domingo, 9 de janeiro de 2011

TOP 10 - Dez filmes para aguardar em 2011

Esse ano Claquete faz um preview diferente. Ao invés de listar dezenas de filmes imperdíveis que estrearão ao longo do ano, optou-se por listar apenas dez deles; obedecendo a uma diversidade de procedências que só o verdadeiro amor pelo cinema reconhece. Para abrir essa nova fase do TOP 10, que será publicado mensalmente a partir de agora, dez filmes que darão o que falar e que valem a espera em 2011. Desde os blockbusters mais ansiados até o último delírio do cineasta acusado de ser anti-americano e misógino.



10 - Melancholia

O que vem depois do Anticristo? Para o cineasta dinamarquês Lars Von Trier é a Melancholia, nome de seu novo filme. Pouco se sabe sobre a produção. Sabe-se, porém, que será um filme catástrofe (“um lindo filme sobre o fim do mundo”, disse o diretor ao britânico The Guardian). Kirsten Dunst assumiu o papel principal que Trier criara para Penélope Cruz, que desistira de participar do filme pouco antes da pré-produção começar. Completam o elenco Alexander Skarsgaard (o Eric de True Blood), seu pai (Stellan Skarsgaard, visto em filmes como Mamma mia e Exorcista: o ínicio) e John Hurt (V de vingança e O homem elefante). É esperado que Melancholia integre a mostra competitiva do festival de Cannes.



9 – The tree of life

Outro filme que deve debutar em Cannes é a nova fita do cineasta Terrence Malick. Esse projeto grandioso que reúne os astros Sean Penn e Brad Pitt (como filho e pai respectivamente) e versa sobre a passagem de um homem pela vida. O filme foi prejudicado pelo declínio de dois estúdios independentes (a Paramount Vantage e a Miramax), mas encontrou abrigo em um dos poucos remanescentes nos EUA: a Fox searchlight.



8 – Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas

Esse foi o filme pelo qual Penélope Cruz saiu de Melancholia. Ela trocou o fim do mundo de Von Trier pelo Caribe e Johnny Depp. O quarto filme da série da Disney chega cinco anos após o terceiro capítulo (que foi o mais fraco de todos) e com o foco todo em Jack Sparrow. Para o produtor Jerry Bruckheimer (que teve dois rojões em 2010 nas bilheterias) o pirata efeminado mais irresistível dos sete mares volta em boa hora.



7 - X- men: first class

Mathew Vaughn já estava para dirigir um filme dos X-men faz tempo. O ex-produtor de Guy Ritchie esteve ligado a produção de X- men 3, mas teve o que os americanos chamam de “chicken out” e a gente aqui de “amarelar”. Depois da ousada, corajosa e muito bem sucedida incursão pelo universo criado pelo quadrinista Mark Millar em Kick ass – quebrando tudo (um dos melhores filmes de 2010), Vaughn foi novamente paquerado pela Fox para o reboot da saga mutante no cinema. Novos personagens, a promessa de uma trama movimentada valendo-se dos primórdios dos X-men, da relação entre Xavier e Magneto e do enigmático clube do inferno dão o hype de um dos filmes que prometem arrasar no verão americano de 2011.



6 – Se beber não case 2

Os quatro amigos que aprontaram todas em Las Vegas respondem pela última surpresa de grandes proporções a ter aterrisado no cinema americano nos últimos anos. Depois de um globo de ouro e muitas propostas para o elenco, eles se reúnem de novo (com direito a polêmica da não participação de Mel Gibson no filme) para aprontar todas na Tailândia. Promete ser uma comédia daquelas para quem curtiu as bem sacadas sandices do primeiro filme.




5- Não me abandone jamais

Ok. Esse filme é de 2010. Mas o expectador brasileiro só terá a chance de descobri-lo em 2011 (já que o lançamento está previsto para abril) e, talvez, faça melhor do que o público americano que o ignorou nos cinemas de lá. A fita de Mark Romanek traz delicadas atuações de uma trinca de jovens atores (Andrew Garfield, Carey Mulligan e Keira Knightley) e mostra as agruras do crescimento. Um filme sensível que ganhou o inusitado prêmio da associação de críticos de Phoenix de melhor filme ignorado de 2010: Não ignoremos então.




4 – O palhaço

Selton Mello estreou com certo sucesso como diretor em Feliz natal. Uma trama que investigava a desintegração familiar. Em O palhaço, segundo longa metragem de Mello atrás das câmeras (mas nesse ele também aparece na frente delas contracenando com Paulo José), o ator/diretor encerra uma crise existencial. E é sobre existência e crises que versa O palhaço. Contudo, Mello destacou em entrevista coletiva no último festival de Paulínia que não se trata de um filme biográfico: “é um personagem mais metafórico do que autobiográfico”. “Ele tem pensamentos que não são meus”, continuou.
Na concepção de seu diretor, O palhaço é um filme solar. A conferir.



3 – Rio

O brasileiro Carlos Saldanha se prepara para fazer a melhor propaganda do Rio de Janeiro em níveis internacionais. A animação Rio tem todo o status quo que a secretaria de turismo da cidade poderia almejar. O filme, que estréia ainda no primeiro semestre em todo o mundo, traz as vozes de Rodrigo Santoro e Anne Hathaway como araras perdidas no paraíso carioca.




2 – A dangerous method

David Cronenberg tenta explicar Freud através de sua rivalidade com Jung em um filme que promete ser o mais portentoso da portentosa parceria do diretor com o ator Viggo Mortensen (que viverá Freud). A estréia do filme está marcada pra o final do ano, mas a premiere internacional deve ocorrer mesmo é no festival de Cannes.




1 – Harry Potter e as relíquias da morte – parte 2

Por que Harry Potter é o primeiro dessa lista? Porque é a maior saga de todos os tempos no cinema. Em números absolutos. Harry Potter marcou uma década e, mais que isso, uma geração de leitores e espectadores. Em 2011 o fim se consuma. Apesar do penúltimo filme ter se mostrado decepcionante, a expectativa é de que o derradeiro capítulo faça jus a devoção maior que a vida com que a série do bruxinho foi tratada ao longo dos anos.

12 comentários:

  1. "Não Me Abandone Jamais" vi na Mostra e não achei td isso.

    Dos citados, os que espero ansiosamente são "Melancholia", "Tree of Life" e "O Palhaço".

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Um belo apanhado de filmes, Reinaldo, mesclando os que parecem ser sucessos de público com trabalhos mais autorais. Estou curioso, sobretudo nessa lista, pelos novos Cronenberg e Terrence Mallick, dois diretores sensacionais!

    um que já assisti e tem previsão para estrear no Brasil em 2011 é "Cópia Fiel", do Abbas Kiarostami, e olha... obra-prima, viu. Filme singular!


    abs!

    ResponderExcluir
  3. Estou bem curiosa para ver esse projeto sobre o Freud e o Jung, achei que nem ia sair do papel por umas notícias que li há algum tempo, enfim, bom saber.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei da lista, também adicionaria "Midnight in Paris" do Allen, "Hanna" do Joe Wright, "Paul" de Greg Mottola, a adaptação "Jane Eyre" e "The Way Back".

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  5. Ah Reinaldo...

    Estava programando um post assim para a volta do blog... Dentre os que tu citou são só 2 iguais!!!

    Bom, agora eu tenho que pedir se tu não vai se sentir plagiado?? Se tu quizer eu cancelo o meu post... não tem problema!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Boa lista. Esperando muito alguns deles.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Boa lista, mas eu confesso que só espero alguns dos listados. :)

    ResponderExcluir
  8. A dangerous method está em primeiríssimo pra mim! Gosto muito de Cronenberg! Estou na expectativa por Tree of life, Rio e X-men:first class.

    ResponderExcluir
  9. Marcelo:Sherlock estréia em dezembro nos EUA. Deve chegar por aqui em janeiro de 2012. Abs

    Diego: Tb espero ansiosamente por esses. abs

    Elton:Valeu meu brother. tb estou babando pelo novo Cronenberg. Pois é, estou curiosíssimo por Cópia fiel. Mas certamente o verei este ano. Abs

    Aline: Mudou o protagonista, mudou o nome do filme, mas a fita sai sim... rsrs Bjs

    Mayara: Pois é Ma. Adicionar, eu adicionaria estes tb. Mas não dá nÉ?!rsrs. São só dez. Certo é que tem uns 50 filmes que espero ansiosamente neste ano. Bjs

    Eri Jr.: Que isso Eri. Posta lá. Vai ser um retorno em grande estilo. Tenho certeza. Essa ideia não é originalmente minha né?! todo mundo organiza listas do gênero, então por favor, apresente-nos a sua...
    Aquele abraço!

    Amanda: É isso aí. Bjs

    Kamila: Sei q vc não espera pelo último HP. Deixa eu te contar um segredo? eu tb não.rsrs Mas é inegável que é um dos mais aguardados do ano...
    bjs

    Ana:Pra mim tb. Cronenberg é sempre genial.Bjs
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Freud x Jung!!! O embate que todo estudante de Psicologia Cognitiva deseja vê. Estou extremamente interessado pois participo de um Projeto de Pesquisa sobre a influência dos dois na Administração de Qualidade, rsrs.

    ResponderExcluir
  11. Luis Galvão:rsrs. Encontrei alguém que aprecie tanto pasicologia quanto eu...rsrs
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir