no blog basta clicar aqui.



Cena 3 – um Movie Pass
Decidido a incrementar a experiência cinéfila, o blog concebeu a seção Movie Pass. A seção tinha como finalidade destacar, apresentar e contextualizar filmes cult de variadas épocas e nacionalidades. A principio a seção era semanal, tornou-se quinzenal e foi mensal antes de ser aposentada. Na natureza selvagem, de Sean Penn foi o primeiro destaque. Entre outras lembranças, figuraram os filmes Caos Calmo, A fronteira do alvorada, As pontes de Madison, O homem que não estava lá, O nevoeiro, Um homem sério, Arrasta-me para o inferno, Sexo, mentiras e videotape, À deriva, Cidade baixa, XXY e Casablanca.



Cena 4 – surge o Insight
Com o objetivo de aclarar temas inerentes ao cinema, contextualizar detalhes de bastidores e prover perspectiva, o blog lançou em agosto de 2009 a seção Insight. Uma das grandes campeãs de bilheteria de Claquete. Vários leitores já expressaram sua preferência pela seção que, desde o lançamento, é publicada semanalmente aos domingos.



Cena 5 – Os especiais vieram, foram e podem voltar
Foram instituídos em outubro de 2009 os especiais mensais do blog. Funcionava da seguinte maneira: lá pelo dia 15 de cada mês, era promovida uma enquete em que o leitor escolhia o filme que gostaria que recebesse uma cobertura especial do blog. Bastardos inglórios, de Quentin Tarantino foi o primeiro. Em alguns meses, os dois filmes mais votados eram tema de especiais, como em novembro de 2009 quando Lua nova e Abraços partidos ganharam coberturas especiais em Claquete.
A partir de julho de 2010, o especial do mês passou a ser uma escolha editorial. A mudança objetivava dar mais tranquilidade e autonomia para o editor do blog elaborar pautas e realizar as matérias. Durante essa encarnação, foram tema de especiais os filmes A origem, Wall street: o dinheiro nunca dorme, A rede social, Homens em fúria entre outros.
Todos os especiais podem ser acessados na página exclusiva que o blog reserva para eles. É possível acessá-la clicando aqui.
Com a chegada de 2011, e uma nova reorganização do blog, os especiais foram deixados de lado. Surgia a figura do Filme em destaque. Matérias analíticas, recheadas de bastidores e curiosidades publicadas às vésperas do lançamento do filme em questão. O turista, Cisne negro, Biutiful, Um lugar qualquer, Thor, O discurso do rei, 127 horas, Meia noite em Paris e Velozes e furiosos 5: operação Rio são alguns dos filmes que ilustraram a mais democrática cobertura especial que Claquete viabiliza. Contudo, estão em análise novos formatos para incrementar ainda mais essas coberturas tão especiais desses filmes não menos especiais.



Cena 6 – A melhor, sem modéstia, cobertura da temporada do Oscar
Já foram duas edições do Oscar watch, um especial de três meses com a finalidade de cobrir de cabo a rabo a temporada do Oscar. Em diversas reportagens, artigos e demais textos analíticos, o leitor de Claquete teve acesso a uma verdadeira avalanche de informações de bastidores, sempre contextualizadas e com a devida carga opinativa, acerca dos rumos da temporada de premiações. Oscar watch é seguramente um dos pilares da qualidade jornalística de Claquete.

A rede social (foto) foi um dos filmes que foram tema do "Especial do mês" de Claquete: outras produções das mais diversas procedências foram Tetro, Homem de ferro 2, Nine, O mundo imaginário do doutor Parnassus, Atividade paranormal e Ilha do medo.



