quinta-feira, 7 de julho de 2011

As férias pedem cinema

Para alguns, julho significa férias. Aquela época do ano gostosa em que pais, que dispõem de tal possibilidade, tiram férias para curtir os filhos. Viagens e cinema são as grandes pedidas da temporada. Quem viajar pode curtir um filminho em dvd ou blu-ray, ou mesmo no cinema, e quem não viajar tem muitas opções na tela grande. Quem não goza férias em julho padece da nostalgia e também dispõe das mesmas opções na tela grande. Para todos esses grupos, Claquete preparou um guia com os filmes imperdíveis do mês, as melhores opções no home vídeo e algumas pérolas que merecem ser resgatadas em ocasiões especiais.
Tudo acaba: O último filme da saga Harry Potter estréia em 15 de julho e nos próximos dias a produção será tema de muitas postagens no blog



Em todo lugar
Como é de conhecimento público e notório, no dia 15 de julho chega aos cinemas de todo mundo o oitavo e último filme da franquia Harry Potter. Harry Potter e as relíquias da morte-parte 2 promete causar alvoroço em todo e qualquer lugar na segunda quinzena do mês. É o filme mais comentado da temporada e chega para encerrar um ciclo. Muitos cinemas como os da rede Cinemark, UCI, Severiano Ribeiro e Cinépolis já realizam venda antecipada de ingressos para o aguardado filme. Portanto, é possível fazer de Harry Potter um dos itinerários de uma viagem, seja ela para onde for.
Mas nem só de Harry Potter viverão os cinemas nesse mês de julho. Quem gosta de cinema nacional tem duas opções da mais nova especialidade do cinema tupiniquim: o blockbuster.
O diretor e ator Marcos Paulo estréia no cinema com o movimentado Assalto ao Banco Central, prometido para o dia 22 de julho. A fita de ação traz grande elenco com destaque para Lima Duarte e Milhem Cortaz. Bruno Mazzeo leva o seu Cilada.com aos cinemas com direção de José Alvarenga Júnior de Divã e Os normais. A fita estréia nessa sexta-feira, 8 de julho.
Mas o filme que deve mesmo rivalizar com Harry Potter, pelo menos na lotação de cinemas, é Capitão América: o primeiro vingador. Com uma distância estratégica de duas semanas da última estréia do bruxinho, o terceiro filme do estúdio Marvel vem amarrar o universo que a editora convertida em estúdio levanta nos cinemas. Em 29 de julho, Chris Evans levará as cores da bandeira americana a todo o planeta como o personagem título. Como curiosidade, fica a nota de que na Rússia, na China e na Coréia do Sul, o prefixo Capitão América será sublimado em nome de convergências políticas locais. Nesses mercados, há sérias restrições ao american way of life, mas elas não são impedimento para que o soft power americano triunfe – ainda que de forma inusitada.

 Um símbolo americano desafia um dos patrimônios da cultura pop britânica nas telas de cinema brasileiras: quem ganha a batalha é o espectador


Para viagem
Quem preferir assistir um filminho em casa, ou na suíte de um hotel, não faltam novas opções nas locadoras. Rio, animação de maior sucesso do ano que chega esta semana as locadoras, é uma ótima opção para sossegar as crianças. As meninas também devem gostar de A fabulosa aventura de Sharpay com a loirinha Ashley Tisdale e dos mesmos produtores de High School Musical. Outra opção para as pré-adolescentes é Meninas malvadas 2, continuação do sucesso que alavancou a carreira de Lindsay Lohan, mas sem Lindsay dessa vez. O nacional Desenrola deve agradar a galera que curte a novelinha malhação e a ficção Eu sou o número quatro também é destinado ao mesmo público. Todos esses lançamentos chegam na primeira quinzena do mês às locadoras.
Rango é uma animação para adultos. Para aqueles que gostam de westerns e Johnny Depp. Nessa ordem. O filme de Gore Verbinski chega às locadoras no dia 19 de julho. No mesmo dia chegam outras duas ótimas opções “pensantes”. A primeira é Jogo de poder, thriller de espionagem com Sean Penn e Naomi Watts. A segunda é Poesia, ótimo filme sul coreano premiado em Cannes que mostra a trajetória de uma idosa que começa a frequentar aulas de poesia.
Quem gosta de terror também poderá preparar sua sessão de sábado à noite no chalé. O ritual acompanha um padre cético em um curso intensivo sobre exorcismo e Aterrorizada é mais uma contribuição do mestre John Carpenter para o gênero.

Cena de Aterrorizada: julho sem um filme de terror é um terror...


 
E se o tema é...
Para aqueles que planejam uma viagem a dois, alguns filmes são idéias para arrematar o clima. Julia Roberts e seu duo com Richard Gere, Uma linda mulher e Noiva em fuga são duas ótimas opções de romance. Quem preferir uma comédia romântica mais moderna pode optar pelo grande sucesso da carreira de Judd Apatow. Ligeiramente grávidos mostra como dois jovens completamente diferentes lidam com uma indesejada gravidez. A estrela de Ligeiramente grávidos, Katherine Heigl, faz seu vestibular para Julia Roberts em Vestida para casar, outra opção inofensiva para uma noite a dois.
Mas se a viagem tiver aquela pecha de “vamos falar mal da família”, uma das melhores opções é Até que os parentes nos separem. A fita coloca Ryan Reynolds como o noivo, Michael Douglas como o pai e Albert Brooks como o sogro. Outra fita que segue a mesma linha meus “pais me pagam” é Minha mãe quer que eu case. Nesse divertido filme, brilham as estrelas de Diane Keaton e Mandy Moore.
Mas se a viagem é em família e o negócio é curtir a galera, Steve Martin e Eddie Murphy ainda são as melhores opções. O primeiro oferece Doze é demais 1 e 2, enquanto o segundo ainda é imbatível com o primeiro Dr. Dollitle, aquele tipo de filme que agente não cansa de rever. É pura férias!

 
Outras opções


- Passe as férias com os Fuckers
reveja a trilogia Entrando numa fria com Robert De Niro e Ben Stiller

- Dê um upgrade na sua experiência Harry Potter
aproveite o tempo off e reveja os sete filmes da série para se preparar para o grand finale

- Matando a saudade da terra média
tudo bem que o mês é de Harry Potter, mas não é possível ficar muito tempo afastado da Terra média. Tire um fim de semana, deixe avisado que foi para Marte, e revisite Frodo e companhia.

- Reveja a trilogia American pie e preste atenção em quantas risadas você dará
essas férias podem ser uma ótima oportunidade para você medir o quanto amadureceu desde a formatura daquela turma...

- Apresente Michael Bay para a sua namorada
combine com ela de ver toda a filmografia do cineasta (?) de Transformers: o lado oculto da lua e se ela fechar o ciclo, aceite visitar aquela feira de calçados...

5 comentários:

  1. Boas dicas, Reinaldo. Confesso que estou mesmo ansiosa por Harry Potter, mas não vivemos apenas dele, hehe.

    Estou curiosa em como Marcos Paulo se saiu como diretor de cinema. E Capitão América é sempre um cusiosidade.

    Das dicas para viagem, só não concordo com Noiva em Fuga, hehe, achei aquele filme um horror, mas amo Um Linda Mulher com todos os clichês românticos. E boa lembraça de Rango, preciso ver com a dublagem original que no cinema aqui só teve em português.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Quero aproveitar as férias e fazer uma maratona "Harry Potter", já que nunca assisti os filmes. Era para ter feito isso muito antes. rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria Reinaldo. Eu não estou de férias mas para o cinema eu sempre dou um jeito. Rs!

    Preciso dizer que quero assistir o último Harry Potter? Ansioso para a conclusão do épico!

    Cilada.Com eu achei o trailer Funny, veremos mais uma comédia do Alvarenga e Capitão América tb estou ansioso, mas não a nível HP.

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Essa temporada do Verão norte-americano, que vai se iniciar agora com a estreia de "Harry Potter 7" promete mesmo!!! Ainda bem que eu também estarei de férias para poder conferir todos os filmes! :)

    ResponderExcluir
  5. Amanda: Obrigado Amanda. Eu gosto de Noiva em fuga. Ademais, ela só reforça o quão bom é Uma linda mulher...
    bjs

    Mayara:Como não Ma? rsrs.
    Bjs

    Rodrigo: Pois é meu caro, há quanto tempo não sabemos o que são férias em julho, né? rsrs. Mas é cinema é cinema sempre. E é sempre nostálgico tb.
    Abs

    Kamila:Mas o verão americano já começou Ka! E piratas 4? Thor? Se beber não case 2? Carros 2? Lanterna verde e Super 8? Está em pleno vapor...
    Que bom que suas férias estão à esquina...
    Bjs

    ResponderExcluir