Cena 7 – reformulações
Como já ficou evidenciado nessa matéria especial, foram muitas as reformulações as quais o blog foi submetido. Uma, inclusive, de design. Em julho de 2010, na ocasião do primeiro aniversário, um novo template foi lançado. Mais arejado, espaçoso e com cores mais fortes e nítidas.
As reformulações existem para melhorar o blog. A evolução é algo que devemos perseguir com obstinação. A ideia é deixar Claquete cada vez mais atraente, dinâmica, inteligente e fiel aos princípios que a norteiam.
Contudo, algumas marcas inerentes a identidade do blog são insolúveis. Uma delas é a foto da home. A princípio, alguns leitores foram vitimados pela estranheza de ver fotos (ou banners) diferentes de diferentes filmes diariamente na home do blog. Aos poucos, a estranheza foi cedendo a expectativa pelas imagens escolhidas para ilustrar o blog. Muitos leitores já confessaram a admiração, alguns até se permitiram guardar as imagens para si.
Outra marca do blog é a constante busca pela análise. Pelo contexto. Sempre fornecendo material reflexivo para o leitor. Com isso em mente a coluna Contexto vigorou por mais de um ano e a mesma finalidade pauta a nova Questões cinematográficas. Cinema é cultura e é cultura acumulativa. O dogma não é mera articulação de ideias, Claquete procura estreitar o conceito da realidade com análises embasadas que nunca desaparecerão. Pelo contrário, estarão cada vez mais enraizadas nas reformulações as quais o blog for submetido.


Cena 8 – o leitor
Foram poucos no começo. Claquete, no entanto, foi ganhando leitores com fôlego invejável. A audiência atual do blog é respeitável (cerca de 5 mil visualizações por mês). É um número e tanto para um blog sem patrocínio ou suporte de um grande provedor. Essa conquista, no entanto, é inteiramente depositada na conta do leitor. Essa figura tão importante, benquista e decisiva. São os leitores que fazem Claquete, um blog que até o momento segue sem fins lucrativos, persistir. A paixão pelo cinema que une os leitores nesse espaço é, também, o sopro da vida de Claquete.



Cena 9 – os blogs parceiros
Todos esses blogs listados ao lado sob o título “minha lista de blogs” são jóia rara dentro da blogsfera cinéfila. Todos contribuem, a sua maneira, para um debate oxigenado pela sétima arte. Contudo, alguns merecem destaque por serem editados por pessoas que, além de sobejarem em matéria de cinema, fazem questão de bater ponto aqui em Claquete. Tornando a experiência de editar este blog muito mais prazerosa. Portanto, uma distinção honrosa a Amanda Aouad, Ana Kamila de Azevedo, Elton Telles, Rodrigo Mendes, Alan Raspante, Madame Lumière e Cássio Bezerra.

O blog CinePipocaCult, da baiana Amanda Aouad: um espaço em que o cinema é a matéria prima


Cena 10 – o futuro
O desejo de continuar usufruindo da sua companhia cresce a cada dia. O objetivo de Claquete não é tímido, tão pouco modesto. A ideia é ser o seu site de cinema. Uma referência. A história está sendo construída. O convite, reiterado, é para que você venha fazer parte desse projeto. Afinal, o aniversário é nosso.

Grande abraço,
Reinaldo Matheus Glioche

10 comentários:

  1. Reinaldo, meu caro amigo, valeu pela menção honrosa!
    Tens todo o direito de escrever sem modéstias, porque tu, meu amigo, adquiristes a arte de bloggar sobre cinema como nenhum outro.
    Claquete é, talvez, o blog mais completo de cinema da blogosfera nacional, com uma assiduidade também rara.
    A cobertura de Cannes também estava muito boa, só perde para a do Oscar em matéria de conteúdo, esta a melhor de toda a sua curta (porque, espero, ainda há de vir muitos outros aniversários) história. Parabéns pelos teus 2 anos!
    P.S.: Sempre passo por aqui. Acredite!Preciso readquirir a arte de comentar nos blogs dos meus amigos... rsrs
    Grande abraço,
    Cassio.

    ResponderExcluir
  2. Impressionante a evolução do blogue. Você, sempre procurar 'o melhor' e o 'diferencial' para os seus leitores. "Clquete" é um blogue de qualidade e arrisco a dizer que é um dos melhores dessa extensa bloguesfera. Completo e que respira cinema!!

    Reinaldo, parabéns pelo trabalho e pelos dois anos de "Claquete". Bom saber que fiz parte desta história! hahaha

    Valeu pela menção!

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Dae Reinaldo!
    Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela menção em meio a outros blogueiros que admiro. Estar nesse grupo de pessoas de quem também sou leitor faz o meu dia =D

    Bacana a amostra dos passos seguidos, das seções existentes no blog e como foi a receptividade do público. Não apenas do olhar clínico como vemos na maioria das páginas, gosto muito de Claquete pelas interessantes discussões que você aborda, pautas ricas e até didáticas. É muito bom ter um blog como Claquete na blogosfera de cinema. =D

    grande abraço! o/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog.
    O conheci a um mês e já felizmente o blog já se tornou um dos mais lidos do meu Google Reader já que todos os textos aqui publicados no mínimo dou uma olhada.
    Espero que o blog continue trilhando caminhos tão agradáveis.

    ResponderExcluir
  5. Então, batendo meu ponto, começo agradecendo ao destaque na sua retrospectiva, fico emocionada e feliz.

    O Claquete é um dos espaço que aprendi a visitar diariamente nessa jornada cibernética por boas discussões cinematográficas, tão raras em outros meios atualmente. Muito bom vê a trajetória do blog nessas dez cenas. Só posso desejar vida longa a esse espaço.

    Parabéns, Reinaldo.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com a correria, tento dar uma passadinha aqui e ler seus textos. Aprender mais sobre Cinema: é isso que a blogsfera me proporcionou e seu blog está incluído neste aprendizado. Mas, enfim, que venham mais anos de vida a esse espaço completo. Sucesso!

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  7. Reinaldo,

    Eu só tenho a tecer também elogios e te parabenizar por uma plataforma vitual de credibilidade, cuidado e talento. É incrível a maneira como você debate aqui inúmeros temas referentes ao cinema, eu gosto muito de ler você, ainda que não comente sempre. Tenho admiração por seu espaço e já mencionei/indiquei a muitos amigos que gostam de uma boa leitura e informação sobre o universo da Sétima Arte.

    Parabéns mesmo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oie!! Parabéns!!

    E vida longa ao blog!!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  9. Grande Glioche!
    Suas edições diárias no Claquete é a prova de sua paixão pelo cinema, a mesma paixão que nutro.
    Parabéns mais uma vez e o meu obrigado pela menção.

    Vamos bater essa claquete por muitos anos! Ação!
    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Cássio Bezerra:Poxa Cássio, vc não sabe como faz feliz com esse teu comentário. Esse feedback tão caloroso e estimulante. Fico muito feliz mesmo. Bom saber que continua acompanhando Claquete. Muito bom mesmo. Obrigado meu amigo.
    Abs

    Alan: Fez parte da história e continua fazendo. Obrigado pelas palavras e pela empolgação com que trata o blog. Abs

    Elton Telles: Cara, eu não preciso dizer como vc é importante para esse blog. um leitor tenaz, de profundo conhecimento cinematográfico e com uma bagagem cultural sólida... Esses elogios, por conta de todas essas reminiscências, ganham vigor. Valeu mesmo! abs

    Rodolfo Lobo: Meu muito obrigado por esse comentário tão lisonjeiro. Muito prazer em recebê-lo aqui em Claquete tb.
    Grande abraço!

    Amanda: Vc merece. e muito. Obrigado pela companhia cinematográfica.
    Bjs

    Mayara: Obrigado Ma. Fico muito feliz com esse reconhecimento.Mesmo!
    Bjs

    Cristiano: E vc foi um dos primeiros a me incluir nessa blogsfera. Outro leitor de profunda sensibilidade que só acresce a Claquete. Obrigado pelas palavras Cris. De verdade.
    Abs

    Lella: e preciso passar mais no Cinema é minha praia! rsrs. Obrigado pela lembrança Lella. De verdade.
    Bjão

    Rodrigo Mendes:Vamos sim. Por muitos anos.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir